As escolas indígenas das comunidades são utilizadas como centro de desenvolvimento das atividades e é uma parceira para as ações educativas. Estes espaços contribuem para o fortalecimento da atuação dos profissionais da SESAI que atuam no contexto do saneamento ambiental, em especial os Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e Técnicos em Saneamento, junto às populações indígenas.
Atividades de caráter educativo voltadas ao saneamento ambiental como rodas de conversa, palestras, visitas domiciliares, exposição audiovisual, mutirões de limpeza, educação sanitária para crianças, caminhadas ecológicas e ainda elaboração de materiais didáticos com temas relacionados ao saneamento e mapas sociais locais como ferramenta de debate e planejamento, além de processos formais de Educação Permanente para os profissionais que atuam direta ou indiretamente com o saneamento ambiental nas áreas indígenas são promovidas pela SESAI, a partir do DEAMB e dos DSEI.
Proadi-sus na educação
No ano de 2023, a SESAI aderiu ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o objetivo de subsidiar ações referentes à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), assim como criar parcerias interinstitucionais que incidam sobre as necessidades da secretaria.
O Proadi-SUS constitui-se como iniciativa público-privada, com a finalidade de desenvolvimento de projetos de apoio e prestação de serviços não remunerados pelas entidades de saúde de reconhecida excelência (Esre), no âmbito do SUS e sendo executados em períodos trienais.
O DEAMB apresentou um projeto de qualificação profissional para quem trabalha diretamente com saneamento ambiental. O projeto se chama "Formação em Saúde Ambiental para Profissionais de Saúde Indígena" e é voltado especificamente para os Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) e Técnicos em Saneamento. Sua execução ficará por conta da Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), com apoio da SESAI, e está dividida em três etapas: Oficina de Facilitadores, Curso de Formadores e Qualificação dos AISAN e Técnicos em Saneamento. Essas etapas ocorrerão ao longo de três anos (2024-2026).
Para garantir a continuidade do projeto nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), serão formados multiplicadores. Esses multiplicadores são profissionais que já trabalham nos DSEI e serão escolhidos principalmente pela experiência que têm nesses territórios.
Assim, todos os 34 DSEI serão atendidos por esta ação, com cronograma já definido até dezembro de 2026, sendo a participação efetiva dos DSEI em todo o processo educativo de fundamental importância para ampla efetividade desta estratégia.