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ImpactaGOV amplia capacidade transformadora com integração de novos times e novos líderes
O Escritório para Aprendizagem de Alto Impacto (ImpactaGOV) integrou no último dia 15/07/2021 mais 12 servidores públicos federais aos trabalhos de transformação de estruturas e instrumentos para o desenvolvimento de pessoas na Administração Pública Federal, contando agora com os seguintes profissionais:
O Escritório conta ainda com o gerenciamento realizado pela liderança, Tatiana Neves , e com o apoio da consultoria técnico-gerencial da PNDP, Brayam Rodrigues . Cada projeto conta com um líder de projeto, um líder de projeto adjunto e seu respectivo time de técnicos.
Entregas e soluções do Escritório
O ImpactaGOV é uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), e tem o objetivo de auxiliar os gestores da Administração Pública federal a implementar ações para a consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), publicada no Decreto nº 9.991/2019, e regulamentada pela Instrução Normativa ME nº 21/2021.
Com entregas finais previstas até 2023, cada projeto representa um desafio de transformação de estratégia, cultura, estruturas e instrumentos para o desenvolvimento de pessoas no governo federal.
Com pouco mais de um mês de operação, o Escritório já entregou uma importante solução para as quase 200 organizações do Sipec, com o Processo Comum de Avaliação de Necessidades de Desenvolvimento – ProcAND.
Confira aqui o vídeo de lançamento dessa solução: https://youtu.be/vnAt41ynkEo
Com o ProcAND, o ambiente do Sipec alcança a estrutura completa de compliance (forma e conteúdo; clareza e validade) do componente mais crítico do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP): a necessidade de desenvolvimento.
Para uma solução efetiva por meio do ProcAND, o Escritório ofereceu: a) ciclo de 4 oficinas (4 dias; 11 horas; ≅70 pessoas; ≅25 organizações); b) 1 processo estruturado e validado (6 etapas; 8 passos; 3 atores; 2 instrumentos de coleta e análise); c) 1 vídeo de lançamento e orientação geral (1h30; 13 orientações; +2 mil visualizações); d) 1 recurso visual para discussão coletiva (canvas com 10 componentes e 5 identificadores); e) vários formulários eletrônicos matriz (3 seções; vinculação de banco de dados; 14 forms replicados); f) vária planilhas eletrônicas matriz (7 abas; vinculação de formulário de coleta; 14 bancos de dados vinculados); g) playlists de orientações complementares (14 vídeos; orientações pormenorizadas).
As duas próximas entregas previstas do Escritório envolve a implantação de uma comunidade de prática baseada numa agenda de interesses/problemas da PNDP e um conjunto de instrumentos de avaliação de TD&E (aprendizagem, comportamento no cargo, resultado final) – que subsidirá a definição de indicadores para a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.
Representatividade institucional, profissional e geográfica do Sipec no Escritório
Com a integração de novos times e novos líderes, o Escritório conta com ampla representatividade da Administração Pública direta e indireta, de 14 organizações do Sipec, de 12 cargos/carreiras distintos, de todas as regiões do país e 11 unidades federativas (Tocantins; Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe; Paraná; São Paulo; Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul).
Uma das premissas do Escritório é transformar o desenvolvimento de pessoas com soluções desenvolvidas junto aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
“Visamos aproveitar o melhor da inteligência coletiva que é patrimônio do próprio Sipec, chamando essas organizações a liderarem e integrarem equipes dos projetos do ImpactaGOV”, explica o Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da SGP, Eduardo Almas.
Processo seletivo concorrido e com candidatos de alto nível
O Escritório integrou 12 novas pessoas por meio de três editais, um para líderes do projeto Vitae (1 vaga para líder de projeto, 1 vaga para líder de projeto adjunto), um para técnicos do Bússola Normativa (5 vagas) e um para técnicos do DesEnvolve (5 vagas).
Seguindo tendência da seleção anterior (março-abril/2021), o processo seletivo recebeu significativo engajamento quantitativo e qualitativo, com 19 candidatos/vaga para o Vitae, 12 candidatos/vaga para o Bússola Normativa e 11 candidatos/vaga para o DesEnvolve; além de candidatos com ótimo background profissional e atuação de referência em suas áreas/organizações.
Os candidatos foram escolhidos por meio avaliação parametrizada composta de duas fases: análise curricular e entrevista. Na análise curricular, quatro critérios foram utilizados: conformidade documental, alinhamento de perfil básico, alinhamento de expectativas e aderência a competências de liderança/do projeto. De cada projeto, os primeiros oito/dez lugares da análise curricular (maiores pontuações) foram chamados para entrevistas, que verificaram experiências e resultados no escopo do projeto, além de aspectos comportamentais.
Além daqueles selecionados, cada projeto conta com um banco de talentos com candidatos que poderão ser convocados conforme vacância/oportunidade do projeto.