Notícias
Saúde Indígena
Condisi MG/ES realiza primeira reunião ordinária de 2015
O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Minas Gerais e Espírito Santo realizou, na última semana, entre os dias 10 e 12, a primeira reunião ordinária de 2015. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Placidino Passos, localizada no município de Aracruz (ES), e contou com a participação de 52 conselheiros distritais de saúde indígena.
A reunião teve como pauta a adequação do Plano Distrital de Saúde Indígena na área de saneamento, com foco na construção das Unidades Básicas de Saúde e da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Montes Claros (MG). Foram debatidas também, durante o encontro, a revisão do Regimento Interno do Condisi e a prestação de contas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Minas Gerais e Espírito Santo do ano de 2014.
“A coordenação do DSEI tem se empenhado muito no trabalho de fortalecimento do Controle Social. Essa é a primeira reunião do Condisi em 2015 e tem uma pauta muito importante, que é a revisão do regimento interno do conselho. Além disso, os conselheiros também avaliarão a execução do Plano Distrital de Saúde Indígena que foi elaborado pela execução no período de 2012”, explica a coordenadora do DSEI, Fátima Silva.
De acordo com ela, também será feita a prestação de contas das ações que foram executadas em 2014 pelo DSEI e que estavam previstas no Plano Distrital, principalmente no que diz respeito ao saneamento básico. “Essa foi a primeira vez que o DSEI faz essa prestação de contas de tudo que aconteceu no ano de 2014. A reunião está dentro das nossas expectativas e as discussões têm sido positivas, num clima de muito respeito e cordialidade. Tenho conversado com vários conselheiros e estão todos satisfeitos com os resultados da reunião”, complementa.
O Presidente do Condisi MG/ES, Ivan Pankararu, avaliou a reunião como produtiva. “As pessoas têm colocado suas posições, postura e demandas, além de tirar dúvidas. Foi uma reunião bacana porque concluímos a meta”.
Segundo o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Thiago Henrique Fiorotti, a coordenação da Funai MG/ES tem acompanhado o trabalho desenvolvido pelo Condisi há alguns anos. “A gente fica feliz com a organização e evolução que está ocorrendo nesse espaço de participação cidadã, na organização dos métodos de escuta e participação dos índios em cada reunião que acontece. Acreditamos que a política de saúde deve ser feita junto com os povos indígenas e que é a partir desse espaço, que é o Condisi”.
Por: Felipe Nabuco