Plano Setorial Portuário-PSPORT

Órgão: Ministério dos Transportes

Setor: MT - Ouvidoria - Secretaria Executiva

Status: Ativa

Abertura: 28/06/2024

Encerramento: 11/08/2024

Processo: 50020.003941/2024-11

Contribuições recebidas: 6

Resumo

Briefing – Divulgação da Consulta Pública do Plano Setorial Portuário – PSport

 

A Secretaria Nacional de Portos – SNP do Ministério de Portos e Aeroportos (SNP/MPOR) – com apoio da empresa pública Infra S/A, divulga a Consulta Pública sobre o Plano Setorial Portuário (PSPort) – Instrumento de planejamento que se configura como ferramenta central, em nível tático, para o subsistema portuário.

O PSPort tem como finalidade delimitar, avaliar e nortear as priorizações e ações (empreendimentos, obras e/ou outras iniciativas) que podem ser conduzidas pelo MPOR e portos organizados, nos horizontes de planejamento médio e curto prazo, além de servir como direcionamento e ferramenta de interlocução com as esferas estaduais e municipais, além do setor produtivo e toda a sociedade civil.

De forma mais específica, o principal objetivo do PSPORT é avaliar uma carteira de ações de Estado (combinando ações de âmbito federal, estadual, municipal e privado), de forma a se identificar quais empreendimentos melhor atendem os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Plano Nacional de Logística (PNL) e pelas políticas públicas vigentes, atendendo às prioridades setoriais estabelecidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

A base de dados e o ferramental gerado no âmbito do PSPORT constituem produtos adicionais específicos, que servirão como base para diversos estudos e ações de planejamento portuário que venham a ser desenvolvidas na sequência da finalização do plano. As análises realizadas buscaram estabelecer um conjunto de indicadores padronizados, que avaliem o setor e suas ações, não apenas nos aspectos essenciais como capacidade, saturação e custos, mas também aspectos como sustentabilidade, desenvolvimento econômico local, atualidade, entre outros.

Esta consulta pública é realizada no âmbito do Planejamento Integrado de Transportes – PIT, e aborda de forma integrada os setores portuário, hidroviário, rodoviário e ferroviário, com vistas aos aspectos de intermodalidade e eventuais gargalos logísticos.

Assim, a consulta pública em tela tem por finalidade dar ampla publicidade ao PSPort, visando receber contribuições, críticas, sugestões e dúvidas, da sociedade e das partes interessadas (cidadãos, organizações da sociedade civil, setor privado, universidades, agentes públicos, congressistas, conhecedores a área portuária e stakeholders diversos) para o aprimoramento e enriquecimento do relatório preliminar do Psport e seus apêndices. Cada um dos planos setoriais leva em consideração as especificidades de cada modo de transporte, mas as contribuições recebidas e acatadas no âmbito das consultas públicas realizadas para discutir cada plano serão incorporadas em conjunto, gerando um novo conjunto de cenários de simulação integrados e multimodais.

Enfatiza-se aqui a expectativa do Ministérios de Portos e Aeroportos de receber todas as contribuições possíveis, que serão acatadas ao máximo, resguardando a integridade metodológica, sendo incorporadas ainda nesse ciclo, para a publicação do relatório final a ser publicado em sequência.

Neste contexto, o presente relatório apresenta os resultados preliminares do Psport e as ações possíveis numa carteira de Estado, focada no setor portuário. Esse desenho considerou ainda a intermodalidade, uma vez que a rede utilizada tem todas as demais infraestruturas de transportes atuais bem como os projetos futuros de cada setor para fins de simulação de cenários e reavaliação dos novos fluxos, tempos de percurso, redução de custos e superação de gargalos.

O relatório do Psport e seus apêndices contém ainda as seguintes informações, que podem ser acessadas por meio do link: Anexo do PSPORT 2024 

I.             Mapas – apresentam carregamento e saturação por Município;

II.           Mapas – apresentam carregamento de todas as cargas por cenário, empreendimentos em execução e/ou em projeto;

III.          Fichas individuais de empreendimentos;

IV.          Fichas de Pré-Viabilidade Econômico-Financeiro;

V.           Ficha cadastral de empreendimento – Portuário;

VI.          Relatório metodológico Origem Destino (OD) de carga e passageiros;

VII.        Plano Nacional de Logística – PNL segmentado:

a.           Capacidade dos Modos Rodoviário, Ferroviário e Aquaviário;

b.           Rede de simulação;

c.           Calibração ano-base 2017; e

d.           Custo de transporte e valor do tempo para cargas.

VIII.       Caderno de indicadores;

IX.          Memória de Indicadores – Análise e Classificação;

X.           Classificação e Memória de Cálculo das iniciativas portuárias; e

XI.          Carteira completa de Empreendimentos e Iniciativas.

 

Ao final do recebimento das manifestações, a SNP e a Infra S/A irão analisar cada uma, respondendo-as quando pertinente, podendo acatar ou não, no caso de sugestões, e primando por dar os devidos esclarecimentos necessários àquelas que sejam dúvidas.

Adicionalmente, para mais informações acerca da metodologia geral de análise, aspectos de simulação, modelagem de demanda e outros aspectos técnicos e metodológicos, está disponível no portal da Infra SA material de detalhamento adicional, no endereço https://www.infrasa.gov.br/metodologia-do-planejamento-integrado-de-transportes/ .

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Contribuições recebidas
1

Sumário

2

1. APRESENTAÇÃO

3

1.1. Objetivos da Consulta Pública

4

2. O PLANEJAMENTO INTEGRADO DE TRANSPORTES - PIT 

5

2.1. Política Nacional de Transportes - PNT 

6

2.2. Planejamento Integrado de Transportes - PIT 

7

2.3. Objetivos do Planejamento Tático dos Planos Setoriais

8

2.4. Atividades posteriores continuadas

9

2.4.1. Planejamento de nível operacional (ciclos de governo)

10

2.4.2. Gestão e governança 

11

3. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PSPORT 

12

3.1. Descrição resumida das principais atividades e produtos em cada etapa 

13

4. DEFINIÇÃO DE PREMISSAS ESTRATÉGICAS

14

4.1. Objetivos e Diretrizes Setoriais do PSPORT

15

4.1.1. Princípios 

16

4.1.2. Objetivos

17

4.1.3. Diretrizes

18

4.1.4. Estratégias 

19

4.2. Prioridades setoriais adotadas

20

4.2.1. Priorização de objetivos ? IBG

21

4.2.2. Critérios de seleção de empreendimentos estratégicos ? IEST 

22

4.2.3. Avaliação de pré-viabilidade ? IEF

23

4.2.4. Priorização final dos empreendimentos ? IC

24

5. INDICADORES E BENCHMARKS 

25

5.1. Aspectos gerais

26

5.1.1. As dimensões de análise do sistema

27

5.1.2. Níveis de abrangência dos indicadores adotados

28

5.2. Indicadores setoriais adotados

29

5.3. Valores de referência (BENCHMARKS)

30

5.4. Indicadores Específicos ? análise de impactos e benefícios de

31

empreendimentos

32

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS

33

INFRA S.A.

34

5.5. Os Índices de avaliação e análise de empreendimentos

35

5.5.1. Construção do IBG

36

5.5.2. Construção do IEF

37

5.5.3. Construção do IEST

38

6. Modelagem de demanda 

39

6.1. Resumo matriz 2021

40

7. ATUALIZAÇÃO DA BASE DE INFRAESTRUTURA E CARTEIRA DE AÇÕES DE ESTADO EM

41

ANÁLISE

42

7.1. Carteira de ações inicial

43

7.2. Carteira adicional: outras ações identificadas ao longo do planejamento tático

44

8. GERAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS

45

8.1. Visão geral

46

8.2. Construção dos Cenários

47

8.2.1. Resumo da carteira de ações 

48

8.2.2. Resumo das infraestruturas

49

9. ANÁLISE DE RESULTADOS 

50

9.1. Diagnóstico Setorial

51

9.1.1. Simulação do cenário base (2021) 

52

9.1.2. Comparação de resultados 2021 com benchmarks

53

9.1.3. Identificação de Necessidades e Oportunidades setoriais

54

9.2. Prognóstico Setorial

55

9.2.1. Carregamento da rede (alocação)

56

9.2.2. Resumo comparativo dos cenários ? indicadores gerais

57

9.3. Classificação das ações

58

9.3.1. Análises de benefício finalístico 

59

9.3.2. Análise de pré-viabilidade econômica: IEF

60

9.3.3. Componente estratégico: IEST

61

9.4. Avaliação e classificação final das ações setoriais

62

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

63

10.1. Evoluções metodológicas esperadas para o próximo ciclo de planejamento

64

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS

65

INFRA S.A.

66

10.2. Considerações finais sobre o fechamento do primeiro ciclo de planejamento

67

estratégico e tático 

68

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

69

APÊNDICES

70

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS

71

INFRA S.A.

72

Listas de figuras

73

Figura 1 Planejamento Integrado de Transportes

74

Figura 2 Metodologia de desenvolvimento do PSPORT 

75

Figura 3: Oficina de Priorização ? pesos para os Objetivos / IBG - resultados

76

Figura 4 Oficina de Priorização ? pesos para os Objetivos / IBG - propriedades

77

Figura 5 Oficina de Priorização ? Componentes Internos IEST

78

Figura 6 Oficina de Priorização ? Priorização Geral IC

79

Figura 7 Painel Regional ? Região Norte

80

Figura 8 Matriz OD de Notas Fiscais (2021) ? Grupos de Carga

81

Figura 9 Matriz OD de Notas Fiscais (2021) ? Grupos de Carga 

82

Figura 10 Carteira completa de empreendimentos PIT

83

Figura 11 Exemplo de Ficha Cadastral de Empreendimento 

84

Figura 12 Empreendimentos e obras da carteira de ações de análise do PSPORT.

85

Figura 13 Infraestrutura aquaviária ativa ? Cenário 1  

86

Figura 14 Infraestrutura aquaviária ativa ? Cenário 2 

87

Figura 15 Infraestrutura aquaviária ativa ? Cenário 3

88

Figura 16 Infraestrutura aquaviária ativa ? Cenário 4

89

Figura 17 Infraestrutura aquaviária no Cenário Base.

90

Figura 18 Carregamento total no Cenário Base (2021) ? Peso total em toneladas 

91

Figura 19 Carregamento total em toneladas ? Cenário 1

92

Figura 20 Carregamento total em toneladas ? Cenário 2

93

Figura 21 Carregamento total em toneladas ? Cenário 3

94

Figura 22 Carregamento total em toneladas ? Cenário 4

95

Figura 23 Classificação de benefícios de empreendimentos ? Portuário

96

Figura 24 Pré-viabilidade econômico-financeira de empreendimentos ? Portuário 

97

Figura 25 Carteira estratégica de empreendimentos - Portuário

98

Figura 26 Mapa de classificação final dos empreendimentos portuários.

99

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS

100

INFRA S.A.

101

Listas de tabelas

102

Tabela 1 Princípios do PSPORT

103

Tabela 2 Objetivos da PNT a serem observado no PSPORT, no que couber 

104

Tabela 3 Objetivos do PSPORT

105

Tabela 4 Diretrizes táticas do PSPORT 

106

Tabela 5 Estratégias Setoriais do PSPORT

107

Tabela 6 Resultados normalizados da oficina de priorização

108

Tabela 7 Elementos afetados pelos objetivos dos planos setoriais (indicadores) 

109

Tabela 8 Indicadores finalísticos para avaliação do alcance dos objetivos do PSPORT 

110

Tabela 9 Macro produtos do PIT. 

111

Tabela 10 Resumo da carteira geral avaliada neste ciclo de Planejamento Tático

112

Tabela 11 Consolidação de obras portuárias por tipo de serviço

113

Tabela 12 Consolidação de obras portuárias por status de andamento

114

Tabela 13 Contribuições por respondente

115

Tabela 14 Ações propostas para atendimento das Estratégias Setoriais

116

Tabela 15 Ações propostas para atendimento das Necessidades Setoriais

117

Tabela 16 Resumo da carteira de ações por cenário simulado 

118

Tabela 17 Resumo das infraestruturas ativas por cenário simulado

119

Tabela 18 Indicadores gerais simulados ? Cenário Base e benchmarks (bilhões de TKU)

120

Tabela 19 Indicadores gerais simulados ? Cenário Base e benchmarks (trilhões de VKU)

121

Tabela 20 Indicadores Gerais simulados ? Cenário Base e benchmarks 

122

Tabela 21 Indicadores finalísticos simulados ? Cenário Base e benchmarks 

123

Tabela 22 Necessidades diagnósticas PSPORT

124

Tabela 23 Necessidades advindas do PNL afetas ao setor portuário 

125

Tabela 24 Indicadores gerais dos cenários simulados, em comparação a valores de 2021

126

- Bilhões de TKU

127

Tabela 25 Indicadores gerais dos cenários simulados, em comparação a valores de 2021

128

- Trilhões de VKU

129

Tabela 26 Indicadores gerais dos cenários simulados. 

130

Tabela 27 Indicadores Setoriais Portuários nos cenários simulados

131

Tabela 28 Distribuição em grupos de IBG das ações portuárias

132

Tabela 29 Empreendimentos portuários classificados no Grupo 1 do IBG

133

Tabela 30 Distribuição das ações portuárias conforme avaliação estratégica

134

Tabela 31 Quantitativo da carteira setorial portuária ? classificação final ponderada 

135

Tabela 32 Lista de empreendimentos portuários classificados ? IC (Grupo 1) 

136

Tabela 33 Lista de iniciativas portuárias classificados ? IC (Grupo 1)

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