Sobre CIEDDS
O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente - CIEDDS foi instituído em abril de 2023 pelo Decreto nº 11.494. É composto pelo Ministério da Saúde; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Ministério da Educação; Ministério da Igualdade Racial; Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério dos Povos Indígenas, com a finalidade de promover ações que contribuam para a eliminação da tuberculose e de outras doenças determinadas socialmente enquanto problemas de saúde pública no país até 2030.
Doenças de Determinação Social:
O CIEDDS tem como meta inicial a eliminação, enquanto problema de saúde pública, de sete doenças determinadas socialmente, a eliminação da transmissão vertical de outras cinco e, ainda, alcançar as metas operacionais de controle de mais quatro doenças.
Doenças a eliminar
Enquanto problema de saúde pública
Doenças de Transmissão vertical a eliminar
Enquanto problema de saúde pública
Metas propostas pela OMS e Saúde
A meta é reduzir a prevalência para menos de 1 caso/10 mil habitantes*
A meta é diagnosticar 90% das pessoas, tratar 80% das pessoas diagnosticadas, reduzir em 90% as novas infecções e reduzir em 65% a mortalidade.
A meta é ter 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, destas 95% em tratamento e das em tratamento 95% com carga viral controlada.
Reduzir a incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e o número de mortes para menos de 230 óbitos por ano.