Notícias
Saúde Indígena
Secretário da Sesai recebe comitiva de indígenas Truká de Pernambuco
Na noite dessa quarta-feira (28), uma comitiva de cerca de 30 indígenas da etnia Truká, de Pernambuco, foi recebida pelo secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza. A reunião ocorreu no auditório do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e também contou com a participação do conselheiro nacional de saúde, Edmundo Omori Xavante; do vereador Aurivan dos Santos, conhecido como Neguinho Truka; e da assessora para o Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Bianca Coelho Moura.
Na pauta dos indígenas a solicitação para a construção de um Polo Base na cidade de Orocó (PE), para atendimento das comunidades que vivem na região. Além disso, eles apontaram alguns problemas com o transporte da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e dos indígenas que precisam de atendimento fora da aldeia. A comitiva destacou, inclusive, a necessidade de aquisição de barcos para atendimento dos índios que vivem em três ilhas do Rio São Francisco.
De acordo com o cacique Yssó Truká, os indígenas precisam se deslocar até Cabrobó, distante cerca de 40 km, para receber atendimento nos dias em que a EMSI não está nas aldeias Truka. “A equipe de saúde só vai uma vez por semana em Orocó e, por isso, a construção desse Polo é uma solicitação da nossa comunidade e que foi incluída no Plano Distrital ”, ressaltou Yssó.
Como encaminhamento, o secretário Antônio Alves se comprometeu a visitar, o mais breve possível, as comunidades indígenas da região e juntamente como o coordenador do DSEI Pernambuco, Antônio Fernando da Silva, verificar a possibilidade e viabilidade de construção do Polo Base. “Sei que estas são demandas da comunidade e precisamos atendê-las. Mas também é preciso verificar a disponibilidade de recursos, já que em virtude dos cortes no orçamento federal, foi preciso fazer ajustes também nos Planos Distritais”, lembrou.
Por: Aedê Cadaxa
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS