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Perguntas Frequentes Currículo e Oportunidades

Info

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barracurrículoeoportunidades

Perguntas Frequentes - Sobre o módulo Currículo e Oportunidades


O que é o módulo Currículo e Oportunidades?
É a ferramenta disponibilizada na plataforma digital SOUGOV.BR, para cadastro e gerenciamento de currículos profissionais, divulgação de editais e inscrição em oportunidades, com o objetivo de apoiar os processos de movimentação e de gestão de talentos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Quem pode cadastrar currículo?
Todos os cidadãos podem cadastrar seus currículos no SOUGOV.BR, utilizando o acesso GOV.BR.

Por que cadastrar meu currículo?
O módulo Currículo e Oportunidades do SOUGOV.BR permite compartilhar seus conhecimentos, habilidades e experiências e divulgar seu currículo para órgãos e entidades interessados em seu perfil profissional.
Tenha um currículo bem cadastrado e atualizado e ele será seu cartão de visitas para a Administração Pública Federal. Demonstre nele toda a sua experiência, sua trajetória profissional, sua jornada de desenvolvimento e suas realizações ao longo da carreira como servidor público federal. O currículo completo e bem preenchido viabiliza a sua inscrição em editais de oportunidades ofertadas por outros órgãos e entidades da administração pública federal.

Por que manter meu currículo atualizado?
Os servidores com currículos cadastrados no módulo podem se inscrever, com apenas um clique, nas oportunidades divulgadas pelos órgãos e entidades do poder Executivo Federal no SOUGOV.BR. É importante que o currículo esteja com as informações atualizadas, pois assim, suas chances de ser selecionado para participar dos processos seletivos serão maiores. Além disso, o módulo também permite a identificação, por parte dos gestores, de perfis que podem se encaixar em determinadas oportunidades, em projetos específicos, e até mesmo identificar profissionais para realização de palestras e treinamentos.

Quem poderá consultar minhas informações no módulo Currículo e Oportunidades?
As áreas de gestão de pessoas de órgãos e entidades podem pesquisar os currículos a partir de requisitos por meio do SIGEPE Oportunidades.


Forma de acesso e dúvidas sobre o aplicativo


Como acessar o módulo Currículo e Oportunidades no SOUGOV.BR?
O módulo Currículo e Oportunidades está disponível na plataforma SOUGOV.BR, por meio do aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e também na versão web, pelo endereço: https://sougov.economia.gov.br/.

Não consigo acessar o aplicativo, não lembro a senha. O que faço?
Caso tenha dificuldade com a senha de acesso ao SOUGOV.BR, clique aqui.

Posso excluir meu currículo?
Não, o usuário não poderá excluir o currículo totalmente. É possível excluir apenas as informações cadastradas no currículo.

Posso ocultar partes do meu currículo?
É possível ocultar algumas informações relativas à experiência ou formação no momento da geração do currículo em PDF. Há um botão de sinalização nas informações em que é possível a ocultação.

Como imprimir meu currículo?
Após o preenchimento de todas as informações do currículo, clique na seta para baixo que está ao lado da palavra Meu Currículo (na parte superior do Currículo) e baixe a versão em pdf que pode ser salva, impressa, anexada a um processo ou encaminhada por e-mail.

Como consultar o link público do meu currículo?
Acesse a seção Currículo e Oportunidades no SOUGOV.BR, clique em Meu currículo, e depois clique em baixar currículo (ícone da seta exibido no canto superior direito ao lado de Meu Currículo). O link público exclusivo de seu currículo está disponível na última página do arquivo pdf.


Quais informações cadastrar no seu currículo


Como preencher o seu currículo - SOBRE
Ao clicar em Meu Currículo, você encontrará seu nome escrito em caixa alta e logo abaixo seu e-mail seguido do telefone de contato. Lembre-se que são essas informações serão utilizadas para entrar em contato com você.

Que telefone ou e-mail devo incluir nos dados? Contato pessoal ou número fixo profissional?
Informe o telefone em que seja mais fácil de ser contatado. Essa informação estará visível apenas para um número limitado de representantes nas unidades de gestão de pessoas dos órgãos e entidades. Caso você tenha incluído um telefone comercial, lembre-se de mantê-lo sempre atualizado.

Como o currículo está organizado?
Existem quatro guias que organizam suas informações profissionais e pessoais: Sobre, Competências, Formação e Experiências.


Na primeira guia SOBRE você atualizará: Dados Profissionais, Mini Currículo, Interesses e Dados Pessoais.


O que deve constar em Dados Profissionais?
Inicialmente serão apresentadas informações do seu tipo de vínculo no serviço público, órgão ou entidade de exercício, modalidade no Programa de Gestão, se for o caso. Se você for um servidor ou empregado cedido, aparecerá em seguida: seu cargo, órgão ou entidade de origem e a informação sobre a estabilidade no cargo que ocupa.

O que deve constar em Mini currículo?
Apresente nesta seção informações resumidas sobre sua experiência de trabalho, sua formação e interesses profissionais. Descreva partindo de informações mais recentes e atuais. Destaque características interessantes e procuradas no serviço público. Essa é a parte do currículo que fará sua primeira apresentação profissional, para conhecimento preliminar do perfil profissional.

O que deve constar em Interesses?
Nesta seção você escolherá as estas que representem seus interesses profissionais. Essas informações são utilizadas no cruzamento de dados para pesquisa de currículos e também para identificação de oportunidades com requisitos compatíveis com seu perfil profissional.

O preenchimento de interesses pessoais é obrigatório? Quantos interesses posso selecionar?
Não é obrigatório. Porém, para se inscreverá em oportunidades, é necessário informar pelo menos 1 interesse. Você poderá incluir até 8 itens e você pode alterá-los sempre que achar necessário.

Que dados pessoais devem constar em meu currículo?
Esta seção conta com as seguintes informações selecionadas partir da seção Meu Perfil do SOUGOV.BR: e-mail alternativo, CPF, celular, telefone fixo, data de nascimento, sexo, endereço.

É possível modificar meu nome no currículo?
Não. Os dados pessoais são extraídos diretamente do banco de dados da Receita Federal.

Como incluo meu nome social no currículo?
Entre em contato com a Central Sipec pelo telefone 0800-978-9009 ou pelo formulário eletrônico disponível na Central Sipec (https://www.gov.br/servidor/pt-br/canais_atendimento/central-sipec)

O que é nome social?
O nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Esse é um direito garantido pelo Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016.

Trabalho no exterior. Qual endereço devo informar?
Os dados informados devem ser do local de exercício, portanto, informe o endereço do local de trabalho no país em que atua.


Na guia COMPETÊNCIAS você atualizará: Conhecimentos Técnicos, Competências Comportamentais Soft Skills e Idiomas.


O que são competências comportamentais soft skills?
As competências soft skills são aquelas referentes à capacidade de se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho. Na seção destinada às competências soft skills, existem 16 opções que podem ser selecionadas e após a seleção é necessário clicar na opção salvar. 

Como preencher no currículo o campo Idiomas?
As informações contidas em seu currículo são auto declaratórias. Por isso, apenas assinale domínio do idioma (três estrelas) se você realmente for fluente no quesito específico (compreensão, escrita, fala ou leitura).

Tenho fluência em outros idiomas, mas não tenho certificado. Posso registrar no currículo?
As informações contidas em seu currículo são auto declaratórias. Isso significa que não é necessário anexar certificados ou comprovantes para incluir um curso.


Na guia FORMAÇÃO você cadastrará sua formação acadêmica, suas certificações, e outros cursos que tenha realizado.


Como preencher no currículo a seção FORMAÇÃO?
Na seção Formação, estão: Acadêmica, Certificações e Outros Cursos.
Para incluir uma Formação acadêmica, clique no botão "+" e inclua: instituição de ensino, nível do curso, curso, situação, ano de início e clique no botão salvar. Para incluir uma Certificação, clique em Certificações e inclua: nome da certificação, nome da instituição certificadora, site da instituição certificadora, data do certificado e por fim clique no botão salvar. Para incluir Outros Cursos, preencha: Instituição, nível do curso, curso, situação (concluído, em andamento, incompleto), mês/ano início, mês/ano de conclusão e carga horária. Por fim, clique no botão salvar.

Fiz vários cursos que não aparecem. Como posso incluí-los?
Acesse a tela Formação, clique no símbolo de “+” que aparece ao lado do título “Outros Cursos” e inclua as informações que desejar.

Fiz um curso, mas não tenho o certificado. Posso incluir no meu currículo?
As informações contidas em seu currículo são auto declaratórias. Isso significa que não é necessário anexar certificados ou comprovantes para incluir um curso.

Os cursos realizados em escolas de governo são incluídos automaticamente?
Ainda não são incluídos automaticamente. A funcionalidade está prevista para as próximas versões do aplicativo.

Meu cargo é de nível médio, mas tenho diploma de curso superior. Posso incluir esse curso no meu currículo?
Sim, registre em seu currículo todos os cursos que considerar relevantes.

Minha instituição não aparece listada na seção “Outros Cursos”. O que faço?
Caso sua instituição não seja exibida na lista, informe a Unidade de Gestão de Pessoas de seu órgão ou entidade para que seja registrado um ticket na Central SIPEC solicitando a inclusão da instituição.


Na guia EXPERIÊNCIAS você registrará seu histórico profissional.


Como preencher a seção EXPERIÊNCIAS?
Este campo está destinado às suas experiências profissionais. As experiências são apresentadas da mais recente para a mais antiga e podem ser adicionadas pelo botão + ou editadas pelo lápis.

As informações estão dispostas da seguinte forma:
- Órgão/ Empresa
- Cargo
- Função/ Cargo Comissionado
- Tipo de vínculo
- Mês/Ano de início do vínculo - Mês/Ano de conclusão do vínculo
- Resumo das atividades desempenhadas

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