Notícias
Saúde Indígena
Indígenas de Rondônia participam de oficina sobre uso de plantas medicinais
Para promover o resgate da medicina tradicional entre comunidades indígenas de Rondônia, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho realizou uma oficina sobre o uso de plantas medicinais. A atividade foi coordenada por equipes do Polo Base da capital rondoniense e reuniu cerca de 40 indígenas da etnia Karitiana, na aldeia Byyjyty Osop Aky.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda a formulação de políticas que estimulem o uso de remédios tradicionais com eficácia comprovada, além da incorporação desses conhecimentos às atividades de atenção básica em saúde”, explicou o responsável pelo Polo, Alcimar Dantas.
Em rodas de conversa, os participantes aprenderam como utilizar as plantas medicinais para tratar doenças, além de transformá-las em tintura e sabonetes fitoterápicos. “As ervas escolhidas para o trabalho na oficina levaram em conta patologias prevalentes na comunidade, como diarreia, gastrite e doenças de pele”, acrescentou Alcimar.
Inácio Karitiana, conselheiro local de Saúde Indígena, aprovou a iniciativa. “Gostei muito da oficina. Eu, por exemplo, não dava tanto valor para o uso da medicina tradicional, mas hoje vejo que precisamos aprender mais e valorizar o conhecimento dos nossos povos”.
A oficina abordou, sobretudo, o uso consciente das plantas encontradas com facilidade na região, como Melão São Caetano, Sene e Espinheira Santa. “É muito importante que todos os nossos parentes utilizem as plantas medicinais no cuidado com a saúde”, frisou o cacique Cizino Karitiana.
Por Graziela Oliveira
Fotos: Acervo / DSEI Porto Velho