Notícias
RIO GRANDE DO SUL
Ministério da Saúde realiza missões no Vale do Taquari e em Pelotas
Representantes do Ministério da Saúde em visita ao município de Estrela (RS), no Vale do Taquari (Foto: Walterson Rosa/MS)
O Ministério da Saúde realiza, nesta terça-feira (4), missões em três municípios do Rio Grande do Sul: Estrela e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, e Pelotas. Além de verificar a situação dos locais, as equipes vão checar novas demandas ocasionadas pelas cheias, como a necessidade de mais recursos e apoio. As atividades seguem até quarta (5).
No Vale do Taquari, a missão vai verificar se os recursos enviados anteriormente na enchente de setembro de 2023 foram totalmente executados. Em Pelotas, o Ministério da Saúde verifica a situação atual, acompanha o apoio que já está disponível e analisa novas necessidades.
Equipes técnicas também vão vistoriar uma comunidade de pescadores que foi durante atingida pelas cheias e verificar as necessidades do grupo.
Segundo o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a presença da pasta nas regiões é importante para o planejamento das ações futuras.
“Os locais já foram acompanhados pelas equipes da Força Nacional do SUS. Voltamos agora para fazer um balanço da reconstrução. Esse retorno é fundamental para planejar a presença e a ação do Ministério da Saúde na região”, explica.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), Diego Espíndola, salienta que a parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios é importante para a reconstrução das unidades de saúde. “Esse acompanhamento faz com que tenhamos um panorama da realidade do local atingido. Conversando com os gestores, sabemos o real afetamento dos municípios. Dessa forma, teremos uma reconstrução organizada, segura e mais rápida para unidades de saúde no estado”, destaca.
Otávio Augusto
Ministério da Saúde