Notícias
DSEI AL/SE conclui capacitação das equipes de saúde indígena
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas/Sergipe concluiu a capacitação de médicos e enfermeiros das equipes de saúde indígena, realizada nos Polos Base do distrito nos meses de abril e maio. A ação também teve como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero e mama.
O treinamento alcançou o percentual máximo na metodologia e na interação de instrutores e participantes. “A avaliação da capacitação pelos profissionais demonstrou que o objetivo do curso atingiu a meta inicial, proposta pelos técnicos responsáveis pela Saúde da Mulher do distrito”, destaca a coordenadora do DSEI Alagoas/Sergipe, Genilda Leão da Silva.
Os participantes sugeriram capacitações em todos os programas efetuados nas áreas e com a complementação da prática. Os médicos intercambistas ressaltaram a importância do diálogo constante no evento, contemplando-os com termos específicos. “Foi uma experiência gratificante, tanto do ponto de vista profissional como do ponto de vista da amizade. A interação foi maravilhosa”, afirmou o médico Lauro Kawabe.
O médico Ricardo Marsan Pérez ressaltou que estes cursos de capacitação de doenças que mais acometem a população indígena devem se repetir. “A interação da equipe, a facilidade na comunicação entre o grupo, a ideia da prática junto à aula teórica complementou o sucesso do evento”, disse a enfermeira Francimary de Araújo Cabral.
Em ralação às atividades práticas, um grande número de mulheres indígenas realizou exames preventivos, proporcionando a oportunidade para que todos os profissionais participantes pudessem desenvolver seus trabalhos.
Outro beneficio importante para a saúde da mulher no DSEI Alagoas/Sergipe, de acordo com a avaliação do treinamento, foi o encaminhamento, com atendimento rápido, por médicos especialistas do Hospital Universitário, nos casos clínicos de câncer do colo uterino e de mioma volumoso, tendo em vista a dificuldade para que estes agendamentos sejam realizados por causa da grande demanda de pacientes que necessitam desse tipo de atendimento e da baixa oferta desses serviços de referência na região.
Cronograma
De 7 a 8 de abril, o curso foi realizado no Polo Base Kariri Xocó, com profissionais do Polo e de Aconã; nos dias 9 a 10 de abril, no Polo Base Terra Nova, com a equipe do Polo e de Tingui Botó e Plakiô; de 29 e 30 de abril, no Polo Base Xucuru Kariri, com os profissionais do Polo e de Wassu Cocal; e nos dias 5 e 6 de maio, no Polo Base Katokin/Karuazu, com a equipe do Polo e, também, de Jeripankó, kalankó e Kouipanká.
Por João Bosco de Araújo