Tomada de Subsídios nº 02/SPL/2024 - Formação de Pilotos Agrícolas

Órgão: Agência Nacional de Aviação Civil

Setor: Superintendência de Pessoal da Aviação Civil

Status: Ativa

Abertura: 16/07/2024

Encerramento: 16/08/2024

Contribuições Recebidas: 10

Resumo

A Agência Nacional de Aviação Civil está iniciando um estudo para avaliar formas de tornar mais efetiva a formação de pilotos agrícolas no país.

Atualmente os requisitos para a habilitação encontram-se na subparte N do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil - RBAC 61. São exigidos curso e exames teóricos e práticos, além de uma experiência de 400 (quatrocentas) horas de voo total dentre outros itens. 

Maiores detalhes sobre os cursos teóricos e práticos exigidos encontram-se na IS 141-007D. Para uma consulta mais simples a Agência preparou extratos da parte de piloto agrícola de avião (seção 7.8) e de piloto agrícola de helicóptero (seção 8.8).

A Agência está ciente de demandas do mercado de que há falta de mão de obra frente a demanda, além do fato de ser uma atividade com riscos mais elevados. 

Sendo assim, a ANAC convida todos os interessados à responder a tomada de subsídios de forma a orientar os esforços da ANAC na revisão dos regulamentos associados à formação de pilotos agrícolas.

Esta tomada de subsídios não contém perguntas acerca de treinamento para aeronaves remotamente pilotadas uma vez que tal assunto será discutido em uma proposta de revisão do RBAC-E 94.

Questionamentos adicionais podem ser enviados a: normas.spl@anac.gov.br

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1. Qual opção melhor te descreve quando participando desta pesquisa:












2. Qual tipo equipamento com que você mais atua no momento:




3. Em sua visão, existem pilotos agrícolas qualificados em quantidade suficiente para atender a demanda do mercado brasileiro?



4. Em caso a resposta seja negativa, qual seria o quantitativo ideal para atender a demanda do mercado brasileiro atualmente? O número de profissionais habilitados deveria:



5. Adicionalmente, qual seria o elemento faltante para atingir a qualificação mais adequada?





6. Se possível, dê mais detalhes sobre o que falta para uma qualificação mais adequada destes profissionais.

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7. Quem é o principal responsável pelo financiamento dos treinamentos e qualificação de pilotos agrícolas?




8. Se a resposta ao questionamento acima foi "outro", por favor detalhe:

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9. Apenas para os representantes de CIAC, como foi a demanda por treinamentos em 2023/2024 em comparação com os anos anteriores?





10. Qual o(s) principal(is) desafio(s) para efetivação do treinamento de piloto agrícola? (mais de uma resposta permitida)








11. Se possível, explique suas opções na última pergunta.

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12. Quanto ao treinamento teórico, as horas e o conteúdo estão de acordo com que deve ser exigido para formação do piloto agrícola (curso CAVAG e habilitação PAGA)? - Carga horária exigida hoje pela IS 141-007 é de 120 (cento e vinte) horas e o conteúdo está previsto nos itens 7.8 (avião) e 8.8 (helicóptero) da mesma IS.





13. Caso tenha respondido não, por favor detalhe sua proposta:

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14. Você tem algum comentário quanto ao exame teórico da ANAC para Piloto Agrícola que hoje é realizado por entidades credenciadas?

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15. Quanto ao treinamento prático, as horas e o conteúdo estão de acordo com que deve ser exigido para formação do piloto agrícola? Hoje a carga horária exigida hoje pela IS 141-007 é de 31 (trinta e uma) horas em avião e 23 (vinte e três) horas em helicóptero e o conteúdo está previsto nos itens 7.8 (avião) e 8.8 (helicóptero) da mesma IS.





16. Caso tenha respondido não, por favor detalhe sua proposta:

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17. Quanto ao uso de diferentes modelos de aeronaves no treinamento prático inicial de Piloto Agrícola, qual opção abaixo melhor descreve sua opinião:




18. Quanto ao uso de diferentes modelos de DGPS no treinamento prático inicial de Piloto Agrícola, qual opção abaixo melhor descreve sua opinião:





19. Quanto ao treinamento para operações de combate a incêndios, qual opção abaixo melhor descreve sua opinião:




20. Quanto ao treinamento de CRM/SRM (Single-pilot Resource Management), qual opção abaixo melhor descreve sua opinião: 



21. Você tem experiência com dispositivos de treinamento para simulação de voo dedicados a aeronaves agrícolas? Considera que eles podem ser incorporados nos treinamentos aprovados?

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22. Quanto a experiência mínima requerida para pilotos agrícolas, hoje de possuir 400 (quatrocentas) horas de voo totais, das quais, no mínimo, 200 (duzentas) horas de voo devem ter sido realizadas na categoria de aeronave para a qual é solicitada a habilitação, sendo, pelo menos, 100 (cem) dessas horas de voo como piloto em comando. Qual opção abaixo melhor descreve sua opinião:





23. Se sua seleção na pergunta anterior foi para modificar o requisito, por favor apresente sua proposta e, se possível, a justifique:

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24. Quanto a treinamento recorrente para pilotos agrícolas, qual opção abaixo melhor descreve sua opinião:




25. Se a sua resposta for positiva para algum tipo de treinamento periódico, por favor descreva o que consideraria aceitável (horas/currículo):

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26. Por fim, no que se refere ao treinamento, qualificação e licenciamento do pessoal da aviação agrícola, existe alguma outra medida que a Agência poderia implementar para a melhoria do setor?

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