Notícias
Saúde Indígena
Aldeias Kokraimoro e Kawatire, no Pará, recebem ações de educação em saúde
Em setembro, trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará realizaram ações e palestras de educação em saúde nas aldeias Kokraimoro e Kawatire II. Às margens do rio Xingu, a equipe formada por dois enfermeiros, uma psicóloga, o agente indígena de saúde e o chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), abordaram temas relacionados à saúde mental, assistência farmacêutica e nutricional, resíduos sólidos, higiene corporal, entre outros.
“Consideramos a necessidade de cada aldeia e as ações de educação continuada programadas pela Diasi [Divisão de Atenção à Saúde Indígena]”, afirma Gilmar Gonçalves da Silva, secretário executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena, do DSEI Kayapó do Pará.
Ele ressalta que ações de educação em saúde são realizadas por todos os profissionais da equipe, pois eles se organizam conforme as demandas da Diasi. “Como não temos todas as especialidades atendendo diariamente nas aldeias, o enfermeiro ou odontólogo em área, por exemplo, pode diagnosticar alguma necessidade de ação em saúde, que será realizada por algum membro da equipe. Caso careça de atendimento especializado, o profissional responsável será encaminhado à comunidade”, explica.
A preparação para as ações in loco durou uma semana, como conta Aline Lappe, uma das enfermeiras responsáveis pela atividade. “Ainda no DSEI, nos preparamos por uma semana, planejando a ação e confeccionando os slides e cartazes utilizados durante as palestras que reuniram crianças, jovens e idosos”.
Danilo Vieira, enfermeiro, afirma que outras ações estão previstas, pois é por meio delas que o vínculo com a comunidade se fortalece, além da constante necessidade de educação em saúde e saneamento identificada pelos profissionais.
Por Déborah Proença
Fotos: Acervo / DSEI Kayapó do Pará