Código de validação de acesso ao SOUGOV.BR
As mensagens de validação de acesso são emitidas pelo SOUGOV.BR ou pelo gov,br?
A conta gov.br, na validação de acesso, utiliza Push ou SMS?
Resposta: Provavelmente você não está recebendo as notificações de acesso ao SOUGOV.BR porque seu celular não está habilitado para receber notificações Push ou porque, mesmo que seu celular esteja habilitado, você não está logado no aplicativo SOUGOV.BR.
Atenção: notificações Push não são mensagens de texto SMS, portanto, as notificaçóes Push não são enviadas para a caixa de mensagem do seu celular.
Veja aqui como habilitar o seu aparelho celular (smartphone) para receber as notificações Push.
As mensagens de validação de acesso são emitidas pelo SOUGOV.BR ou pelo gov,br?
Resposta: Para acessar o SOUGOV.BR, é necessário que você tenha uma conta no gov.br.
A conta gov.br é um meio de acesso digital ao SOUGOV.BR e garante a identificação e autenticação de cada cidadão que acessa o serviço.
Com o objetivo de obter mais confiabilidade na conta de acesso, existem níveis de autenticação, os Selos de Confiabilidade, garantindo maior segurança à sua identidade. No SOUGOV os níveis de autenticação exigidos são os Selos Prata ou Ouro.
Assim, quando você acessa o SOUGOV.BR, por motivos de segurança, uma verificação será exigida pela conta gov.br, sendo enviado um código que é gerado dentro do próprio aplicativo como uma notificação Push,
O que são notificações Push?
Resposta: São mensagens encaminhadas por sites ou aplicativos que aparecem na tela principal do seu celular, mesmo ele estando bloqueado.
Essas mensagens podem aparecer como um banner, alerta, símbolo ou pop-up recebidos na tela principal do seu celular (Android) ou na Central de Notificações do Iphone (IOS)
Os Pushs normalmente são utilizados para notificação de conteúdos, atualizações ou qualquer outra informação relevante.
A conta gov.br, na validação de acesso, utiliza Push ou SMS?
Resposta: a conta gov.br utiliza notificação Push para a validação do acesso ao SOUGOV.BR. Assim, o recebimento do código de validação de acesso é realizado por Push e não por SMS, ou seja, o Push não é enviado para a caixa de mensagens do celular.
Não consigo acessar o SOUGOV.BR. Já solicitei uma validação de acesso, mas quando verifico minha caixa de mensagens do celular não há um SMS! O que fazer?
Resposta: A conta gov.br não utiliza mensagens de SMS, portanto, não há que se falar em verificação na caixa de mensagens.
Neste caso, você deverá estar logado no aplicativo e seu celular deve ser habilitado para receber notificações Push para que você receba o código de validação do de acesso.
Veja aqui como habilitar o seu aparelho celular (smartphone) para receber as notificações Push.
Meu acesso ao gov.br está com a verificação em duas etapas, receberei uma mensagem SMS ou uma notificação Push?
Resposta: A autenticação em de dois fatores é um recurso que adiciona mais segurança para o acesso à conta gov.br e, automaticamente, ao SOUGOV.BR, exigindo duas formas de autenticação: por senha e por código encaminhado pelo aplicativo gov.br, ou seja, por meio de uma notificação Push.
Assim, se você optou pela verificação em duas etapas:
Ao acessar o SOUGOV.BR, digite:
1º - seu CPF;
2º - a senha e
3º - digite o código enviado para o celular cadastrado:
O código é enviado como Push, nas notificações do seu celular. Encontre seu código de validação de acesso (no caso de validação em duas etapas) acionando as notificações do celular cadastrado:
Veja aqui como funcionam as notificações de acesso ao aplicativo SOUGOV..BR.