O Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena - DEAMB é responsável pelas ações de saneamento básico e ambiental das áreas indígenas, como preservação das fontes de água limpa, construção de poços ou captação a distância nas comunidades sem água potável, construção de sistemas de saneamento, projetos de obras e edificações, educação em saúde para o saneamento, destinação final do lixo e controle de poluição de nascentes. As atividades relacionadas ao saneamento ambiental e às edificações no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) também são geridas pelo DEAMB.
Cabe ainda ao DEAMB implementar programas de educação em saneamento, desenvolvendo múltiplas estratégias intersetoriais que incentivam o envolvimento da comunidade indígena, a apropriação de informações para adaptação tecnológica e socioeconômica, que mantém a realização de práticas educativas e a manutenção da saúde ambiental.
Áreas de Atuação
Módulo Sanitário Domiciliar
O projeto de referência do Módulo Sanitário Domiciliar - MSD é um modelo ou exemplo que define os padrões e as melhores práticas para a construção de instalações sanitárias, especialmente projetadas para atender às necessidades individuais ou coletivas.
Objetivo
Em resumo, o projeto de referência do MSD é uma ferramenta importante para garantir a qualidade e a eficiência das instalações sanitárias, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, além de proporcionar celeridade aos processos e licitações.