3000 caracteres
Tomada de Subsídios nº 01/2021/SDI/SEPEC/ME - Proposta de racionalização dos tributos sobre o setor de telecomunicações, visando à ampliação do acesso à banda larga e à inclusão digital no Brasil.
Órgão: Ministério da Economia
Setor: ME - Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura
Status: Encerrada
Abertura: 26/08/2021
Encerramento: 15/10/2021
Contribuições Recebidas: 15
Resumo
Objeto: Coletar subsídios com vistas ao desenvolvimento de possíveis estratégias para a racionalização dos tributos que incidem sobre o setor de telecomunicações, visando à ampliação do acesso à banda larga e a inclusão digital.
Objetivo: O objetivo desta Tomada de Subsídios é contribuir com o desenho de uma estrutura alternativa ao contexto em vigor, de modo a racionalizar os encargos e procedimentos afetos à tributação do setor de telecomunicações, sejam de caráter geral ou específicos setoriais, tornando o processo mais ágil, simplificado e eficiente para o contribuinte e para a administração pública.
Orientações gerais: As questões abaixo são sugestões de tópicos a serem abordados e a última pergunta é livre para que os interessados possam discorrer sobre outras questões pertinentes ao tema.
Importante que cada item contenha:
- Exposição do problema ou diagnóstico.
- Referências que embasam a exposição do problema ou diagnóstico (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.).
- Proposta de solução com justificativa.
Podem enviar contribuições todos os cidadãos, empresas e associações que desejem apoiar a ampliação do acesso à banda larga e à inclusão digital no Brasil e que possuam experiência ou conhecimento aprofundado sobre o setor de telecomunicações, sua tributação e a economia do setor público.
Caso deseje compartilhar relatórios, imagens ou outros anexos, favor enviar para o e-mail <jof2101@advisia.com>
Registre sua Opinião
Favor informar o nome da Instituição que você representa, caso aplicável.
1. Como a carga tributária sobre as telecomunicações impacta a disseminação dos serviços, no tocante a massificação do acesso e a inclusão digital, principalmente entre as famílias de menor renda relativa, e regiões desassistidas pelo serviço de banda larga? E como o atual sistema tributário impacta na competição?
30000 caracteres
1.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
2. Quais as possíveis soluções para reduzir a possibilidade de elisão fiscal sobre a oferta de serviços de banda larga, que cria distorções, inclusive de ordem concorrencial, oriunda, por exemplo, da dissonância de classificação do serviço: SVA (incidindo o ISS) ou prestação de serviço de telecomunicações (incidindo ICMS)? (favor discorrer)
30000 caracteres
2.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
3. Existe a possibilidade de ampliação da base de contribuintes em resposta à racionalização da carga tributária na conta final do consumidor de telecomunicações?
3.1. Favor discursar sobre o item acima assinalado.
30000 caracteres
3.2. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
4. Quais seriam as formas mais eficientes de se estruturar a tributação das telecomunicações para se manter a neutralidade, equidade e simplicidade da arrecadação fiscal, reduzir as distorções existentes do atual modelo tributário e elevar o bem-estar da sociedade? E quais possíveis estratégias e alternativas políticas seriam adequadas para incentivar a demanda ou a oferta sem provocar distúrbios significativos na arrecadação?
30000 caracteres
4.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
5. Como reestruturar os mecanismos de cobrança de taxas setoriais, de modo a permitir custear as despesas com gerenciamento, monitoramento, fiscalização e regulação do setor?
30000 caracteres
5.1. Qual a percepção do setor sobre a eventual proliferação de taxas de fiscalização e ocupação de solo sobre a penetração dos serviços de telecomunicações?
30000 caracteres
5.2. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
6. Seria aplicável um sistema de tributação progressivo para os serviços de telecomunicações, seja por faixas de renda ou consumo, à exemplo do IRPF e das tarifas sociais de energia e água?
6.1. Favor discursar sobre o item acima assinalado.
30000 caracteres
6.2. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
7. Quais formas jurídicas e contábeis podem ser utilizadas para transmitir eventuais desonerações tributárias aos consumidores finais, principalmente no tocante àqueles de menor renda relativa?
30000 caracteres
7.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
8. Quais políticas públicas, já implantadas no Brasil e em outros países, são reconhecidas como casos de sucesso no estímulo à demanda por banda larga?
30000 caracteres
8.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
9. Seria possível revisar as cobranças entre os setores, observada a convergência tecnológica, por exemplo: existência de subsídio cruzado entre as telecomunicações e o audiovisual?
9.1. Favor discursar sobre o item acima assinalado.
30000 caracteres
9.2. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
10. Qual a percepção do setor sobre a diferenciação de tributação entre serviços de telecomunicações e os serviços de conteúdo e OTT? Em qual medida uma política compensatória de tributação de serviços digitais poderia reduzir a carga tributária para serviços de acesso, a exemplo da banda larga fixa e móvel?
30000 caracteres
10.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
11. Quais são os principais desafios, do ponto de vista do pacto federativo, de uma racionalização da carga tributária sobre o setor de telecomunicações?
30000 caracteres
11.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
12. Em qual medida o efeito de substituição entre os serviços de banda larga fixa versus móvel pode afetar a arrecadação sobre o setor?
30000 caracteres
12.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
13. Quais são os custos incorridos para atender à legislação tributária própria ao setor de telecomunicações? (Não se confunde com valores pagos ao fisco, trata-se de custos indiretos arcados pelos contribuintes e podem assumir diversas formas: preenchimento de formulários dos impostos, custos de advogados e contadores, entre outros)
- Detalhes em valores monetários;
- Detalhes em horas gastas anualmente para a observância;
- Detalhes procedimentais sobre dificuldades operacionais.
30000 caracteres
13.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
14. Quais os principais desafios que os provedores enfrentam em relação à mudança do regime tributário, de Simples para Presumido ou Real?
30000 caracteres
14.1. Favor indicar eventuais pesquisas e estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do estudo (teorias, evidências, dados, links para artigos, etc.)
30000 caracteres
15. Campo livre para contribuição, caso entenda pertinente discursar sobre outros tópicos não abordados nos itens anteriores e que seja concernente com o objeto da presente tomada de subsídios, por exemplo, discussões relacionadas à existência e uso dos fundos setoriais; ao impacto de eventuais reformas tributárias no cenário competitivo de banda larga, dentre outros assuntos pertinentes ao estudo.
30000 caracteres