Plano de Dados Abertos do Ibict (Novembro/2022 a Outubro/2024

Órgão: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Setor: MCTI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Status: Encerrada

Abertura: 05/09/2022

Encerramento: 05/10/2022

Contribuições recebidas: 3

Responsável pela consulta: Cecilia Leite Oliveira

Contato: diretoria@ibict.br

Resumo

Em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e à Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê gestor da Infraestrutura nacional de dados Abertos (CGINDA), que estabelece que "deverá ser adotado mecanismo de participação social como audiência pública, consulta pública na internet ou outra estratégia de interação com a sociedade", com relação ao Plano de Dados Abetos institucional, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vem, por meio deste mecanismo de consulta pública, disponibilizado pelo Governo Federal, convocar a população para opinar a respeito do texto de seu PDA, que segue abaixo.  

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  • PLANO DE DADOS ABERTOS

Novembro/2022-Outubro/2024



Apresentação

1

A Política de Dados Abertos do poder executivo federal, instituída pelo Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, tem por objetivo, entre outros, promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional como dados abertos e informações acessíveis ao público, visando o aprimoramento da cultura de transparência pública.

2

Este documento apresenta o planejamento institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a finalidade de permitir, à sociedade, o acesso e a divulgação, em formato aberto, através da internet, de dados públicos produzidos ou formatados no Instituto.

3

O Plano de Dados Abertos (PDA) tem periodicidade bienal e foi elaborado por uma comissão instituída pela Diretoria do IBICT, através da Portaria nº 91 de 25 de maio de 2022, composta por servidores da casa.

4

Os dados a serem disponibilizados serão selecionados considerando o grau de demanda, a relevância das informações para o cidadão, as disposições legais e regulamentares e o alinhamento com os seguintes instrumentos de gestão: Plano Diretor da Unidade (PDU), Termo de Compromisso de Gestão (TGC) e Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

5

1.     Introdução

6

O IBICT, por meio do seu PDA, biênio 2022-2024, estabelece sua estratégia para a abertura de dados a serem publicados no seu sítio eletrônico e no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Este documento representa um marco de valorização da transparência e contempla os procedimentos a serem observados pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com o fim de garantir o acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do §3º do art. 37 e no §2º do art. 216 da Constituição Federal, e nos procedimentos previstos nas leis nº 12.537, de 18 de novembro de 2011,e nº 12.965, de 23 de abril de 2014,no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e na Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017.

7

1.1 Cenário Institucional

8

O IBICT é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como disposto no Decreto nº 10.463, de 14 de agosto de 2020, com a missão de promover a competência e o desenvolvimento de recursos e infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico. É um centro de referência em pesquisa, documentação, prospecção, análise, tratamento, preservação e disseminação da informação científica, tecnológica e de inovação no Brasil.

9

Devido à natureza transversal da informação, isto é, estar presente em todas as áreas do saber, o público-alvo do IBICT é bastante diversificado. São pesquisadores, professores, estudantes de diferentes níveis, editores científicos, agentes da indústria, micro e pequenos empresários, bibliotecas públicas e a sociedade em geral, que encontram nos acervos digitais do IBICT informações de seu interesse.

10

Para atender a essa diversidade, o IBICT, há mais de 68 anos atuando no campo da ciência da informação, realiza pesquisas, capacita estudantes e profissionais, forma especialistas, mestres e doutores, oferece serviços especializados e elabora e executa projetos em parceria com universidades, instituições de pesquisa, organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas. 

11

Esse conjunto de ações reflete o cumprimento da missão do IBICT e se fundamenta em quatro grandes pilares: preservação da memória do patrimônio científico, tecnológico e de inovação brasileiro; criação de condições para o aumento da produção científica e sua visibilidade em nível nacional e internacional; promoção do acesso amplo e livre à informação científica e tecnológica; e a inserção de cidadãos na sociedade da informação.

12

Para executar sua missão institucional, o Instituto possui estrutura organizacional definida pela Portaria Ministerial/MCTI nº 3.443, de 10 de setembro de 2020, possuindo ainda um órgão colegiado, o Conselho Técnico Científico (CTC), com função de orientação e de assessoramento ao diretor no planejamento das atividades científicas e tecnológicas do IBICT.

13

1.2 Plano Diretor da Unidade (PDU)

14

O Plano Diretor do IBICT é uma ferramenta de gestão que além de traçar diretrizes que buscam manter e ampliar as pesquisas e o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com as prioridades definidas pelo governo federal, descritas no Plano Plurianual (PPA), tem por finalidade definir os rumos e estratégias do IBICT por um período de 5 anos.

15

No PDU 2018 - 2022 as Diretrizes Institucionais são traduzidas em metas e objetivos estabelecidos em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).

16

1.3 Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

17

O TCG é um instrumento firmado entre o MCTI e suas Unidades de Pesquisa, visando ao estabelecimento de metas de desempenho anual.  A promoção, o acompanhamento e a avaliação da sua execução estão a cargo da Subsecretaria das Unidades Vinculadas do MCTI (SUV), conforme disposto no art. 7º do Decreto nº 10.463, de 14 de agosto de 2020. No TCG estão definidas as metas a serem alcançadas pelo IBICT no seu período de vigência. O quadro de indicadores e as diretrizes de ação do PDU também integram o TCG.

18

1.4 Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

19

O PDTI é um instrumento de Planejamento Estratégico de TI a ser utilizado no âmbito da administração pública federal (APF). Segundo a IN SLTI/MPOG 04/2010, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

20

O propósito deste documento é descrever o planejamento sobre os recursos e atividades a serem realizadas com o objetivo de atingir as metas estabelecidas para um determinado período. As informações concernentes a necessidades de informações, equipamentos, software e serviços relacionados à tecnologia da informação devem proceder de levantamentos e de um inventário das necessidades documentadas no Levantamento de Necessidades de Tecnologia e Segurança da Informação (LNIS).

21

2.    Objetivo Geral

22

Promover, ampliar e aprimorar a abertura de dados do IBICT, garantindo os princípios da publicidade, transparência, eficiência e eficácia na administração pública, com o compromisso de divulgação permanente e atualizada de dados de interesse público, produzidos nas diversas ações realizadas pelo Instituto, bem como facilitar o intercâmbio de dados com outros órgãos e entidades governamentais para melhoria da gestão pública.

23

Os dados disponibilizados pelo IBICT, assim como qualquer informação de transparência ativa, serão de livre utilização pelo governo federal e pela sociedade.

24

2.1 Objetivos Específicos

  • Identificar e priorizar os dados em formatos abertos para divulgação;
  • Disponibilizar os dados em formatos abertos de maneira progressiva e atualizada;
  • Melhorar a qualidade dos dados disponibilizados, descrevendo-os, via catalogação, de modo completo, objetivo e claro;
  • Facilitar o acesso aos dados abertos divulgados;
  • Melhorar a gestão de dados e informação do Instituto;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções em TI baseadas no uso de dados publicados;
  • Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas governamentais através da publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;
  • Incrementar o processo de transparência e de acesso às informações públicas;
  • Fomentar a produção de conhecimento e a gestão pública participativa, a partir da utilização dos dados abertos pela sociedade civil.
25

3.     Definição dos Dados a serem Abertos

O IBICT assume o compromisso de divulgação permanente de dados de interesse público, organizados e gerados nos diversos setores da instituição, considerando os princípios de legalidade, transparência, economicidade, eficiência e eficácia.
26

A abertura dos dados levará em conta os seguintes critérios de seleção:

  • Grau de relevância da informação para o cidadão, considerando as demandas recepcionadas via e-SIC, bem como os setores e serviços do IBICT mais procurados na página eletrônica da instituição;
  • Grau de relevância social e/ou institucional da informação e bases de dados considerando o alinhamento dos objetivos, diretrizes e metas contidos no PDU, TCG e PDTI do IBICT;
  • Os normativos legais e os compromissos formalmente assumidos pelo IBICT, inclusive perante organismos internacionais ? Open GovernmentPartnership (OGP);
  • O conjunto de informações e sistemas sob a gestão do IBICT que são de uso obrigatório transversal no governo federal.
27

4.     Estratégias para Abertura

28

Para priorização dos dados e informações a serem abertos, de acordo com a tabela anexa do Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, serão observados os seguintes passos:

  • Identificação das categorias de dados candidatos à publicação de acordo com as diretrizes estabelecidas neste PDA;
  • Levantamento do conjunto de dados candidatos à abertura;
  • Priorização e seleção dos dados a serem abertos e estabelecimento de um cronograma de ações;
  • Definição de responsáveis, no IBICT, pelo preparo, inserção e atualização dos dados selecionados para serem abertos, bem como consolidação da matriz de responsabilidades e governança;
  • Definição de metodologias de abertura de dados a serem seguidas pelos diversos setores no IBICT;
  • Definição da infraestrutura e da arquitetura tecnológica para abertura dos dados dos diversos sistemas;
  • Capacitação dos envolvidos nas atribuições do PDA/IBICT;
  • Publicação das bases de dados.
29

5.     Catalogação no Portal Brasileiro de Dados Abertos

30

Os dados considerados relevantes para a sociedade deverão ser publicados no formato disponível, informando à sociedade se houver limitações na qualidade destes e o prazo para futuros acertos.

31

6.     Governança

32

O Plano de Dados Abertos para o biênio Out/2022-Set/2024 será conduzido no IBICT de maneira colaborativa, envolvendo todos os setores afetados e considerando os princípios de publicidade e da transparência na administração pública.

33

Terá, a priori, a seguinte estrutura de responsabilidades:

  • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV): responsável por orientar os setores do IBICT, monitorar o cumprimento das normas e elaboração e implementação do PDA, de modo eficiente e adequado, além de divulgar interna e externamente o conjunto de dados;
  • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV), em conjunto com a Coordenação de Administração (COADM) e a Coordenação Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI): responsáveis pela elaboração do cronograma de atividades, assim como por viabilizar tecnicamente a disponibilização de dados;
  • Coordenação Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI): responsável por buscar parcerias e novas tecnologias que visem ao compartilhamento de dados na administração pública;
34

Os demais setores do IBICT serão responsáveis por fornecer dados que alimentarão o portal de dados abertos do instituto e do governo federal, que podem ser acessados nos sítios: http://www.ibict.br, http://dados.ibict.bre http://dados.gov.br.

35

7.     Monitoramento e Controle

36

Além do disposto no § 4º do art.5º do Decreto nº 8.777/2016, a autoridade designada nos termos do art. 40 da Lei nº 12.527 de 2011 (Lei de Acesso à Informação), no âmbito do IBICT, terá a atribuição de orientar os setores responsáveis pelo desenvolvimento de rotinas para fornecer dados que alimentarão o portal. Este PDA terá vigência de dois anos, a contar de sua aprovação e publicação no site do Instituto.

37

8.     Comunicação

38

A institucionalização do PDA, sua governança e revisões serão amplamente comunicadas ao IBICT e à sociedade através do seu site, levando-se em conta os interesses dos diferentes segmentos públicos, tais como: servidores públicos, usuários dos dados, imprensa, sociedade organizada e cidadão comum.

39

O principal objetivo deste plano é dar publicidade às ações do poder público, estabelecendo canais de comunicação onde o cidadão poderá interagir com o Instituto para tratar de problemas técnicos ou inconsistências nos dados publicados, o que será encaminhado à área responsável para resposta e solução.

40

9.      Grau de Relevância ao Cidadão ? Consulta Pública

41

Para conhecer o grau de relevância das bases de dados do IBICT pelo cidadão, conforme Resolução nº 03 CGINDA, Art. 1º, § 1º, será realizada uma consulta pública, via portal Participa+ Brasil.

42

10. Plano de Ação

43

O Plano de Ação apresenta as ações e os prazos para implantação e sustentação do PDA do IBICT. Os prazos definidos neste plano estão de acordo com o Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016, e foram acordados com todos os envolvidos no processo.

#

Ação

Atividades

Prazo

Responsáveis

1

Consulta Pública

Consulta realizada via Portal +Brasil

05/09/2022

Diretoria

2

Aprovação pelo Comitê de Governança Digital

Envio do PDA para Comitê de Governança Digital do MCTI para a aprovação

19/10/2022

Diretoria

3

Aprovação do PDA Nov./2022 ? Out./2024

Publicar a aprovação do PDA do IBICT

 

30/10/2022

Diretoria

4

Redefinir os dados a serem publicados

Seleção e priorização de novos dados para o PDA do IBICT.

30/06/2023

COADM/COPAV/CGTI/
CGPC/CGNP/COEPE

5

Catalogar os novos conjuntos de dados abertos do IBICT no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Definição e execução de procedimentos para atualizar o catálogo do Portal Brasileiro de Dados Abertos com as bases de dados divulgadas em formato aberto no portal do IBICT.

30/06/2023

COPAV/CGTI

6

Elaboração do novo PDA

Elaboração de novo PDA para o período de Out/2025-Set/2026.

01/07/2024

Comissão designada pela diretoria através de portaria.

44

11. RELAÇÃO DE TODAS AS BASES DE DADOS CONTIDAS NO INVENTÁRIO E CATÁLOGO CORPORATIVO DO IBICT (2022/2024)

Bases de dados

Grupos

Descrição

Conjunto de dados

Data de publicação

Periodicidade

Setor Responsável

Base 1

Ações de Cooperação Técnica

Informações sobre ações de Cooperação Técnica firmados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Ações de Cooperação Técnica Nacional

07/11/2017

Mensal

COPAV

Ações de Cooperação Técnica Internacional

07/11/2017

Mensal

SERIN

Base 2

Bolsas

Informações sobre beneficiários de bolsas do Programa de Capacitação Institucional PCI, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC e das Fundações de Apoio à Pesquisa, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Bolsistas Vinculados a Projetos com Fundação de Apoio

18/07/2017

Mensal

Coordenações de Projetos

Bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI/IBICT)

04/07/2017

Mensal

COPAV

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC/IBICT 

03/10/2017

Mensal

COEPE

Base 3

Contratos e Convênios

Informações sobre contratos e convênios  firmados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

Contratos firmados com Fundações de Apoio

02/04/2019

 

Mensal

 

Coordenações de Projetos

Contratos firmados através do Projeto 914BRA2015 (IBICT/UNESCO)

13/05/2019

Única

COPAV

Contratos firmados através do Projeto 914BRZ2005 (IBICT/UNESCO)

05/07/2017

 

Mensal

 

COPAV

Contratos Diversos

20/07/2017

Mensal

DIAPA

 

Base 4

 

 

Grupos de Pesquisa

Informações relativas aos grupos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Relação dos grupos de Pesquisa

14/05/2018

Mensal

DINOV

Base 5

Licitações

Informações sobre Licitações realizadas no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Licitações Realizadas em 2022

10/11/20221

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2021

02/06/2022

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2020

24/04/2020

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2019

02/04/2019

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2018

16/04/2018

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2017

04/07/2017

Mensal

DIMPA

Licitações Realizadas em 2016

04/07/2017

Mensal

DIMPA

Base 6

Patrimônio

Informações relacionadas ao Patrimônio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Depreciação Patrimonial dos Bens Móveis

29/08/2018

Mensal

DIMPA /

Almoxarifado

Base 7

Pessoas

Informações referentes aos servidores e prestadores de serviços do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

Aposentados

04/07/2017

Mensal

DIRHU

Avaliação de Estágio Probatório de Servidores

07/07/2017

Mensal

DIRHU

Cargos Comissionados e Funções Gratificadas

04/07/2017

Mensal

DIRHU

Desempenho de Servidores

07/07/2017

Mensal

DIRHU

Pensionistas

07/07/2017

Mensal

DIRHU

Pessoal Terceirizado

20/07/2017

Mensal

DIAPA

Servidores Cedidos

24/01/2018

Mensal

DIRHU

Servidores em Capacitação

24/01/2018

Mensal

DIRHU

Base 8

Portarias

Informações sobre Portarias publicadas no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

 

Portarias 2022

14/02/2022

Mensal

DIR

Portarias 2021

13/01/2021

Mensal

DIR

Portarias 2020

18/02/2020

Mensal

DIR

Portarias 2019

09/04/2019

Mensal

DIR

Portarias 2018

19/04/2018

Mensal

DIR

Portarias 2017

17/07/2017

Mensal

DIR

Base 9

Produtos e Serviços

Informações sobre os Produtos e Serviços oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Produtos e Serviços

04/09/2017

Semestral

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Base 10

Projetos de Pesquisa

Informações sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Projetos de Pesquisa do IBICT

07/12/2017

Mensal

CGNP/CGPC/CGTI/COEPE

Supervisão de Pós-Doutorado

24/05/2018

 

 

Semestral

 

 

 

COEPE

Base 11

Ensino

Informações referentes aos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). O PPGCI é desenvolvido em associação ampla entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Mestrado

 

09/04/2018

Semestral

COEPE

Doutorado

09/04/2018

Semestral

COEPE

Base 12

Viagens Internacionais

Informações referentes a afastamentos de servidores para missão no exterior, e viagens internacionais de bolsista, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Afastamentos de servidores para missão no exterior (2017-atual)

17/07/2019

Mensal

DIR

Viagens internacionais de bolsistas (2018-atual)

17/07/2019

Mensal

COPAV

Base 13

Viagens Nacionais

Informações referentes a concessão de diárias a  servidores para viagens no país, e viagens nacionais de bolsistas, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT.

Viagens de servidores (A partir de 2022)

10/11/20221

Mensal

Coordenações de Projetos

Viagens de bolsistas (A partir de 2022)

10/11/20221

Mensal

Coordenações de Projetos

1. A ser publicada.             

 

45

12. Glossário

46

Os termos a seguir referem-se às definições apresentadas no Plano de Ação da INDA.

47

Dado: sequência de símbolos ou de valores representados em algum meio, produzidos como resultado de um processo natural ou artificial. Entende-se que dados são observações ou o resultado de uma medida (por investigação, cálculo ou pesquisa) de aspectos característicos de natureza, estado ou condição de algo de interesse, que são descritos a partir de representações formais e apresentados de maneira direta ou indireta à consciência. Aquilo que serve de base ou de pressuposto no processo cognitivo (HOUAISS, 20013; SETZER, 20014).

48

Dados abertos: dados públicos representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, seu consumo ou cruzamento.

49

Dado público: qualquer dado gerado ou sob a guarda governamental que não tenha seu acesso restrito por legislação específica.

50

e-PING: padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico: define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamenta a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e as esferas de governo e com a sociedade em geral.

51

Formato aberto: formato de arquivo não proprietário, cuja especificação esteja documentada publicamente e seja de livre conhecimento e implementação, livre de patentes ou de qualquer outra restrição legal quanto à sua utilização.

52

Informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. A informação é gerada a partir de algum tratamento ou processamento de dados por parte do seu usuário, envolvendo, além de procedimentos formais (tradução, formatação, fusão, exibição etc.), os processos cognitivos de cada indivíduo (MACHADO, 20025; SETZER, 2001).

53

Licença aberta: acordo de fornecimento de dados que conceda amplo acesso para que qualquer pessoa os utilize, reutilize e redistribua, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar da mesma licença.

54

Metadado: informação que descreve características de determinado dado, explicando-o em certo contexto de uso.

55

13. Referências

NOME

DESCRIÇÃO

LOCALIZAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Decreto-Lei n° 200, de 25 de fevereiro de 1967.

Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm

 

               

Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Transparência)

Determina ao poder público a adoção de instrumentos de transparência na gestão fiscal em meios eletrônicos de acesso público às informações orçamentárias e prestações de contas.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm

 

Decreto n° 6.666, de 27 de novembro de 2008

Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm

 

Lei nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informação ? LAI)

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

 

1º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto

Instituído pelo Decreto s/nº de 15 de setembro de 2011, promove ações e medidas que visem ao incremento da transparência e do acesso à informação pública, à melhoria na prestação de serviços públicos e ao fortalecimento da integridade pública.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Dsn/Dsn13117.htm

 

Decreto n° 8.777, de 11 de maio de 2016

Institui a Política de Dados Abertos

do Poder Executivo federal

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm

 

 

 

Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018

Institui o Sistema Nacional para a

Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia

Brasileira para a Transformação Digital

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9319.htm

 

Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018

Lei Geral de proteção de Dados Pessoais

(LGPD)

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709

Decreto n° 9.903, de 8 de julho de 2019

Altera o Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e dispõe sobre a gestão e os direitos de uso de dados abertos

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm  

Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019

Dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do

Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10046.htm

Decreto n° 10.160, de 9 de Dezembro de 2019

Institui a Política Nacional de Governo Aberto e o Comitê Interministerial de Governo Aberto

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10160.htm

Decreto n° 10.332, de 28 de abril de 2020

Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10332.htm#art14

DEMAIS DOCUMENTOS

Princípios FAIR

Em 2016, os ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Princípios Orientadores FAIR para gerenciamento e administração de dados científicos'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' foram publicados na Scientific Data. Os autores pretendiam fornecer diretrizes para melhorar a Localidade, Acessibilidade, Interoperabilidade e Reutilização de ativos digitais. Os princípios enfatizam a capacidade de ação da máquina (ou seja, a capacidade dos sistemas computacionais de encontrar, acessar, interoperar e reutilizar dados com nenhuma ou mínima intervenção humana) porque os humanos dependem cada vez mais de suporte computacional para lidar com dados como resultado do aumento do volume, complexidade e velocidade de criação de dados.

https://www.go-fair.org/fair-principles/

Kit para Dados de Abertos

Descreve os  passos a serem executados na criação de um PDA.

https://kit.dados.gov.br/Execução-do-PDA/

Livro de receitas de dados vinculados - Wiki do grupo de trabalho de dados vinculados ao governo (GLD)

Livro de receitas para dados vinculados ao governo aberto

https://www.w3.org/2011/gld/wiki/Linked_Data_Cookbook

Portaria n° 3, de 7 de

maio de 2007

Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - e-MAG.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/legislacao/portaria3_eMAG.pdf/view

Declaração de Governo Aberto, setembro

de 2011

Declaração de Governo Aberto realizada pela Open Government Parthnership

https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/central-de-conteudo/documentos/arquivos/declaracao-governo-aberto.pdf

Instrução Normativa nº4 de 13 de abril de 2012 (INDA)

Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade e, em especial, pelas diversas instâncias do setor público aos dados e informações produzidas ou custodiadas pelo Poder Executivo federal.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital

 

Resolução CGINDA nº  3, de 13 de outubro 2017

Aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos, conforme disposto no Decreto nº  8.777, de 11 de maio de 2016.

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/10/2017&jornal=1&pagina=55&totalArquivos-132,

 

Portal Brasileiro de Dados Abertos

É a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas.

http://dados.gov.br

 

 

 

Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico -

ePING

A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

http://eping.governoeletronico.gov.br/#apresentacao

Guia de Abertura de Dados da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Documento que pretende contextualizar e orientar as instituições detentoras de dados públicos no processo de disponibilização desses dados de acordo com os princípios de dados abertos.

https://wiki.dados.gov.br/produto-gt1-guia-de-abertura-de-dados.ashx

 

Arquitetura Técnica Referencial

Documento que tem por objetivo servir como referência para implementação de soluções para disponibilização de dados na Internet seguindo os princípios de dados abertos

https://wiki.dados.gov.br/

 

Cartilha para publicação de dados abertos

Documento que objetiva o estabelecimento de diretrizes para que os dados públicos governamentais do Brasil constituam a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, contribuindo para a democratização do acesso à informação na sociedade. As diretrizes compreendem requisitos mínimos para que uma organização pública seja capaz de preparar os conjuntos de dados, implemente o processo de publicação destes na Internet e a sua catalogação no dados.gov.br.

http://dados.gov.br/cartilha-publicacao-dados-abertos/

 

CIGA ? Comitê Interministerial de Governo Aberto

Responsável por orientar a implementação e elaboração dos Planos de Ação do Brasil. O CIGA é composto por 18 ministérios e coordenado pela Casa Civil da Presidência da República.

http://www.cgu.gov.br/governoaberto/ciga.html

 

e-PING - arquitetura de interoperabilidade do governo eletrônico

Conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

https://eping.governoeletronico.gov.br/

 

e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico

Conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

 

 https://emag.governoeletronico.gov.br/

e-vog: vocabulários e ontologias de Governo Eletrônico

Conjunto de padrões, ferramentas e metodologias para possibilitar: o intercâmbio de informações com acordo semântico, a fim de viabilizar o pronto cruzamento de dados de diversas fontes; o uso de metodologias de modelagem conceitual como forma de elicitação do conhecimento tácito das áreas de negócio de governo.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/ferramentas

 

 

 

VCGE - Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico

O VCGE é um modelo esquemático para ser utilizado no elemento assunto.categoria (subject.category) do Padrão de Metadados do Governo Eletrônico. Objetiva tornar mais direta a apresentação dos serviços nos portais governamentais, que devem ter sua estrutura de diretório baseada nos indexadores do VCGE.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/ferramentas

 

Portal da Transparência

No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre o Poder Executivo federal, tais como gastos diretos do governo federal, transferências de recursos a estados e municípios, convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais, previsão e arrecadação de receitas e servidores do governo federal.

http://www.transparencia.gov.br/

 

EGTI - Estratégia Geral de Tecnologia da Informação

A EGTI é um instrumento de gestão do Sistema de Administração dos Recursos de tecnologia da informação (SISP), que traça a direção da tecnologia da informação (TI), além de subsidiar os órgãos do sistema na elaboração dos planejamentos de tecnologia da informação

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/EGTIC.pdf

Plano de Ação da INDA

Determina a necessidade de os órgãos instituírem seus respectivos Planos de Abertura de Dados com vistas a uma Política Nacional de Dados Abertos e institui os elementos mínimos do documento, bem como orienta que a abertura de dados deve observar a relevância para o cidadão.

https://wiki.dados.gov.br/

 

 

 

 

INDA ? Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle necessários para atender às condições de disseminação e compartilhamento de dados e informações públicas no modelo de dados abertos, em conformidade com o disposto na e-PING. A INDA é a política do governo brasileiro para dados abertos.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/dados-abertos/infraestrutura-nacional-de-dados-abertos

 

Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA)

O Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), criado no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados Aberto(INDA), para formular políticas, estabelecer diretrizes, coordenar e articular as ações de implantação da INDA, como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade, e em especial pelas diversas instâncias do setor público aos dados e informações públicas .Gerir o desenvolvimento do plano de ação da INDA e dos produtos da Infraestrutura;

 

 https://wiki.dados.gov.br/Comite-Gestor-da-INDA.ashx

INDE ? Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

http://inde.gov.br/

 

Normas e Padrões da INDE

Inclui normas técnicas de cartografia, perfil de metadadosgeoespaciais no Brasil, entre outros itens.

 

 https://www.inde.gov.br/NormasPadroes

Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil

Trata de padrões de metadados geoespacializados no Brasil.

https://www.ibge.gov.br/geociencias/metodos-e-outros-documentos-de-referencia/normas/30717-perfil-de-metadados-geoespaciais-do-brasil.html?=&t=publicacoes

 

OGP - Open  Government Partnership

Iniciativa multilateral voluntária que busca melhorar o desempenho governamental, fomentar a participação cívica e melhorar a capacidade de resposta dos governos aos cidadãos por meio de abertura dos dados.

http://www.opengovpartnership.org/

 

Relatório de Avaliação do 1º Plano (OGP)

O relatório de progresso nacional avalia a implantação dos planos de ação e a evolução no cumprimento dos princípios de governo aberto, além de apresentar recomendações técnicas. O documento sobre o Brasil foi elaborado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46262

 

2º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP)

O Brasil lançou o segundo Plano de Ação Nacional para Governo Aberto no dia 7 de maio de 2013. Ao todo, foram assumidos 52 compromissos, por 17 órgãos do governo federal. O plano buscou fortalecer o comprometimento do país com temas como transparência dos atos governamentais, prevenção e combate à corrupção.

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46273

 

Relatório de Avaliação do 2º Plano (OGP)

Este documento tem como objetivo apresentar esclarecimentos e informações acerca dos comentários e questionamentos apresentados pelos cidadãos que participaram da consulta pública referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 2° Plano de Ação Nacional, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP).

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46247

 

3º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP)

O 3º Plano de Ação do Brasil, assumido pelo Brasil perante a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP), é composto por 16 compromissos, os quais foram cocriados com o envolvimento de instituições da sociedade civil e do governo. O intuito do Plano é de fortalecer constantemente os princípios de transparência, participação cidadã, inovação, prestação de contas e responsabilização (accountability) que norteiam as ações da OGP.

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46254

 

Relatório de Avaliação do 3º Plano (OGP)

O documento traz os comentários e solicitações de esclarecimentos referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 3º Plano de Ação Brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP).

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46283

4º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP)

O 4º Plano de Ação do Brasil é composto por 11 compromissos, assumidos pelo Brasil perante a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP), os quais foram cocriados com o envolvimento de de 88 instituições (organizações da, órgãos da Administração Pública Federal, órgãos das Administrações Públicas Estaduais e Municipais). O intuito do Plano é de fortalecer constantemente os princípios de transparência, participação cidadã, inovação, prestação de contas e responsabilização (accountability) que norteiam as ações da OGP.

https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46277

 

 

Relatório de Avaliação do 4º Plano (OGP)

O documento traz os comentários e solicitações de esclarecimentos referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 4º Plano de Ação Brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP).

https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/a-ogp/planos-de-acao/4o-plano-de-acao-brasileiro/relatorio-de-autoavaliacao-final-4plano

5º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP)

O 5º Plano de Ação do Brasil, composto por 12 compromissos, é resultado desse comprometimento. A definição dos compromissos foi feita por meio de oficinas de cocriação realizadas em 72 encontros virtuais com o envolvimento de 141 pessoas, representantes de 79 instituições, sendo 41 organizações da sociedade civil e 38 órgãos e entidades da Administração Pública. A metodologia adaptada para o formato online foi capaz de garantir os debates entre os especialistas do governo e da sociedade, o que permitiu que atingíssemos os objetivos propostos.

https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/a-ogp/planos-de-acao/5o-plano-de-acao-brasileiro

 

PEI - Planejamento Estratégico Institucional do ME

Documento que institui e divulga o planejamento estratégico do MP. o PEI é um documento que se situa no nível estratégico, determinando as políticas e estratégias que governam a organização e definindo os principais objetivos a serem alcançados.

https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/integra/estrategia-institucional

 

 

 

PETI ? Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (MP)

Documento que institui o Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação no âmbito do MP.

https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/237

 

PDTI ? Plano Diretor de Tecnologia da Informação (MP)

Trata-se de instrumento de

diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação, com vistas a orientar o atendimento de necessidades tecnológicas e de informação de um órgão, entidade ou organização em determinado período.

https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/223

 

Portal do Servidor - Gestão de Pessoas

Novo sistema de gestão de pessoas do MP que substituirá o atual Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). O SIAPE é o sistema computacional que mantém as bases de dados do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) com as informações sobre os servidores públicos civis,a fim de  subsidiar políticas de gestão de pessoas do governo federal. O SIPEC foi criado pelo Decreto n¿ 67.326/70. Integram o referido sistema o MP, que é seu órgão central, as coordenadorias-gerais de recursos humanos dos ministérios e as unidades de recursos humanos dos órgãos e das autarquias e fundações públicas.

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas

 

 

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