Plano de Dados Abertos do Ibict (Novembro/2022 a Outubro/2024
Órgão: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Setor: MCTI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Status: Encerrada
Abertura: 05/09/2022
Encerramento: 05/10/2022
Contribuições recebidas: 3
Responsável pela consulta: Cecilia Leite Oliveira
Contato: diretoria@ibict.br
Resumo
Em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e à Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê gestor da Infraestrutura nacional de dados Abertos (CGINDA), que estabelece que "deverá ser adotado mecanismo de participação social como audiência pública, consulta pública na internet ou outra estratégia de interação com a sociedade", com relação ao Plano de Dados Abetos institucional, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vem, por meio deste mecanismo de consulta pública, disponibilizado pelo Governo Federal, convocar a população para opinar a respeito do texto de seu PDA, que segue abaixo.
Conteúdo
- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -
- PLANO DE DADOS ABERTOS
Novembro/2022-Outubro/2024
Apresentação
A Política de Dados Abertos do poder executivo federal, instituída pelo Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, tem por objetivo, entre outros, promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional como dados abertos e informações acessíveis ao público, visando o aprimoramento da cultura de transparência pública.
Este documento apresenta o planejamento institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a finalidade de permitir, à sociedade, o acesso e a divulgação, em formato aberto, através da internet, de dados públicos produzidos ou formatados no Instituto.
O Plano de Dados Abertos (PDA) tem periodicidade bienal e foi elaborado por uma comissão instituída pela Diretoria do IBICT, através da Portaria nº 91 de 25 de maio de 2022, composta por servidores da casa.
Os dados a serem disponibilizados serão selecionados considerando o grau de demanda, a relevância das informações para o cidadão, as disposições legais e regulamentares e o alinhamento com os seguintes instrumentos de gestão: Plano Diretor da Unidade (PDU), Termo de Compromisso de Gestão (TGC) e Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).
1. Introdução
O IBICT, por meio do seu PDA, biênio 2022-2024, estabelece sua estratégia para a abertura de dados a serem publicados no seu sítio eletrônico e no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Este documento representa um marco de valorização da transparência e contempla os procedimentos a serem observados pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com o fim de garantir o acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do §3º do art. 37 e no §2º do art. 216 da Constituição Federal, e nos procedimentos previstos nas leis nº 12.537, de 18 de novembro de 2011,e nº 12.965, de 23 de abril de 2014,no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e na Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017.
1.1 Cenário Institucional
O IBICT é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como disposto no Decreto nº 10.463, de 14 de agosto de 2020, com a missão de promover a competência e o desenvolvimento de recursos e infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico. É um centro de referência em pesquisa, documentação, prospecção, análise, tratamento, preservação e disseminação da informação científica, tecnológica e de inovação no Brasil.
Devido à natureza transversal da informação, isto é, estar presente em todas as áreas do saber, o público-alvo do IBICT é bastante diversificado. São pesquisadores, professores, estudantes de diferentes níveis, editores científicos, agentes da indústria, micro e pequenos empresários, bibliotecas públicas e a sociedade em geral, que encontram nos acervos digitais do IBICT informações de seu interesse.
Para atender a essa diversidade, o IBICT, há mais de 68 anos atuando no campo da ciência da informação, realiza pesquisas, capacita estudantes e profissionais, forma especialistas, mestres e doutores, oferece serviços especializados e elabora e executa projetos em parceria com universidades, instituições de pesquisa, organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas.
Esse conjunto de ações reflete o cumprimento da missão do IBICT e se fundamenta em quatro grandes pilares: preservação da memória do patrimônio científico, tecnológico e de inovação brasileiro; criação de condições para o aumento da produção científica e sua visibilidade em nível nacional e internacional; promoção do acesso amplo e livre à informação científica e tecnológica; e a inserção de cidadãos na sociedade da informação.
Para executar sua missão institucional, o Instituto possui estrutura organizacional definida pela Portaria Ministerial/MCTI nº 3.443, de 10 de setembro de 2020, possuindo ainda um órgão colegiado, o Conselho Técnico Científico (CTC), com função de orientação e de assessoramento ao diretor no planejamento das atividades científicas e tecnológicas do IBICT.
1.2 Plano Diretor da Unidade (PDU)
O Plano Diretor do IBICT é uma ferramenta de gestão que além de traçar diretrizes que buscam manter e ampliar as pesquisas e o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com as prioridades definidas pelo governo federal, descritas no Plano Plurianual (PPA), tem por finalidade definir os rumos e estratégias do IBICT por um período de 5 anos.
No PDU 2018 - 2022 as Diretrizes Institucionais são traduzidas em metas e objetivos estabelecidos em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).
1.3 Termo de Compromisso de Gestão (TCG)
O TCG é um instrumento firmado entre o MCTI e suas Unidades de Pesquisa, visando ao estabelecimento de metas de desempenho anual. A promoção, o acompanhamento e a avaliação da sua execução estão a cargo da Subsecretaria das Unidades Vinculadas do MCTI (SUV), conforme disposto no art. 7º do Decreto nº 10.463, de 14 de agosto de 2020. No TCG estão definidas as metas a serem alcançadas pelo IBICT no seu período de vigência. O quadro de indicadores e as diretrizes de ação do PDU também integram o TCG.
1.4 Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
O PDTI é um instrumento de Planejamento Estratégico de TI a ser utilizado no âmbito da administração pública federal (APF). Segundo a IN SLTI/MPOG 04/2010, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.
O propósito deste documento é descrever o planejamento sobre os recursos e atividades a serem realizadas com o objetivo de atingir as metas estabelecidas para um determinado período. As informações concernentes a necessidades de informações, equipamentos, software e serviços relacionados à tecnologia da informação devem proceder de levantamentos e de um inventário das necessidades documentadas no Levantamento de Necessidades de Tecnologia e Segurança da Informação (LNIS).
2. Objetivo Geral
Promover, ampliar e aprimorar a abertura de dados do IBICT, garantindo os princípios da publicidade, transparência, eficiência e eficácia na administração pública, com o compromisso de divulgação permanente e atualizada de dados de interesse público, produzidos nas diversas ações realizadas pelo Instituto, bem como facilitar o intercâmbio de dados com outros órgãos e entidades governamentais para melhoria da gestão pública.
Os dados disponibilizados pelo IBICT, assim como qualquer informação de transparência ativa, serão de livre utilização pelo governo federal e pela sociedade.
2.1 Objetivos Específicos
- Identificar e priorizar os dados em formatos abertos para divulgação;
- Disponibilizar os dados em formatos abertos de maneira progressiva e atualizada;
- Melhorar a qualidade dos dados disponibilizados, descrevendo-os, via catalogação, de modo completo, objetivo e claro;
- Facilitar o acesso aos dados abertos divulgados;
- Melhorar a gestão de dados e informação do Instituto;
- Estimular o desenvolvimento de soluções em TI baseadas no uso de dados publicados;
- Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas governamentais através da publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;
- Incrementar o processo de transparência e de acesso às informações públicas;
- Fomentar a produção de conhecimento e a gestão pública participativa, a partir da utilização dos dados abertos pela sociedade civil.
3. Definição dos Dados a serem Abertos
A abertura dos dados levará em conta os seguintes critérios de seleção:
- Grau de relevância da informação para o cidadão, considerando as demandas recepcionadas via e-SIC, bem como os setores e serviços do IBICT mais procurados na página eletrônica da instituição;
- Grau de relevância social e/ou institucional da informação e bases de dados considerando o alinhamento dos objetivos, diretrizes e metas contidos no PDU, TCG e PDTI do IBICT;
- Os normativos legais e os compromissos formalmente assumidos pelo IBICT, inclusive perante organismos internacionais ? Open GovernmentPartnership (OGP);
- O conjunto de informações e sistemas sob a gestão do IBICT que são de uso obrigatório transversal no governo federal.
4. Estratégias para Abertura
Para priorização dos dados e informações a serem abertos, de acordo com a tabela anexa do Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, serão observados os seguintes passos:
- Identificação das categorias de dados candidatos à publicação de acordo com as diretrizes estabelecidas neste PDA;
- Levantamento do conjunto de dados candidatos à abertura;
- Priorização e seleção dos dados a serem abertos e estabelecimento de um cronograma de ações;
- Definição de responsáveis, no IBICT, pelo preparo, inserção e atualização dos dados selecionados para serem abertos, bem como consolidação da matriz de responsabilidades e governança;
- Definição de metodologias de abertura de dados a serem seguidas pelos diversos setores no IBICT;
- Definição da infraestrutura e da arquitetura tecnológica para abertura dos dados dos diversos sistemas;
- Capacitação dos envolvidos nas atribuições do PDA/IBICT;
- Publicação das bases de dados.
5. Catalogação no Portal Brasileiro de Dados Abertos
Os dados considerados relevantes para a sociedade deverão ser publicados no formato disponível, informando à sociedade se houver limitações na qualidade destes e o prazo para futuros acertos.
6. Governança
O Plano de Dados Abertos para o biênio Out/2022-Set/2024 será conduzido no IBICT de maneira colaborativa, envolvendo todos os setores afetados e considerando os princípios de publicidade e da transparência na administração pública.
Terá, a priori, a seguinte estrutura de responsabilidades:
- Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV): responsável por orientar os setores do IBICT, monitorar o cumprimento das normas e elaboração e implementação do PDA, de modo eficiente e adequado, além de divulgar interna e externamente o conjunto de dados;
- Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV), em conjunto com a Coordenação de Administração (COADM) e a Coordenação Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI): responsáveis pela elaboração do cronograma de atividades, assim como por viabilizar tecnicamente a disponibilização de dados;
- Coordenação Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI): responsável por buscar parcerias e novas tecnologias que visem ao compartilhamento de dados na administração pública;
Os demais setores do IBICT serão responsáveis por fornecer dados que alimentarão o portal de dados abertos do instituto e do governo federal, que podem ser acessados nos sítios: http://www.ibict.br, http://dados.ibict.bre http://dados.gov.br.
7. Monitoramento e Controle
Além do disposto no § 4º do art.5º do Decreto nº 8.777/2016, a autoridade designada nos termos do art. 40 da Lei nº 12.527 de 2011 (Lei de Acesso à Informação), no âmbito do IBICT, terá a atribuição de orientar os setores responsáveis pelo desenvolvimento de rotinas para fornecer dados que alimentarão o portal. Este PDA terá vigência de dois anos, a contar de sua aprovação e publicação no site do Instituto.
8. Comunicação
A institucionalização do PDA, sua governança e revisões serão amplamente comunicadas ao IBICT e à sociedade através do seu site, levando-se em conta os interesses dos diferentes segmentos públicos, tais como: servidores públicos, usuários dos dados, imprensa, sociedade organizada e cidadão comum.
O principal objetivo deste plano é dar publicidade às ações do poder público, estabelecendo canais de comunicação onde o cidadão poderá interagir com o Instituto para tratar de problemas técnicos ou inconsistências nos dados publicados, o que será encaminhado à área responsável para resposta e solução.
9. Grau de Relevância ao Cidadão ? Consulta Pública
Para conhecer o grau de relevância das bases de dados do IBICT pelo cidadão, conforme Resolução nº 03 CGINDA, Art. 1º, § 1º, será realizada uma consulta pública, via portal Participa+ Brasil.
10. Plano de Ação
O Plano de Ação apresenta as ações e os prazos para implantação e sustentação do PDA do IBICT. Os prazos definidos neste plano estão de acordo com o Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016, e foram acordados com todos os envolvidos no processo.
# |
Ação |
Atividades |
Prazo |
Responsáveis |
1 |
Consulta Pública |
Consulta realizada via Portal +Brasil |
05/09/2022 |
Diretoria |
2 |
Aprovação pelo Comitê de Governança Digital |
Envio do PDA para Comitê de Governança Digital do MCTI para a aprovação |
19/10/2022 |
Diretoria |
3 |
Aprovação do PDA Nov./2022 ? Out./2024 |
Publicar a aprovação do PDA do IBICT
|
30/10/2022 |
Diretoria |
4 |
Redefinir os dados a serem publicados |
Seleção e priorização de novos dados para o PDA do IBICT. |
30/06/2023 |
COADM/COPAV/CGTI/ |
5 |
Catalogar os novos conjuntos de dados abertos do IBICT no Portal Brasileiro de Dados Abertos |
Definição e execução de procedimentos para atualizar o catálogo do Portal Brasileiro de Dados Abertos com as bases de dados divulgadas em formato aberto no portal do IBICT. |
30/06/2023 |
COPAV/CGTI |
6 |
Elaboração do novo PDA |
Elaboração de novo PDA para o período de Out/2025-Set/2026. |
01/07/2024 |
Comissão designada pela diretoria através de portaria. |
11. RELAÇÃO DE TODAS AS BASES DE DADOS CONTIDAS NO INVENTÁRIO E CATÁLOGO CORPORATIVO DO IBICT (2022/2024)
Bases de dados |
Grupos |
Descrição |
Conjunto de dados |
Data de publicação |
Periodicidade |
Setor Responsável |
|
Base 1 |
Ações de Cooperação Técnica |
Informações sobre ações de Cooperação Técnica firmados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Ações de Cooperação Técnica Nacional |
07/11/2017 |
Mensal |
COPAV |
|
Ações de Cooperação Técnica Internacional |
07/11/2017 |
Mensal |
SERIN |
||||
Base 2 |
Bolsas |
Informações sobre beneficiários de bolsas do Programa de Capacitação Institucional PCI, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC e das Fundações de Apoio à Pesquisa, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Bolsistas Vinculados a Projetos com Fundação de Apoio |
18/07/2017 |
Mensal |
Coordenações de Projetos |
|
Bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI/IBICT) |
04/07/2017 |
Mensal |
COPAV |
||||
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC/IBICT |
03/10/2017 |
Mensal |
COEPE |
||||
Base 3 |
Contratos e Convênios |
Informações sobre contratos e convênios firmados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. |
Contratos firmados com Fundações de Apoio |
02/04/2019
|
Mensal
|
Coordenações de Projetos |
|
Contratos firmados através do Projeto 914BRA2015 (IBICT/UNESCO) |
13/05/2019 |
Única |
COPAV |
||||
Contratos firmados através do Projeto 914BRZ2005 (IBICT/UNESCO) |
05/07/2017
|
Mensal
|
COPAV |
||||
Contratos Diversos |
20/07/2017 |
Mensal |
DIAPA |
||||
Base 4
|
Grupos de Pesquisa |
Informações relativas aos grupos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Relação dos grupos de Pesquisa |
14/05/2018 |
Mensal |
DINOV |
|
Base 5 |
Licitações |
Informações sobre Licitações realizadas no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Licitações Realizadas em 2022 |
10/11/20221 |
Mensal |
DIMPA |
|
Licitações Realizadas em 2021 |
02/06/2022 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Licitações Realizadas em 2020 |
24/04/2020 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Licitações Realizadas em 2019 |
02/04/2019 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Licitações Realizadas em 2018 |
16/04/2018 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Licitações Realizadas em 2017 |
04/07/2017 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Licitações Realizadas em 2016 |
04/07/2017 |
Mensal |
DIMPA |
||||
Base 6 |
Patrimônio |
Informações relacionadas ao Patrimônio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Depreciação Patrimonial dos Bens Móveis |
29/08/2018 |
Mensal |
DIMPA / Almoxarifado |
|
Base 7 |
Pessoas |
Informações referentes aos servidores e prestadores de serviços do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. |
Aposentados |
04/07/2017 |
Mensal |
DIRHU |
|
Avaliação de Estágio Probatório de Servidores |
07/07/2017 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Cargos Comissionados e Funções Gratificadas |
04/07/2017 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Desempenho de Servidores |
07/07/2017 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Pensionistas |
07/07/2017 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Pessoal Terceirizado |
20/07/2017 |
Mensal |
DIAPA |
||||
Servidores Cedidos |
24/01/2018 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Servidores em Capacitação |
24/01/2018 |
Mensal |
DIRHU |
||||
Base 8 |
Portarias |
Informações sobre Portarias publicadas no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
|
Portarias 2022 |
14/02/2022 |
Mensal |
DIR |
|
Portarias 2021 |
13/01/2021 |
Mensal |
DIR |
||||
Portarias 2020 |
18/02/2020 |
Mensal |
DIR |
||||
Portarias 2019 |
09/04/2019 |
Mensal |
DIR |
||||
Portarias 2018 |
19/04/2018 |
Mensal |
DIR |
||||
Portarias 2017 |
17/07/2017 |
Mensal |
DIR |
||||
Base 9 |
Produtos e Serviços |
Informações sobre os Produtos e Serviços oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Produtos e Serviços |
04/09/2017 |
Semestral |
COMUNICAÇÃO SOCIAL |
|
Base 10 |
Projetos de Pesquisa |
Informações sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT |
Projetos de Pesquisa do IBICT |
07/12/2017 |
Mensal |
CGNP/CGPC/CGTI/COEPE |
|
Supervisão de Pós-Doutorado |
24/05/2018 |
Semestral
|
COEPE |
||||
Base 11 |
Ensino |
Informações referentes aos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). O PPGCI é desenvolvido em associação ampla entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). |
Mestrado
|
09/04/2018 |
Semestral |
COEPE |
|
Doutorado |
09/04/2018 |
Semestral |
COEPE |
||||
Base 12 |
Viagens Internacionais |
Informações referentes a afastamentos de servidores para missão no exterior, e viagens internacionais de bolsista, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Afastamentos de servidores para missão no exterior (2017-atual) |
17/07/2019 |
Mensal |
DIR |
|
Viagens internacionais de bolsistas (2018-atual) |
17/07/2019 |
Mensal |
COPAV |
||||
Base 13 |
Viagens Nacionais |
Informações referentes a concessão de diárias a servidores para viagens no país, e viagens nacionais de bolsistas, no âmbito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. |
Viagens de servidores (A partir de 2022) |
10/11/20221 |
Mensal |
Coordenações de Projetos |
|
Viagens de bolsistas (A partir de 2022) |
10/11/20221 |
Mensal |
Coordenações de Projetos |
||||
1. A ser publicada. |
|
12. Glossário
Os termos a seguir referem-se às definições apresentadas no Plano de Ação da INDA.
Dado: sequência de símbolos ou de valores representados em algum meio, produzidos como resultado de um processo natural ou artificial. Entende-se que dados são observações ou o resultado de uma medida (por investigação, cálculo ou pesquisa) de aspectos característicos de natureza, estado ou condição de algo de interesse, que são descritos a partir de representações formais e apresentados de maneira direta ou indireta à consciência. Aquilo que serve de base ou de pressuposto no processo cognitivo (HOUAISS, 20013; SETZER, 20014).
Dados abertos: dados públicos representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, seu consumo ou cruzamento.
Dado público: qualquer dado gerado ou sob a guarda governamental que não tenha seu acesso restrito por legislação específica.
e-PING: padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico: define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamenta a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e as esferas de governo e com a sociedade em geral.
Formato aberto: formato de arquivo não proprietário, cuja especificação esteja documentada publicamente e seja de livre conhecimento e implementação, livre de patentes ou de qualquer outra restrição legal quanto à sua utilização.
Informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. A informação é gerada a partir de algum tratamento ou processamento de dados por parte do seu usuário, envolvendo, além de procedimentos formais (tradução, formatação, fusão, exibição etc.), os processos cognitivos de cada indivíduo (MACHADO, 20025; SETZER, 2001).
Licença aberta: acordo de fornecimento de dados que conceda amplo acesso para que qualquer pessoa os utilize, reutilize e redistribua, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar da mesma licença.
Metadado: informação que descreve características de determinado dado, explicando-o em certo contexto de uso.
13. Referências
NOME |
DESCRIÇÃO |
LOCALIZAÇÃO |
LEGISLAÇÃO |
||
Decreto-Lei n° 200, de 25 de fevereiro de 1967. |
Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa. |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm
|
Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Transparência) |
Determina ao poder público a adoção de instrumentos de transparência na gestão fiscal em meios eletrônicos de acesso público às informações orçamentárias e prestações de contas. |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm
|
Decreto n° 6.666, de 27 de novembro de 2008 |
Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm
|
Lei nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informação ? LAI) |
Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
|
1º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto |
Instituído pelo Decreto s/nº de 15 de setembro de 2011, promove ações e medidas que visem ao incremento da transparência e do acesso à informação pública, à melhoria na prestação de serviços públicos e ao fortalecimento da integridade pública. |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Dsn/Dsn13117.htm
|
Decreto n° 8.777, de 11 de maio de 2016 |
Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm
|
Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018 |
Institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9319.htm
|
Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018 |
Lei Geral de proteção de Dados Pessoais (LGPD) |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709 |
Decreto n° 9.903, de 8 de julho de 2019 |
Altera o Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e dispõe sobre a gestão e os direitos de uso de dados abertos |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm |
Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019 |
Dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10046.htm |
Decreto n° 10.160, de 9 de Dezembro de 2019 |
Institui a Política Nacional de Governo Aberto e o Comitê Interministerial de Governo Aberto |
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10160.htm |
Decreto n° 10.332, de 28 de abril de 2020 |
Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 |
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10332.htm#art14 |
DEMAIS DOCUMENTOS |
||
Princípios FAIR |
Em 2016, os ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Princípios Orientadores FAIR para gerenciamento e administração de dados científicos'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' foram publicados na Scientific Data. Os autores pretendiam fornecer diretrizes para melhorar a Localidade, Acessibilidade, Interoperabilidade e Reutilização de ativos digitais. Os princípios enfatizam a capacidade de ação da máquina (ou seja, a capacidade dos sistemas computacionais de encontrar, acessar, interoperar e reutilizar dados com nenhuma ou mínima intervenção humana) porque os humanos dependem cada vez mais de suporte computacional para lidar com dados como resultado do aumento do volume, complexidade e velocidade de criação de dados. |
https://www.go-fair.org/fair-principles/ |
Kit para Dados de Abertos |
Descreve os passos a serem executados na criação de um PDA. |
https://kit.dados.gov.br/Execução-do-PDA/ |
Livro de receitas de dados vinculados - Wiki do grupo de trabalho de dados vinculados ao governo (GLD) |
Livro de receitas para dados vinculados ao governo aberto |
https://www.w3.org/2011/gld/wiki/Linked_Data_Cookbook |
Portaria n° 3, de 7 de maio de 2007 |
Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - e-MAG. |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/legislacao/portaria3_eMAG.pdf/view |
Declaração de Governo Aberto, setembro de 2011 |
Declaração de Governo Aberto realizada pela Open Government Parthnership |
https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/central-de-conteudo/documentos/arquivos/declaracao-governo-aberto.pdf |
Instrução Normativa nº4 de 13 de abril de 2012 (INDA) |
Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade e, em especial, pelas diversas instâncias do setor público aos dados e informações produzidas ou custodiadas pelo Poder Executivo federal. |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital
|
Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro 2017 |
Aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos, conforme disposto no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. |
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/10/2017&jornal=1&pagina=55&totalArquivos-132,
|
Portal Brasileiro de Dados Abertos |
É a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. |
http://dados.gov.br
|
Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING |
A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente. |
http://eping.governoeletronico.gov.br/#apresentacao |
Guia de Abertura de Dados da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos |
Documento que pretende contextualizar e orientar as instituições detentoras de dados públicos no processo de disponibilização desses dados de acordo com os princípios de dados abertos. |
https://wiki.dados.gov.br/produto-gt1-guia-de-abertura-de-dados.ashx
|
Arquitetura Técnica Referencial |
Documento que tem por objetivo servir como referência para implementação de soluções para disponibilização de dados na Internet seguindo os princípios de dados abertos |
https://wiki.dados.gov.br/
|
Cartilha para publicação de dados abertos |
Documento que objetiva o estabelecimento de diretrizes para que os dados públicos governamentais do Brasil constituam a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, contribuindo para a democratização do acesso à informação na sociedade. As diretrizes compreendem requisitos mínimos para que uma organização pública seja capaz de preparar os conjuntos de dados, implemente o processo de publicação destes na Internet e a sua catalogação no dados.gov.br. |
http://dados.gov.br/cartilha-publicacao-dados-abertos/
|
CIGA ? Comitê Interministerial de Governo Aberto |
Responsável por orientar a implementação e elaboração dos Planos de Ação do Brasil. O CIGA é composto por 18 ministérios e coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. |
http://www.cgu.gov.br/governoaberto/ciga.html
|
e-PING - arquitetura de interoperabilidade do governo eletrônico |
Conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. |
https://eping.governoeletronico.gov.br/
|
e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico |
Conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. |
https://emag.governoeletronico.gov.br/ |
e-vog: vocabulários e ontologias de Governo Eletrônico |
Conjunto de padrões, ferramentas e metodologias para possibilitar: o intercâmbio de informações com acordo semântico, a fim de viabilizar o pronto cruzamento de dados de diversas fontes; o uso de metodologias de modelagem conceitual como forma de elicitação do conhecimento tácito das áreas de negócio de governo. |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/ferramentas
|
VCGE - Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico |
O VCGE é um modelo esquemático para ser utilizado no elemento assunto.categoria (subject.category) do Padrão de Metadados do Governo Eletrônico. Objetiva tornar mais direta a apresentação dos serviços nos portais governamentais, que devem ter sua estrutura de diretório baseada nos indexadores do VCGE. |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/ferramentas
|
Portal da Transparência |
No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre o Poder Executivo federal, tais como gastos diretos do governo federal, transferências de recursos a estados e municípios, convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais, previsão e arrecadação de receitas e servidores do governo federal. |
http://www.transparencia.gov.br/
|
EGTI - Estratégia Geral de Tecnologia da Informação |
A EGTI é um instrumento de gestão do Sistema de Administração dos Recursos de tecnologia da informação (SISP), que traça a direção da tecnologia da informação (TI), além de subsidiar os órgãos do sistema na elaboração dos planejamentos de tecnologia da informação |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/EGTIC.pdf |
Plano de Ação da INDA |
Determina a necessidade de os órgãos instituírem seus respectivos Planos de Abertura de Dados com vistas a uma Política Nacional de Dados Abertos e institui os elementos mínimos do documento, bem como orienta que a abertura de dados deve observar a relevância para o cidadão. |
https://wiki.dados.gov.br/
|
INDA ? Infraestrutura Nacional de Dados Abertos |
Conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle necessários para atender às condições de disseminação e compartilhamento de dados e informações públicas no modelo de dados abertos, em conformidade com o disposto na e-PING. A INDA é a política do governo brasileiro para dados abertos. |
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/dados-abertos/infraestrutura-nacional-de-dados-abertos
|
Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA) |
O Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), criado no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados Aberto(INDA), para formular políticas, estabelecer diretrizes, coordenar e articular as ações de implantação da INDA, como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade, e em especial pelas diversas instâncias do setor público aos dados e informações públicas .Gerir o desenvolvimento do plano de ação da INDA e dos produtos da Infraestrutura; |
https://wiki.dados.gov.br/Comite-Gestor-da-INDA.ashx |
INDE ? Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais |
Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal. |
http://inde.gov.br/
|
Normas e Padrões da INDE |
Inclui normas técnicas de cartografia, perfil de metadadosgeoespaciais no Brasil, entre outros itens. |
https://www.inde.gov.br/NormasPadroes |
Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil |
Trata de padrões de metadados geoespacializados no Brasil. |
https://www.ibge.gov.br/geociencias/metodos-e-outros-documentos-de-referencia/normas/30717-perfil-de-metadados-geoespaciais-do-brasil.html?=&t=publicacoes
|
OGP - Open Government Partnership |
Iniciativa multilateral voluntária que busca melhorar o desempenho governamental, fomentar a participação cívica e melhorar a capacidade de resposta dos governos aos cidadãos por meio de abertura dos dados. |
http://www.opengovpartnership.org/
|
Relatório de Avaliação do 1º Plano (OGP) |
O relatório de progresso nacional avalia a implantação dos planos de ação e a evolução no cumprimento dos princípios de governo aberto, além de apresentar recomendações técnicas. O documento sobre o Brasil foi elaborado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46262
|
2º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP) |
O Brasil lançou o segundo Plano de Ação Nacional para Governo Aberto no dia 7 de maio de 2013. Ao todo, foram assumidos 52 compromissos, por 17 órgãos do governo federal. O plano buscou fortalecer o comprometimento do país com temas como transparência dos atos governamentais, prevenção e combate à corrupção. |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46273
|
Relatório de Avaliação do 2º Plano (OGP) |
Este documento tem como objetivo apresentar esclarecimentos e informações acerca dos comentários e questionamentos apresentados pelos cidadãos que participaram da consulta pública referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 2° Plano de Ação Nacional, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP). |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46247
|
3º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP) |
O 3º Plano de Ação do Brasil, assumido pelo Brasil perante a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP), é composto por 16 compromissos, os quais foram cocriados com o envolvimento de instituições da sociedade civil e do governo. O intuito do Plano é de fortalecer constantemente os princípios de transparência, participação cidadã, inovação, prestação de contas e responsabilização (accountability) que norteiam as ações da OGP. |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46254
|
Relatório de Avaliação do 3º Plano (OGP) |
O documento traz os comentários e solicitações de esclarecimentos referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 3º Plano de Ação Brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP). |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46283 |
4º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP) |
O 4º Plano de Ação do Brasil é composto por 11 compromissos, assumidos pelo Brasil perante a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP), os quais foram cocriados com o envolvimento de de 88 instituições (organizações da, órgãos da Administração Pública Federal, órgãos das Administrações Públicas Estaduais e Municipais). O intuito do Plano é de fortalecer constantemente os princípios de transparência, participação cidadã, inovação, prestação de contas e responsabilização (accountability) que norteiam as ações da OGP. |
https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/46277
|
Relatório de Avaliação do 4º Plano (OGP) |
O documento traz os comentários e solicitações de esclarecimentos referentes ao Relatório Final de Autoavaliação do 4º Plano de Ação Brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP). |
https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/a-ogp/planos-de-acao/4o-plano-de-acao-brasileiro/relatorio-de-autoavaliacao-final-4plano |
5º Plano de Ação - Parceria para Governo Aberto (OGP) |
O 5º Plano de Ação do Brasil, composto por 12 compromissos, é resultado desse comprometimento. A definição dos compromissos foi feita por meio de oficinas de cocriação realizadas em 72 encontros virtuais com o envolvimento de 141 pessoas, representantes de 79 instituições, sendo 41 organizações da sociedade civil e 38 órgãos e entidades da Administração Pública. A metodologia adaptada para o formato online foi capaz de garantir os debates entre os especialistas do governo e da sociedade, o que permitiu que atingíssemos os objetivos propostos. |
https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/a-ogp/planos-de-acao/5o-plano-de-acao-brasileiro
|
PEI - Planejamento Estratégico Institucional do ME |
Documento que institui e divulga o planejamento estratégico do MP. o PEI é um documento que se situa no nível estratégico, determinando as políticas e estratégias que governam a organização e definindo os principais objetivos a serem alcançados. |
https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/integra/estrategia-institucional
|
PETI ? Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (MP) |
Documento que institui o Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação no âmbito do MP. |
https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/237
|
PDTI ? Plano Diretor de Tecnologia da Informação (MP) |
Trata-se de instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação, com vistas a orientar o atendimento de necessidades tecnológicas e de informação de um órgão, entidade ou organização em determinado período. |
https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/223
|
Portal do Servidor - Gestão de Pessoas |
Novo sistema de gestão de pessoas do MP que substituirá o atual Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). O SIAPE é o sistema computacional que mantém as bases de dados do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) com as informações sobre os servidores públicos civis,a fim de subsidiar políticas de gestão de pessoas do governo federal. O SIPEC foi criado pelo Decreto n¿ 67.326/70. Integram o referido sistema o MP, que é seu órgão central, as coordenadorias-gerais de recursos humanos dos ministérios e as unidades de recursos humanos dos órgãos e das autarquias e fundações públicas. |
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas
|
Contribuições Recebidas
3 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal