O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é o setor da Ouvidoria-Geral do SUS - OUVSUS/MS, responsável por atender o cidadão que deseja solicitar o acesso à informação pública de saúde, conforme estabelece a Lei nº 12.527/2011.
O SIC possui as seguintes atribuições:
- Atender e orientar o público quanto ao acesso às informações;
- Conceder o acesso imediato à informação disponível;
- Informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;
Compete ao SIC disponibilizar ao requerente a informação pleiteada, de forma clara e precisa, ou indicar o local em que o requerente pode buscar a informação, caso já esteja disponível no Portal da Saúde, SIC, e tem a responsabilidade de responder ao cidadão no prazo da LAI, conforme Decreto nº 7724/2012.
No Ministério da Saúde, este serviço está disponível para atendimento ao público, sendo realizado das seguintes formas:
- Atendimento Presencial
- Acesso eletrônico Formulário concedido pelo Fala.Br.
Acesse os Fomulários
Caso não tenha acesso à internet, preencha um dos formulários abaixo e envie para o SIC/MS por meio de correspondência física ao endereço:
Esplanada dos Ministérios - Bloco G Térreo – Brasília – DF Edifício Sede - CEP: 10.058-900 - Brasília/DF
Pedido de Informação
Pedido de Reclamação
Para realizar e acompanhar pelo formulário eletrônico, acesse o FalaBR
Agora, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação (e-SIC) está integrado ao Fala.BR. Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a nova plataforma permite aos cidadãos fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, o Fala.BR engloba ferramentas que já somam mais de 1,2 milhão de pedidos de acesso e de manifestações de ouvidoria, direcionados a órgãos do Poder Executivo Federal. Além disso, atende a cerca de dois mil órgãos e entidades de todos os entes e poderes da federação.
Qualquer interessado pode fazer um pedido de informação por meio do SIC. Não é necessário justificar. Para que a solicitação seja atendida com rapidez e eficiência é importante apresentar de forma clara a informação desejada. O prazo para apresentação da resposta ao solicitante é de até 20 dias corridos (a contar do registro no Sistema e-SIC), podendo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa formal. Caso a informação solicitada seja negada, incompleta ou inadequada, o solicitante tem o direito de entrar com recurso em até 10 dias após a ciência. A Autoridade de Monitoramento (Art. 40 da Lei nº 12.527/2011) tem 5 dias para apreciar o recurso e apresentar nova resposta ao demandante.
Vídeos de orientações
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Atenção!
O login para cidadãos no Fala.BR será sempre o e-mail. Por motivos de segurança, caso tenha cadastro prévio no e-SIC, é preciso recuperar a senha antes de acessar o Fala.BR. Na página de login, clique em "Esqueci a Senha" e informe o seu e-mail para receber o link de redefinição da senha.
Relatórios
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Nome dos Servidores/Colaboradores:
Equipe SIC
Felipe Estevão Pontes Silva
Amanda Araújo Camêlo de Oliveira
Bruna Caroline Pereira Barreto Santos
Cristiane de Oliveira Neves de Azevedo
Gislene Lira Aguiar
Janete Maria Roque da Silva
Joseene Godoy Dourado
Loyane Ferreira Caldas
Lucélia Renz Gonçalves
Contatos:
Telefone: (61) 3315-6139
E-mail: sic@saude.gov.br
Observação: este e-mail não deve ser usado para encaminhar pedidos de acesso a informações com base na Lei de Acesso à Informação. Os pedidos devem ser registrados pessoalmente, no SIC físico do Ministério da Saúde, ou de forma eletrônica, pelo formulário “acesso à informação” disponível na plataforma Fala.BR.
Autoridade de Monitoramento da LAI/MS
Titular: Isadora Jinkings Melo Silva
Para acesso presencial:
Endereço: Esplanada dos Ministérios - Bloco GTérreo – Brasília – DF
Edifício Sede - CEP: 10.058-900 - Brasília/DF
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.