Segurança SOUGOV.BR - Servidores - Cadastrar Dispositivos
O SOUGOV.BR está implementando diversas medidas e políticas de segurança da informação e proteção de dados pessoais no âmbito da administração pública federal.
Caso você identifique uma fraude na sua conta do SouGov.br, siga os seguintes passos:
1) Ao acessar a página do SOUGOV.BR, versão Web, clique no ícone de Configuração (engrenagem na parte superior à direita):
2) Em seguida, clique na opção "Segurança":
3) Para visualizar a lista de dispositivos conectados e/ou cadastrados, clique na seta ao lado do nome "Autorização de Dispositivo":
4) Para acessar algumas funcionalidades mais sensíveis, no SOUGOV.BR, é necessário cadastrar seu dispositivo previamente.
Clique em "Cadastrar" para começar o procedimento ou em "Desistir", caso não tenha interesse:
5) Se clicar em "Cadastrar", você receberá por e-mail a seguinte mensagem:
"Prezado usuário de CPF XXX.XXX.XXX-XX,
Para concluir o cadastramento do seu dispositivo móvel utilize o código de segurança abaixo:
XXXXXXXX
Este código tem validade de 1 horas.
Caso não tenha solicitado este cadastramento, orientamos que realize a troca de sua senha no GOV BR.
Atenciosamente,
Central Sipec
Este é um e-mail automático. Não é necessário respondê-lo.
Esta mensagem do Ministério da Economia pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário, ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não deverá usar, copiar ou divulgar as informações nela contida, ou tomar qualquer ação baseada em seu conteúdo. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor, apague-a. Agradecemos sua cooperação."
|
6) Informe o código de segurança recebido no e-mail do seu cadastro e informe sua senha do gov.br caso seja solicitada, para efetivar o cadastro do dispositivo
7) Todas as vezes que for realizado o login em um dispositivo móvel ou navegador web diferente daquele utilizado anteriormente, você receberá a seguinte mensagem de alerta por e-mail:
"Foi detectado um novo login em sua conta SouGov
Data/Hora: 10/02/2022 11:04:46
dekstop Windows 10
Navegador Chrome
IP:
Se o login for efetuado por você, nenhuma ação será necessária.
Caso não reconheça este acesso, favor acessar o Sou Gov.br versão WEB, no endereço: https://sougov.economia.gov.br"
|
8) Na mesma tela, você visualiza a lista de Dispositivos Móveis Autorizados e Logins Ativos (dispositivos móveis) para facilitar o gerenciamento das suas informações.
Se por algum motivo você não conseguir realizar o login no SouGov Web, entre em contato com a sua Chefia Imediata para que seja excluído o cadastramento indevido. Os seguintes passos devem ser seguidos:
A chefia imediata deve:
a) acessar o SouGov Líder;
b) clicar em “Gerenciar Equipe” e, depois em “Equipe Total”;
c) procurar na lista o nome do servidor que deseja deslogar;
d) no Nome do Servidor, clicar em “Ver Mais;
e) selecionar “Segurança”. Nessa tela são apresentados os logins ativos (aparelhos celular e computadores logados no SouGov) e os dispositivos autorizados a realizarem algumas funcionalidades mais sensíveis. A Chefia Imediata tem a opção de desautorizar dispositivos, desabilitar o uso de biometria e deslogar logins ativos nos dispositivos móveis e web.