Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PAB Brasil 2024
Órgão: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Setor: MMA - Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável
Status: Ativa
Abertura: 06/12/2024
Encerramento: 20/12/2024
Contribuições recebidas: 0
Responsável pela consulta: Departamento de Combate à Desertificação - DCDE
Contato: dcde@mma.gov.br
Resumo
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2024) é o principal instrumento para implementar a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei 13.153/2015). Com horizonte de 20 anos (2024-2043), o plano visa articular estratégias e ações para neutralizar a degradação da terra e mitigar os efeitos da seca, com reflexo na redução das vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das regiões mais afetadas do Brasil.
Dando continuidade ao Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN-Brasil 2004), o PAB-Brasil 2024 foi elaborado por meio de um processo participativo que envolveu consultas com setores da sociedade civil, instituições de ensino e órgãos governamentais, além de especialistas e pesquisadores. Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Plano integra saberes populares e acadêmicos e considera o envolvimento de jovens e mulheres como fundamentais para a construção de soluções inclusivas e adaptadas às realidades locais.
Alinhado aos compromissos internacionais, como a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), o plano busca reforçar a resiliência das populações afetadas, promover a conservação ambiental e fortalecer o desenvolvimento sustentável.
O plano está estruturado em cinco eixos temáticos:
1. Governança e Fortalecimento Institucional
2. Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação
3. Melhoria das Condições de Vida da População Afetada
4. Gestão Sustentável para a Neutralização da Degradação da Terra
5. Adaptação às Mudanças Climáticas e Mitigação dos Efeitos da Seca
Cada eixo abrange objetivos estratégicos que são transversais a este plano e a outras políticas públicas que visam promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, aliados à melhoria da qualidade de vida das populações afetadas, tendo a reforma agrária e a demarcação das terras de Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas como bases fundamentais para a conservação ambiental, desenvolvimento de resiliência e adaptação frente às mudanças climáticas.
O desenvolvimento do PAB-Brasil 2024 contou com uma ampla participação social, que incluiu 500 representantes da sociedade civil, 150 pesquisadores e 400 representantes de órgãos governamentais, totalizando quase 1200 participantes em dez seminários estaduais e quatro regionais realizados ao longo de 2024.
Os participantes dos seminários propuseram os objetivos estratégicos com a perspectiva de inclusão de práticas sustentáveis, tecnologias adaptativas e a valorização dos saberes tradicionais para mitigar os impactos da desertificação e secas, promovendo a resiliência das comunidades afetadas. Além disso, foi considerado a governança, a cooperação interinstitucional e a participação ativa das comunidades locais como fundamentais para construir soluções duradouras.
Esta consulta pública convida a sociedade a contribuir com sugestões e ajustes para os objetivos estratégicos, indicadores e metas de curto, médio e longo prazo de cada eixo temático. As contribuições recebidas serão essenciais para sua consolidação. Ao final do período de consulta, as sugestões serão avaliadas para a formulação da versão final do PAB-Brasil 2024.
ATENÇÃO:
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Conteúdo
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EIXO 1 - Gestão
da Informação, Pesquisa e Inovação
Objetivo 1.1 Fortalecer a governança da Política Nacional de Combate à Desertificação.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de reuniões Ordinárias da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD) |
4 reuniões Ordinárias (uma por ano) |
9 reuniões Ordinárias (uma por ano) |
8 reuniões Ordinárias (uma por ano) |
Número de aprovações e deliberações da CNCD |
· No mínimo, 6 deliberações no período; · Aprovação do PAB |
No mínimo, 18 deliberações no período; |
No mínimo, 16 deliberações no período |
Número de GTs e de Câmaras Técnicas criadas |
Criar pelo menos 3 GTs e duas Câmaras Técnicas |
Duas revisões do funcionamento dos GTs e Câmaras Técnicas |
Duas revisões do funcionamento dos GTs e Câmaras Técnicas |
Número de PAEs atualizados de maneira participativa nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais |
· Um projeto de apoio técnico, financeiro para a atualização dos PAEs; · 10 PAEs atualizados |
- |
- |
Número de Planos de Ações Regionais de Combate a Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca ou estaduais |
Pelo menos os 4 Planos criados (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) |
- |
- |
Quantidade de informes do Brasil para subsidiar a participação nas COPs e outros fóruns internacionais |
· No mínimo, 1 documento de ações implementadas e perspectivas futuras, de forma participativa (um para cada COP) · Relatar ODS 15.3 conforme cronograma da UNCCD (a cada quatro anos) |
No mínimo, 5 documentos de ações implementadas e perspectivas futuras, de forma participativa (um para cada COP) Relatar ODS 15.3 conforme cronograma da UNCCD (a cada quatro anos) |
· No mínimo, 4 documentos de ações implementadas e perspectivas futuras, de forma participativa (um para cada COP) · Relatar ODS 15.3 conforme cronograma da UNCCD (a cada quatro anos) |
Participação do ponto focal nacional (político e técnico), do correspondente científico e de um representante da sociedade civil nas COPs |
Participação do ponto focal nacional (político e técnico), do correspondente científico e de um representante da sociedade civil nas COPs em todas as COPs |
Participação do ponto focal nacional (político e técnico), do correspondente científico e de um representante da sociedade civil nas COPs em todas as COPs |
Participação do ponto focal nacional (político e técnico), do correspondente científico e de um representante da sociedade civil nas COPs em todas as COPs |
Objetivo 1.2 Regulamentar leis e políticas voltadas para o Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Pec n° 504/2010 que discorre sobre o reconhecimento dos biomas caatinga e cerrado como patrimônio nacional |
Aprovação da emenda até 2025 |
- |
- |
Legislações específicas para proteção dos biomas caatinga, cerrado, amazônia, pampa e pantanal |
5 projetos de leis apresentados |
5 projetos de leis aprovados e as leis promulgadas e implementadas |
Implementação das 5 leis |
Revisão e regulamentação da lei n° 13.153/2015, que discorre sobre a política nacional de combate a desertificação |
Revisão da lei |
Regulamentação da PNCD até 2028 |
- |
Número de políticas estaduais de combate a desertificação e/ou degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca elaboradas, revisadas e regulamentados |
· No mínimo, 2 políticas elaboradas; · No mínimo, 8 políticas revisadas; · No mínimo, 10 políticas regulamentadas |
|
|
Objetivo 1.3 Implantar um Sistema Nacional de Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Sistema nacional de combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Apresentação e aprovação do projeto de lei |
- |
- |
Conselho nacional de combate à desertificação e mitigação aos efeitos da seca |
Apresentação e aprovação do projeto de lei |
- |
- |
Objetivo 1.4 Fortalecer a estrutura governamental de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Secretaria Nacional de Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca |
Publicação da lei de alteração do Departamento de Combate à Desertificação em uma Secretaria Nacional de Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca |
- |
- |
Número de profissionais no quadro permanente no MMA trabalhando na temática de Combate à Desertificação |
No mínimo, 5 servidores |
No mínimo, 10 servidores |
No mínimo, 5 servidores |
Objetivo 1.5 Garantir orçamento para estruturação da PNCD e de seus instrumentos com gestão participativa e paritária.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Instrumento jurídico de criação do Fundo Nacional de Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca (FNCD) e instituição do seu conselho gestor de forma equitativa e paritária |
-
Mapeamento das fontes de recursos financeiros que irão compor o FNCD no
âmbito nacional e internacional; |
- |
- |
Número de reuniões e deliberações do Conselho Gestor do FNCD |
- |
- 18 reuniões ordinárias (considerando uma reunião por semestre a partir de 2027) |
- 16 reuniões ordinárias (considerando uma reunião por semestre a partir de 2027) |
Percentual de recursos financeiros aportados ao FNCD |
- |
- 100% das fontes de recursos identificadas compondo o FNCD |
- 100% das fontes de recursos identificadas compondo o FNCD |
Percentual de recursos financeiros do FNCD executados |
- |
- 100% das fontes de recursos do FNCD sendo executadas |
- 100% das fontes de recursos do FNCD sendo executadas |
Percentual de recursos financeiros do Fundo da Caatinga executados para implementação de ações de Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca |
- |
- 100% das fontes de recursos do Fundo Caatinga alocadas para o Combate a Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca sendo executadas |
- 100% das fontes de recursos do Fundo Caatinga alocadas para o Combate a Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca sendo executadas |
Número de estados das ASD que possuem Fundos específicos para o Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca ou que destinem parte dos recursos de outros fundos para tais fins |
- |
- 50% dos estados com áreas inseridas na ASD com os Fundos específicos para o Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca ou destinando parte dos recursos de outros fundos para tais fins |
· 100% dos estados com áreas inseridas na ASD com os Fundos específicos para o Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca ou destinando parte dos recursos de outros fundos para tais fins |
Recursos financeiros para o funcionamento da estrutura governamental de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente |
Previsão orçamentária nos Planos Plurianuais (PPAs) dos recursos necessários para o pleno funcionamento da estrutura governamental de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente |
Previsão orçamentária nos Planos Plurianuais (PPAs) dos recursos necessários para o pleno funcionamento da estrutura governamental de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente |
Previsão orçamentária nos Planos Plurianuais (PPAs) dos recursos necessários para o pleno funcionamento da estrutura governamental de Combate à Desertificação no Ministério do Meio Ambiente |
Objetivo 1.6 Criar um Grupo de Trabalho (GT) no MMA para propiciar sinergia às três convenções quadro da ONU: combate à desertificação, mudanças climáticas e diversidade biológica.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de reuniões do GT |
- Criação do GT até 2025; |
36 reuniões (2 por semestre) |
32 reuniões (2 por semestre) |
Número de ações conjuntas do GT |
No mínimo 2 ações |
No mínimo 9 ações |
No mínimo 8 ações |
Objetivo 1.7 Revisar ou criar leis e políticas que indiretamente atuam no combate à Desertificação e degradação da Terra e Mitigação aos Efeitos da Seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Instrumento jurídico que inclui a análise de risco e a prevenção à desertificação no processo de licenciamento ambiental e de outorgas dos empreendimentos passíveis de gerarem desertificação |
Proposta de instrumento jurídico para inclusão da análise de risco e a prevenção à desertificação no processo de licenciamento ambiental e de outorgas dos empreendimentos localizados nas ASD |
- Aprovação e implementação do instrumento jurídico |
- |
Instrumento jurídico para regulamentar a lei n° 14.119/2021, que institui a política nacional de pagamento por serviços ambientais, priorizando o pagamento para PIPCTAFs |
- Instrumento jurídico publicado e implementado |
- |
- |
Número de leis que visam disciplinar o uso de agrotóxicos e a expansão da monocultura regulamentadas |
- 40% das leis regulamentadas |
- 100% das leis regulamentadas |
- 100% das leis regulamentadas |
Instrumento jurídico de reconhecimento dos territórios camponeses a partir das normas estabelecidas pela declaração da assembleia geral da ONU de 17 de dezembro de 2018, que estabelece os direitos campesinos |
- Elaboração do instrumento jurídico |
- Promulgação e regulamentação do instrumento jurídico |
- |
Número de marcos regulatórios para instalação e operação de megaempreendimentos da agropecuária, energia e mineração |
- 1
marco regulatório para instalação e operação de mega empreendimentos da
agropecuária elaborado; |
- 1
marco regulatório para instalação e operação de mega empreendimentos da
agropecuária aprovado e implementado; |
- |
Objetivo 1.8 Fortalecer o monitoramento e o controle social sobre as ações do PAB.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de relatórios de acompanhamento das ações implementadas que foram indicadas no PAB |
3 relatórios a nível nacional (um por ano) |
9 relatórios a nível nacional (um por ano) |
8 relatórios a nível nacional (um por ano) |
Número de ações de comunicação social do PAB |
- Elaboração das estratégias de comunicação
social do PAB |
40% das ações previstas executadas |
30% das ações previstas executadas |
EIXO 2 - Gestão da Informação, Pesquisa e Inovação
Objetivo 2.1 Incluir na formação de professores a temática de combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de cursos de formação de professores com disciplinas que contemplem o tema |
No mínimo, 30% dos cursos contendo disciplinas voltadas para a temática |
No mínimo, 60% dos cursos contendo disciplinas voltadas para a temática |
No mínimo, 100% dos cursos contendo disciplinas voltadas para a temática |
Número de cursos de especialização voltadas ao combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Criação de, pelo menos, três cursos de especializações na temática |
Criação de, pelo menos, cinco cursos de especializações na temática |
Criação de, pelo menos, cinco cursos de especializações na temática |
Número de cursos de pós-graduação com linhas de pesquisa voltadas ao combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Criação de duas linhas de pesquisa |
Criação de três linhas de pesquisa |
Criação de duas linhas de pesquisa |
Objetivo 2.2 Fomentar o ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica sobre a desertificação, degradação da terra e efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de congressos, simpósios ou eventos que integrem o conhecimento científico e o saber popular que contemplem o combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Apoio financeiro de, ao menos, 6 eventos que contemplem essa temática (1 semestralmente) |
Apoio financeiro de, ao menos, 18 eventos que contemplem essa temática |
Apoio financeiro de, ao menos, 16 eventos que contemplem essa temática |
Número de materiais didáticos sobre o combate a desertificação e degradação e mitigação aos efeitos da seca |
Apoio a construção de um conjunto de material didático gráfico, como livretos, jogos de tabuleiro etc., para ampla divulgação |
Apoio a construção de dois conjuntos de material didático gráfico, como livretos, jogos de tabuleiro etc., para ampla divulgação |
Apoio a construção de dois conjuntos de material didático gráfico, como livretos, jogos de tabuleiro etc., para ampla divulgação |
Número de materiais didáticos audiovisuais sobre o combate à desertificação e degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Apoio a construção de um conjunto de material didático audiovisual, como vídeos, rádios, podcasts etc., para ampla divulgação |
Apoio a construção de dois conjuntos de material didático audiovisual, como vídeos, jogos eletrônicos, podcasts etc., para ampla divulgação |
Apoio a construção de dois conjuntos de material didático audiovisual, como vídeos, jogos eletrônicos, podcasts etc., para ampla divulgação |
Rede de pesquisadores e pesquisadoras que trabalham com a desertificação, degradação e mitigação aos efeitos da seca |
Criação de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras |
- |
- |
Número de pesquisadores permanentes nos centros nacionais de referência em pesquisas e tecnologias, especialmente os localizados nas ASD e Entorno, e trabalhando na temática de combate a degradação e desertificação e mitigação aos efeitos da seca |
Ampliação de, ao menos, 50% do corpo técnico nos centros nacionais de referência de pesquisa e tecnologia |
Ampliação de, ao menos, 30% do corpo técnico nos centros nacionais de referência de pesquisa e tecnologia |
Ampliação de, ao menos, 30% do corpo técnico nos centros nacionais de referência de pesquisa e tecnologia |
Quantidade de editais de pesquisa e extensão voltados à temática |
No mínimo, 1 edital de pesquisa e extensão voltados à temática a partir de agências de fomento nacional e estadual |
No mínimo, 3 editais de pesquisa e extensão voltados à temática a partir de agências de fomento nacional e estadual |
No mínimo, 3 editais de pesquisa e extensão voltados à temática a partir de agências de fomento nacional e estadual |
Objetivo 2.3 Fortalecer as estratégias de comunicação popular sobre o combate à desertificação e degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de campanhas nacionais realizadas |
Três campanhas (uma por ano) |
Nove campanhas (uma por ano) |
Oito campanhas (uma por ano) |
Número de usuários que tiveram acesso |
A criação de uma plataforma de comunicação |
Manutenção e atualização da plataforma |
Manutenção e atualização da plataforma |
Objetivo 2.4 Reativar o Sistema de Alerta Precoce de Desertificação e Secas (SAP), congregando diferentes bases de dados e com interface amigável, iterativo e para diversos públicos.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de webinários |
Seis webinários para popularização da plataforma para as secretarias estaduais e municipais das ASD e entorno e sociedade civil |
Nove webinários para popularização da plataforma para as secretarias estaduais e municipais das ASD e entorno e sociedade civil |
Oito webinários para popularização da plataforma para as secretarias estaduais e municipais das ASD e entorno e sociedade civil |
Número de relatórios de alerta emitidos |
Um relatório por mês |
Um relatório por mês |
Um relatório por mês |
Objetivo 2.5 Fortalecer as redes das estações meteorológicas, pluviométricas, fluviométricas e de águas subterrâneas do país.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de estações meteorológicas, pluviométricas, fluviométricas e de águas subterrâneas do país mapeadas e integradas ao banco de dados |
60% das redes das estações mapeadas e integradas, permitindo amplo e fácil acesso aos dados. |
100% das redes das estações mapeadas e integradas, permitindo amplo e fácil acesso aos dados. |
100% das redes das estações mapeadas e integradas, permitindo amplo e fácil acesso aos dados. |
Recursos financeiros para integração das redes de estações meteorológicas, pluviométricas, fluviométricas e de águas subterrâneas. |
Mapeamento, captação e execução de 40% do recurso financeiro necessário. |
Mapeamento, captação e execução de 70% do recurso financeiro necessário. |
Mapeamento, captação e execução de 100% do recurso financeiro necessário. |
Número de instituições participando do banco de dados |
INPE, CEMADEN, CPTEC, ANA E INMET participando |
Todas as agências estaduais da asd + entorno participando |
Todas as agências federais e estaduais participando |
Ampliação e qualificação das estações de meteorológicas, fluviométricas e de águas subterrâneas |
|
Pelo menos, 1 estação pluviométrica a cada 30 km², 1 estação meteorológica a cada 200 km², 1 estação fluviométrica a cada bacia ottocodificada de nível 4, 1 estação de água subterrânea em cada município que tenha aquífero |
Manutenção de toda infraestrutura de equipamentos instaladas em pleno funcionamento |
EIXO 3 - Melhoria das condições de vida da população afetada
Objetivo 3.1 Garantir a demarcação, regularização e titularização fundiária e a desintrusão dos territórios quilombolas, povos indígenas, comunidades de fundo de pasto e demais Povos e Comunidades Tradicionais (PCT).
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Quantidade de territórios indígenas reconhecidos e demarcados |
Reconhecimento e demarcação de 50% dos territórios dos povos indígenas com processos legais em andamento até 2024 |
-
Reconhecimento e demarcação de 100% dos territórios dos povos indígenas com
processo legais em andamento até 2036; |
Reconhecimento e demarcação de 100% dos territórios dos povos indígenas com processo legal em andamento até 2036. |
Quantidade de territórios quilombolas reconhecidos e titularizados |
Reconhecimento e titularização de 50% dos territórios quilombolas com processos legais em andamento até 2024 |
- Reconhecimento
e titularização de 100% dos territórios quilombolas com processo legais em
andamento até 2036; |
Reconhecimento e titularização de 100% dos territórios quilombolas com processo legal em andamento até 2036. |
Quantidade de territórios e maretórios de PCT reconhecidos e demarcados ou titularizados |
Reconhecimento e demarcação e/ou titularização de 50% dos territórios e maretórios de PCT com processos legais em andamento até 2024 |
-
Reconhecimento e demarcação e/ou titularização de 100% dos territórios e
maretórios de PCT com processo legais em andamento até 2036; |
Reconhecimento e demarcação e/ou titularização de 100% dos territórios e maretórios de PCT com processo legal em andamento até 2036. |
Quantidade de comunidades de fundo de pasto reconhecidos, demarcados e titularizados |
Desapropriação de terras, regularização e titularização de 50% dos territórios de comunidades de fundo de pasto com processos legais em andamento até 2024 |
-
Desapropriação de terras, regularização e titularização de 100% das
comunidades de fundo de pasto com processo legais em andamento até 2036; |
Desapropriação de terras, Regularização e Titularização de 100% dos territórios de comunidades de fundo de pasto com processo legal em andamento até 2036. |
Quantidade de identidades de PCT reconhecidas |
Reconhecimento de 50% das identidades de PCT com processos legais em andamento até 2024 |
-
Reconhecimento de 100% das identidades de PCT com processos legais em
andamento até 2036 |
Reconhecimento de 100% das identidades de PCT com processos legais em andamento até 2036 |
Percentual dos recursos destinados para regularização fundiária |
Aumento de 10% no valor orçamentário do INCRA e FUNAI para o período de 2023-2024 |
Aumento de 30% no valor orçamentário do INCRA e FUNAI para o período de 2024-2027 |
Aumento de 30% no valor orçamentário do INCRA e FUNAI para o período de 2028-2036 |
Tempo para execução do processo de demarcação ou titularização dos territórios e maretórios |
Reduzir em 30% o tempo para tramitação dos processos de demarcação ou titularização dos territórios e maretórios |
Reduzir em 50% o tempo para tramitação dos processos de demarcação ou titularização dos territórios e maretórios |
Reduzir em 50% o tempo para tramitação dos processos de demarcação ou titularização dos territórios e maretórios |
Objetivo 3.2 Garantir o acesso à terra pela reforma agrária respeitando a função social, ecológica e econômica da terra.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de propriedades identificadas passíveis de reforma agrária |
Mapeamento em 10% dos municípios com maior demanda para reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Mapeamento em 50% dos municípios com maior demanda para reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
100% dos municípios mapeados para fins de reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de famílias assentadas com propriedades titularizadas, priorizando o título de posse em nome do cônjuge |
30% dos assentamentos titularizados presentes nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
60% dos assentamentos titularizados presentes nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
100% dos assentamentos titularizados presentes nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Quantidade de famílias acampadas incluídas na Relação de Beneficiários do INCRA |
50% de famílias acampadas incluídas na lista de beneficiários da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e efeitos da seca. |
100% de famílias acampadas incluídas na lista de beneficiários da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e efeitos da seca. |
100% de famílias acampadas incluídas na lista de beneficiários da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e efeitos da seca. |
Quantidade de estabelecimentos rurais da agricultura familiar escriturados |
Liberação de recursos para agilizar o processo de escrituração de 50% dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Liberação de recursos para agilizar o processo de escrituração de 80% dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Liberação de recursos para agilizar o processo de escrituração de 100% dos estabelecimentos rurais de agricultura familiar nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Quantidade de jovens e mulheres acessando a política do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) |
50% dos recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) destinados aos jovens e às mulheres nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
50% dos recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) destinados aos jovens e às mulheres nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
50% dos recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) destinados aos jovens e às mulheres nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Quantidade de projetos que garantam água para promoção da segurança alimentar nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
- 100% dos
novos assentamentos com garantia de água para promoção da segurança
alimentar; |
- 100% dos
novos assentamentos com garantia de água para promoção da segurança
alimentar; |
- 100% dos novos assentamentos com garantia de água para promoção da segurança alimentar; |
Número de assentamentos com acompanhamento de ATER para criação de arranjos produtivos agroecológicos |
No mínimo, 30% dos assentamentos da reforma agrária com acompanhamento de ATER para criação de arranjos produtivos nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
100% dos assentamentos da reforma agrária com acompanhamento de ATER para criação de arranjos produtivos nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
100% dos assentamentos da reforma agrária com acompanhamento de ATER para criação de arranjos produtivos nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca. |
Porcentagem de agricultores que receberam Certificado de Agricultura Familiar |
50% dos agricultores familiares certificados |
100% dos agricultores familiares certificados |
100% dos agricultores familiares certificados |
Número de propriedade advindas da reforma agrária tendo as mulheres como beneficiarias |
No mínimo, 50% dos beneficiários da reforma agrária sendo mulheres |
No mínimo, 50% dos beneficiários da reforma agrária sendo mulheres |
No mínimo, 50% dos beneficiários da reforma agrária sendo mulheres |
Quantidade de assentamentos com infraestrutura básica adequada, como estrada, moradia, energia elétrica, escolas, lazer, postos de saúde e saneamento básico |
- 100% dos
novos assentamentos localizados em territórios vulneráveis impactados pela
desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca com infraestrutura
básica |
- 100% dos
novos assentamentos localizados em territórios vulneráveis impactados pela
desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca com infraestrutura
básica |
- 100% dos
novos assentamentos localizados em territórios vulneráveis impactados pela
desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca com infraestrutura
básica |
Quantidade de municípios com adesão ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) |
Adesão de, no mínimo, 30% dos municípios, que possuem demanda de reforma agrária, ao PNCF |
Adesão de, no mínimo, 50% dos municípios, que possuem demanda de reforma agrária, ao PNCF |
Adesão de 100% dos municípios, que possuem demanda de reforma agrária, ao PNCF |
Quantidade de famílias que passaram por curso de educação financeira e inclusão bancária |
10% de famílias assentadas em territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca capacitadas por curso de educação financeira e inclusão bancária |
30% de famílias assentadas em territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca capacitadas por curso de educação financeira e inclusão bancária |
50% de famílias assentadas em territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca capacitadas por curso de educação financeira e inclusão bancária |
Tempo para execução do processo de titularização dos assentamentos da reforma agrária |
Reduzir em 30% o tempo para execução do processo de titularização dos assentamentos da reforma agrária |
Reduzir em 50% o tempo para execução do processo de titularização dos assentamentos da reforma agrária |
Reduzir em 50% o tempo para execução do processo de titularização dos assentamentos da reforma agrária |
Objetivo 3.3 Garantir Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)continuada, contextualizada, multidisciplinar, agroecológica, inclusiva, feminista e antirracista.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Quantidade de agricultores familiares atendidas por assistência técnica, priorizando mulheres, jovens e idosos |
No
mínimo 30% das Famílias agricultoras atendidas por ATER nos territórios
Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da
seca |
No
mínimo 60% das Famílias agricultoras atendidas por ATER nos territórios
Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da
seca |
100% das
Famílias agricultoras atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis
impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
Quantidade de povos indígenas agricultores atendidas por assistência técnica |
No mínimo 50% dos povos indígenas agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
100% dos povos indígenas agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
100% dos povos indígenas agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
Quantidade de Quilombolas e demais PCT atendidas por assistência técnica |
No mínimo 50% dos Quilombolas e demais PCT agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
100% dos Quilombolas e demais PCT agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
100% dos Quilombolas e demais PCT agricultores atendidas por ATER nos territórios Vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e efeitos da seca |
Quantidade de reuniões com agências de crédito para melhorar o acesso ao PRONAF |
Uma reunião realizada por ano nos municípios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Duas reuniões realizada por ano nos municípios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Duas reuniões realizada por ano nos municípios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de famílias acessando o PRONAF |
20% das Famílias atendidas pelo PRONAF nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
40% das Famílias atendidas pelo PRONAF nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
60% das Famílias atendidas pelo PRONAF nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de projetos PRONAF para os públicos específicos (mulheres, jovens, idosos, povos indígenas, quilombolas e demais PCT) |
No mínimo 50% do total de projetos executados pelo PRONAF para os públicos específicos (mulheres, jovens, idosos, povos originários, quilombolas e demais PCT) nos territórios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% do total de projetos executados pelo PRONAF para os públicos específicos (mulheres, jovens, idosos, povos originários, quilombolas e demais PCT) nos territórios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% do total de projetos executados pelo PRONAF para os públicos específicos (mulheres, jovens, idosos, povos originários, quilombolas e demais PCT) nos territórios vulneráveis impactados por desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de agricultores familiares fornecendo alimentos para PAA e PNAE |
No mínimo 50% das famílias agricultoras fornecendo alimentos para PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% das famílias agricultoras fornecendo alimentos para PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% das famílias agricultoras fornecendo alimentos para PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Número de famílias atendidas por técnicos (as) contratados (as) de ATER, para cumprir metas com qualidade de atendimento |
No máximo, 100 famílias atendidas por técnico de ATER nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No máximo, 50 famílias atendidas por técnico de ATER nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No máximo, 30 famílias atendidas por técnico de ATER nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Número de formações para técnicos e gestores da extensão rural em temáticas de certificação orgânica e convivência com as especificidades climáticas e ambientais dos territórios |
Três formações ofertadas por ano para a equipe técnica |
Quatro formações ofertadas por ano para a equipe técnica |
Cinco formações ofertadas por ano para a equipe técnica |
Objetivo 3.4 Garantir a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Quantidade de famílias com acesso ao Programa Bolsa Família |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no Programa Bolsa Família nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no Programa Bolsa Família nos territórios vulneráveis ASD |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no Programa Bolsa Família nos territórios vulneráveis ASD |
Quantidade de famílias recebendo alimento do PAA |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no PAA registradas no CadÚnico nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no PAA registradas no CadÚnico nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Atendimento de 100% das famílias elegíveis no PAA registradas no CadÚnico nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia inseridos na merenda escolar |
No mínimo 20% dos itens inseridos na merenda escolar oriundos da sociobiodiversidade e da agroecologia |
No mínimo 20% dos itens inseridos na merenda escolar oriundos da sociobiodiversidade e da agroecologia |
No mínimo 20% dos itens inseridos na merenda escolar oriundos da sociobiodiversidade e da agroecologia |
Quantidade de estabelecimentos da agricultura familiar comercializando para os programas PAA e PNAE |
No mínimo 30% dos estabelecimentos da agricultura familiar participando do PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 40% dos estabelecimentos da agricultura familiar participando do PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% dos estabelecimentos da agricultura familiar participando do PAA e PNAE nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de estabelecimentos da agricultura familiar com práticas agroecológicas implantadas |
No mínimo 20% dos estabelecimentos da agricultura familiar utilizando práticas de base agroecológicas nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 30% dos estabelecimentos da agricultura familiar utilizando práticas de base agroecológicas nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% dos estabelecimentos da agricultura familiar utilizando práticas de base agroecológicas nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Número de feiras criadas para comercialização de produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade |
No mínimo uma feira criada por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo uma feira criada por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo uma feira criada por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Escala brasileira de insegurança alimentar (EBIA) |
No máximo a EBIA de 20% nos municípios/estados impactados pelo processo de desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No máximo a EBIA de 15% nos municípios/estados impactados pelo processo de desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
EBIA nos municípios/estados impactados pelo processo de desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca, igual a média nacional |
Quantidade de instituições públicas comprando os alimentos produzidos por PIPCTAFs |
No mínimo 20% das Instituições públicas comprando os alimentos produzidos por PIPCTAFs nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 30% das Instituições públicas comprando os alimentos produzidos por PIPCTAFs nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo 50% das Instituições públicas comprando os alimentos produzidos por PIPCTAFs nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Número de casas de sementes crioulas criadas |
No mínimo uma casa de sementes crioulas criadas por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo uma casa de sementes crioulas criadas por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
No mínimo uma casa de sementes crioulas criadas por município nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Objetivo 3.5 Fortalecer os programas de educação voltados a públicos específicos: PRONERA, EJA, EJA Campo, Educação Quilombola e de Povos indígenas.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo 2037-2043) |
Quantidade de alunos em cursos financiados pelo PRONERA |
Ampliação de 20% do total de vagas ofertados para os assentados da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Ampliação de 50% do total de vagas ofertadas até 2027 para os assentados da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Ampliação 50% do total de vagas ofertados até 2036 para os assentados da reforma agrária nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca |
Quantidade de alunos formados pelo EJA |
50% dos jovens e adultos em atraso escolar dos municípios nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca formados |
100% dos jovens e adultos em atraso escolar dos municípios nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca formados |
- |
Quantidade de escolas com educação contextualizada para as comunidades de PIPCTAFs |
30% dos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca atendidos por escolas com educação contextualizada aos PIPCTAFs |
60% dos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca atendidos por escolas com educação contextualizada aos PIPCTAFs |
100% dos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca atendidos por escolas com educação contextualizada aos PIPCTAFs |
Objetivo 3.6 Construir creches para atender as comunidades rurais nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e Efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Quantidade de creches construídas em comunidades rurais |
Ampliação em, no mínimo, 30% do número de creches disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Ampliação em, no mínimo, 60% do número de creches disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Ampliação 100% do número de creches disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Objetivo 3.7 Ampliar o número das Escolas Família Agrícola (EFAs) e Escolas Técnico Agrícola (ETAs) para fortalecimento da identidade, pertencimento do sujeito e atendimento as populações vulnerabilizadas pela desertificação, degradação e impactadas pelos efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de escolas construídas/ Reformadas |
Ampliação em 30% do número de escolas família agrícola (EFAs) e escolas técnico agrícola (ETAs) disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Ampliação 60% do número de EFAs e ETAs disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Ampliação 100% do número de EFAs e ETAs disponíveis nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Quantidade de profissionais da educação |
Acréscimo de 30% do quadro de profissionais da educação nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Acréscimo de 60% do quadro de profissionais de educação nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Acréscimo de 100% do quadro de profissionais de educação nos territórios vulneráveis impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca referente ao quantitativo de 2024 |
Objetivo 3.8 Garantir o direito à moradia digna urbana e rural às pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Valor destinado à construção de residências pelo programa minha casa minha vida, incorporando o conforto ambiental |
Aumento em 15% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Aumento em 30% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Aumento em 40% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Quantidade de residências reformadas para adaptação ao conforto ambiental |
Aumento em 15% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Aumento em 30% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Aumento em 40% do valor dos recursos investidos pelo Minha Casa Minha Vida (rural e urbano) nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Objetivo 3.9 Ampliar a segurança pública rural com a inclusão de agentes femininos nos territórios vulnerabilizados pela desertificação, degradação e impactadas pelos efeitos da seca.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de municípios atendidos por segurança pública rural |
Atendimento de, no mínimo, 30% dos municípios com maiores índices de criminalidade nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Atendimento de, no mínimo, 50% dos municípios com maiores índices de criminalidade nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Atendimento de, no mínimo, 70% dos municípios com maiores índices de criminalidade nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca |
Percentual de equipes de segurança pública rural com agentes femininos |
No mínimo, 50% das equipes de segurança pública rural existentes contendo agentes femininos para atuarem nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca, especialmente naqueles com maiores índices de violência doméstica. |
100% das equipes de segurança pública rural existentes contendo agentes femininos para atuarem nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca, especialmente naqueles com maiores índices de violência doméstica. |
100% das equipes de segurança pública rural existentes contendo agentes femininos para atuarem nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca. |
Percentual de equipes com veículos e equipamentos adequados |
100% das equipes de segurança pública rural com veículos e equipamentos adequados nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca. |
100% das equipes de segurança pública rural com veículos e equipamentos adequados nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca. |
100% das equipes de segurança pública rural com veículos e equipamentos adequados nos municípios inseridos nos territórios vulneráveis em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca. |
Objetivo 3.10 Ampliar o acesso à saúde pública, especialmente da população rural, em diferentes especialidades médicas, incluindo práticas integrativas e complementares, respeitando gênero, raça e etnia, e valorizando os saberes populares.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de atendimento as populações inseridas nos territórios vulneráveis e afetados pela desertificação, degradação da terra e as secas. |
Ampliação em, no mínimo, 10% dos atendimentos realizados no ano de 2024 |
Ampliação em, no mínimo, 20% dos atendimentos realizados no ano de 2027 |
Ampliação em, no mínimo, 30% dos atendimentos realizados no ano de 2036 |
Percentual de profissionais de diferentes especialidades da saúde física e mental para atendimento das pessoas residentes em territórios vulneráveis e afetados pela desertificação, degradação da terra e as secas. |
Ampliação em, no mínimo, 20% do quadro de profissionais com base no quantitativo de 2024 |
Ampliação em, no mínimo, 30% do quadro de profissionais com base no quantitativo de 2027 |
Ampliação em, no mínimo, 40% do quadro de profissionais com base no quantitativo de 2036 |
Recurso destinado para implementação e recuperação de unidades de saúde pública, visando o atendimento com abordagem integrativa, complementar e respeitando os saberes populares. |
Ampliação em, no mínimo, 20% dos recursos destinados para implementação e recuperação das unidades de saúde, com base no quantitativo de 2024 |
Ampliação em, no mínimo, 30% dos recursos destinados para implementação e recuperação das unidades de saúde, com base no quantitativo de 2027 |
Ampliação em, no mínimo, 40% dos recursos destinados para implementação e recuperação das unidades de saúde, com base no quantitativo de 2036 |
Objetivo 3.11 Criar protocolos para diagnosticar doenças derivadas do uso de agrotóxicos e decorrentes do funcionamento de parques de energias renováveis.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Protocolo para identificação de doenças derivadas do uso de agrotóxicos |
Até dezembro de 2025 apresentação do modelo de protocolo a ser utilizado |
Implementação do protocolo |
Implementação do protocolo |
Protocolo para identificação doenças decorrentes do funcionamento de parques de energias renováveis |
Até dezembro de 2025 apresentação do modelo de protocolo a ser utilizado |
Implementação do protocolo |
Implementação do protocolo |
Objetivo 3.12 Garantir a autonomia energética para a população brasileira, sobretudo para segmentos mais vulneráveis.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de recursos investidos em energias renováveis comunitárias e familiares |
Aumento em 10% do valor dos recursos do proinfa nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca, tendo como base o quantitativo de 2024 |
Aumento em 20% do valor dos recursos do proinfa nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca, tendo como base o quantitativo de 2027 |
Aumento em 30% do valor dos recursos do proinfa nos territórios em situação de vulnerabilidade em áreas impactadas pela desertificação, degradação da terra e pelos efeitos da seca, tendo como base o quantitativo de 2036 |
Percentual de famílias rurais elegíveis no programa bolsa família com equipamentos de energias renováveis em funcionamento |
No mínimo, 10% do público-alvo que estão inseridos nos territórios vulneráveis e impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca, sendo atendidos |
No mínimo, 20% do público-alvo que estão inseridos nos territórios vulneráveis e impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca, sendo atendidos |
No mínimo, 30% do público-alvo que estão inseridos nos territórios vulneráveis e impactados pela desertificação, degradação da terra e aos efeitos da seca, sendo atendidos |
Número de famílias rurais e representantes de associações comunitárias capacitados em tecnologias sociais produtoras de energia e equipamentos de energias renováveis |
100% do público-alvo, beneficiado pelas tecnologias sociais e equipamentos de energias renováveis, capacitado |
100% do público-alvo, beneficiado pelas tecnologias sociais e equipamentos de energias renováveis, capacitado |
100% do público-alvo, beneficiado pelas tecnologias sociais e equipamentos de energias renováveis, capacitado |
Objetivo 3.13 Incentivar o turismo ecológico e cultural de forma sustentável.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de festivais e/ou feiras de cultura e patrimônio artístico |
Pelo menos, 20% dos municípios com festivais e/ou feiras de cultura e patrimônio artístico |
Pelo menos, 20% dos municípios com festivais e/ou feiras de cultura e patrimônio artístico |
Pelo menos, 20% dos municípios com festivais e/ou feiras de cultura e patrimônio artístico |
Número de rotas turísticas |
Mapeamento de áreas com potencialidade para rotas turísticas |
Pelos menos, 30% das novas rotas mapeadas com maior potencialidade recebendo recursos |
Pelos menos, 50% das novas rotas mapeadas com maior potencialidade recebendo recursos |
Número de cursos de capacitação para os artesãos para agregar valor aos produtos |
Pelo menos, 1 curso anual de capacitação nos municípios |
Pelo menos, 1 curso anual de capacitação nos municípios |
Pelo menos, 1 curso anual de capacitação nos municípios |
Objetivo 3.14 Ampliar agroindústrias comunitárias na perspectiva de economia popular e solidária.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de projetos de agroindústrias familiares e comunitários destinados a mulheres e jovens |
No mínimo, 50% dos projetos aprovados para mulheres e jovens |
No mínimo, 50% dos projetos aprovados para mulheres e jovens |
No mínimo, 50% dos projetos aprovados para mulheres e jovens |
Percentual de técnicos capacitados para assessorar as agroindústrias comunitárias |
No mínimo, 10% dos técnicos de ater capacitados em assessoria administrativa e certificação |
No mínimo, 20% dos técnicos de ater capacitados em assessoria administrativa e certificação |
No mínimo, 20% dos técnicos de ater capacitados em assessoria administrativa e certificação |
Percentual de agroindústrias certificadas para comercializarem em diferentes mercados |
No mínimo, 20% das agroindústrias certificadas para comercialização |
No mínimo, 50% das agroindústrias certificadas para comercialização |
No mínimo, 100% das agroindústrias certificadas para comercialização |
Objetivo 3.15 Incentivar a criação de hortas comunitárias em ambiente urbano e periurbano.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Recursos destinados para implementação de hortas comunitárias |
No mínimo, 20% do recurso do programa nacional de agricultura urbana e periurbana destinado aos municípios impactados pela desertificação, degradação da terra e/ou efeitos da seca |
No mínimo, 20% do recurso do programa nacional de agricultura urbana e periurbana destinado aos municípios impactados pela desertificação, degradação da terra e/ou efeitos da seca |
No mínimo, 20% do recurso do programa nacional de agricultura urbana e periurbana destinado aos municípios impactados pela desertificação, degradação da terra e/ou efeitos da seca |
Número de famílias atendidas por técnicos contratados de ater para assessoria e certificação em hortas comunitárias |
No máximo, 100 famílias atendidas por técnicos de ater |
No máximo, 70 famílias atendidas por técnicos de ater |
No máximo, 50 famílias atendidas por técnicos de ater |
Objetivo 3.16 Fomentar a mecanização apropriada à agricultura familiar.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de famílias agricultoras atendidas por recurso a fundo perdido |
No mínimo, 10% das famílias atendidas pelo pronaf recebendo o recurso |
No mínimo, 20% das famílias atendidas pelo pronaf recebendo o recurso |
No mínimo, 30% das famílias atendidas pelo pronaf recebendo o recurso |
Percentual de famílias agricultoras capacitadas para uso e manutenção de maquinários agrícolas |
100% das famílias que receberam recurso sendo capacitadas |
100% das famílias que receberam recurso sendo capacitadas |
100% das famílias que receberam recurso sendo capacitadas |
Objetivo 3.17 Fomentar infraestrutura de beneficiamento e estocagem da produção.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de comunidades atendidas com infraestruturas de beneficiamento e estocagem |
No mínimo, 10% das comunidades contempladas com infraestruturas de beneficiamento e estocagem |
No mínimo, 20% das comunidades contempladas com infraestruturas de beneficiamento e estocagem |
No mínimo, 30% das comunidades contempladas com infraestruturas de beneficiamento e estocagem |
Percentual de agricultores capacitados para beneficiamento e estocagem de produção agrícola |
100% das famílias que receberam infraestruturas de beneficiamento e estocagem sendo capacitadas |
100% das famílias que receberam infraestruturas de beneficiamento e estocagem sendo capacitadas |
100% das famílias que receberam infraestruturas de beneficiamento e estocagem sendo capacitadas |
EIXO 4 - Gestão sustentável para neutralização da degradação da terra
Objetivo 4.1 Fortalecer ações de fiscalização com foco em atingir o desmatamento zero.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de imóveis rurais com CAR declarados e validados |
- 100% dos imóveis rurais com dados da
propriedade declarados no CAR; |
- 100% dos imóveis rurais com dados da
propriedade declarados no CAR; |
- 100% dos imóveis rurais com dados da
propriedade declarados no CAR; |
Percentual de técnicos, analistas e agentes ambientais para atuarem prioritariamente nos locais com alto índice de desmatamento |
Expansão de, no mínimo, 10% do quadro de servidores permanentes, por meio de concurso público, com base no quantitativo de 2024 |
Expansão de, no mínimo, 30% do quadro de servidores permanentes, por meio de concurso público, com base no quantitativo de 2027 |
Expansão de, no mínimo, 30% do quadro de servidores permanentes, por meio de concurso público, com base no quantitativo de 2036 |
Percentual de propriedades com alerta emitido pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) vistoriadas pelos Ministérios Públicos (MPs) e órgãos ambientais |
No mínimo, 30% das propriedades com alerta de desmatamento ilegal fiscalizadas |
No mínimo, 60% das propriedades com alerta de desmatamento ilegal fiscalizadas |
100% das propriedades com alerta de desmatamento ilegal fiscalizadas |
Objetivo 4.2 Fortalecer as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de municípios com alta frequência de alertas de incêndios com legislação específica para a criação e manutenção de brigadas voluntárias |
No mínimo, 30% dos municípios com legislação aprovada |
No mínimo, 50% dos municípios com legislação aprovada |
100% dos municípios com legislação aprovada |
Percentual de municípios com alta frequência de alertas de incêndios com brigadas voluntárias criadas |
No mínimo, 10% dos municípios com brigadas voluntárias criadas |
No mínimo, 25% dos municípios com brigadas voluntárias criadas |
No mínimo, 50% dos municípios com brigadas voluntárias criadas |
Percentual de municípios com alta frequência de alertas de incêndios com unidades do corpo de bombeiros |
No mínimo, 10% dos municípios com unidades de corpo de bombeiro |
No mínimo, 20% dos municípios com unidades de corpo de bombeiro |
No mínimo, 30% dos municípios com unidades de corpo de bombeiro |
Objetivo 4.3 Implementar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), conforme a Lei 14.119/2021.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de beneficiários do pagamento por serviços ambientais |
- |
- 100%
dos PIPCTAFs potencialmente provedores de serviços ambiental registrados no
Cadastro Nacional de PSA; |
- 100%
dos potenciais provedores de serviços ambiental registrados no Cadastro
Nacional de PSA; |
Objetivo 4.4 Ampliar as unidades de conservação, priorizando os biomas com menor percentual de área protegida.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de áreas protegidas |
- no
mínimo, 30% da amazônia com áreas protegidas |
- no
mínimo, 35% da amazônia com áreas protegidas |
- no
mínimo, 40% da amazônia com áreas protegidas |
Objetivo 4.5 Consolidar a gestão de territórios saudáveis e sustentáveis.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Percentual de territórios de comunidades rurais, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares (PIPCTAFs) com planos de gestão sustentável elaborados e implementados, com participação ativa das comunidades locais, incluindo agricultores familiares, mulheres, juventude e pessoas idosas e que contemplem a temática de combate à desertificação, degradação da terra e mitigação aos efeitos da seca |
Implementar planos de gestão sustentável em 10% dos territórios identificados |
Implementar planos de gestão sustentável em 50% dos territórios identificados |
Implementar planos de gestão sustentável em 100% dos territórios identificados |
Objetivo 4.6 Reduzir o uso dos agrotóxicos na produção de alimentos e manejo florestal.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Redução do uso de agrotóxicos na produção de alimentos e manejo florestal |
Redução de, no mínimo, 20% do uso de agrotóxicos na produção de alimentos e manejo florestal. |
Redução de, no mínimo, 30% do uso de agrotóxicos na produção de alimentos e manejo florestal. |
Redução de, no mínimo, 40% do uso de agrotóxicos na produção de alimentos e manejo florestal. |
Objetivo 4.7 Controlar os processos erosivos e recuperar áreas degradadas.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Identificação de áreas suscetíveis a erosão e em processo de degradação |
- elaboração
do mapa de teor de carbono orgânico nos principais solos do brasil |
Mapeamento pedológico em escala de 1:100.000 ou superior |
- |
Total de áreas recuperadas através de boas práticas de conservação do solo |
1 milhão ha recuperados com práticas mecânicas, físicas e biotecnológicas de controle da erosão, restauração e reabilitação da terra, priorizando áreas em níveis de degradação crítico e severo |
30 milhões ha recuperados com práticas mecânicas, físicas e biotecnológicas de controle da erosão, restauração e reabilitação da terra, priorizando áreas em níveis de degradação crítico e severo |
70 milhões ha recuperados com práticas mecânicas, físicas e biotecnológicas de controle da erosão, restauração e reabilitação da terra, priorizando áreas em níveis de degradação crítico e severo |
Objetivo 4.8 Reverter a degradação através da recuperação, restauração, reabilitação e regeneração dos ecossistemas e agroecossistemas, considerando o conjunto de experiências de base agroecológica.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Inventário e registro de práticas agroecológicas de recuperação de áreas degradadas |
Criação de repositório de experiencias de base agroecológica acessível e compreensível para a população |
- |
- |
Nº de famílias envolvidas no processo de recuperação das áreas degradadas |
15% das famílias afetadas pelos processos de degradação, desertificação e seca envolvidas |
+45% das famílias afetadas pelos processos de degradação, desertificação e seca envolvidas |
+40% das famílias afetadas pelos processos de degradação, desertificação e seca envolvidas |
Objetivo 4.9 Ampliar a cobertura florestal nativa para a melhoria das condições dos ecossistemas locais.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de banco de sementes comunitários de espécies florestais nativas |
10% das áreas degradadas identificadas, por órgãos oficiais de monitoramento ambiental, com processo de recuperação iniciados. |
Continuidade da recuperação dos 10% iniciais, e ampliação em mais 20% de novas áreas. |
Consolidação dos 10 % iniciais, continuidade da recuperação dos 20% e ampliação em mais 30% de novas áreas. |
Número de mudas de espécies florestais nativas produzidas e plantadas |
10% das áreas degradadas identificadas, por órgãos oficiais de monitoramento ambiental municipais, com processo de recuperação iniciados. |
Continuidade da recuperação dos 10% iniciais, e ampliação em mais 20% de novas áreas. |
Consolidação dos 10 % iniciais, continuidade da recuperação dos 20% e ampliação em mais 30% de novas áreas. |
Área em processo de recuperação em ecossistemas degradados (hectares) |
10% das áreas degradadas identificadas, por órgãos oficiais de monitoramento ambiental, com processo de recuperação iniciados. |
Continuidade da recuperação dos 10% iniciais, e ampliação em mais 20% de novas áreas. |
Consolidação dos 10 % iniciais, continuidade da recuperação dos 20% e ampliação em mais 30% de novas áreas. |
Hectares em processo de recuperação em áreas verdes municipais urbanas |
10% das áreas degradadas identificadas, por órgãos oficiais de monitoramento ambiental municipais, com processo de recuperação iniciados. |
Continuidade da recuperação dos 10% iniciais, e ampliação em mais 20% de novas áreas. |
Consolidação dos 10 % iniciais, continuidade da recuperação dos 20% e ampliação em mais 30% de novas áreas. |
Objetivo 4.10 Promover a transição agroecológica nas ASD, com foco na produção de alimentos saudáveis, redução da pobreza e da fome.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de propriedades em transição agroecológica |
300.000 propriedades em transição agroecológica |
+ 350.000 propriedades em transição agroecológica |
+ 350.000 propriedades em transição agroecológica |
Número de produtores realizando a transição agroecológica |
30 mil agricultores familiares em transição agroecológica |
50 mil agricultores familiares em transição agroecológica |
70 mil agricultores familiares em transição agroecológica |
Áreas da ASD em transição agroecológica |
60 mil ha do semiárido em transição agroecológica |
100 mil ha do semiárido em transição agroecológica |
140 mil ha do semiárido em transição agroecológica |
Quantidade de alimentos agroecológicos produzidos nas ASD (toneladas) |
400.000 toneladas produzidas |
800.000 toneladas produzidas |
800.000 toneladas produzidas |
Objetivo 4.11 Restaurar funções e serviços ecossistêmicos que promovam a segurança alimentar, hídrica e climática em bacias hidrográficas.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de tecnologias sociais para restauração e contenção da desertificação instituídas |
- Assinar
e executar pelo menos um termo de cooperação técnica por estado com coletivos
de restauração e articulações populares, contemplando tecnologias sociais de
restauração ambiental |
- Implementar
pelo menos 1 milhão de tecnologias restaurativas. |
- Manter
e monitorar popularmente 250 mil hectares restaurados. |
Número de programas de restauração e contenção da desertificação como símbolo nacional de gestão para neutralidade da degradação da terra (LDN) |
- Desenvolver e iniciar um programa de restauração do velho chico, revitalizando-o, considerando a transferência de renda para a restauração. |
- Implementar 50% do programa do velho chico
com participação social. |
- Implementar 100% do programa do velho chico
com participação social. |
Áreas de mata ciliar recuperadas |
- Identificar
e mapear 100% das áreas de matas ciliares. |
Recuperar pelo menos 70% das áreas de matas ciliares. |
Recuperar 100% das áreas de matas ciliares. |
Percentual das áreas de Reserva Legal (RL),
de Preservação Permanente (APP) e de uso alternativo do solo presentes nos Territórios
Indígenas e PAs recuperadas ou |
- Recuperar 20% das áreas de APP, de RL e de
uso alternativo do solo degradadas ou |
- Recuperar 30% das áreas de APP, de RL e de
uso alternativo do solo degradadas ou |
- Recuperar 50% das áreas de APP, de RL e de
uso alternativo do solo degradadas |
Bacias
hidrográficas revitalizadas |
10% da degradação identificada, por órgãos oficiais de monitoramento ambiental e comitês de bacias, com processo de revitalização iniciados. |
Continuidade da revitalização dos 10% iniciais, e aplicação em mais 20% de novas áreas. |
Consolidação dos 10 % iniciais, continuidade da revitalização dos 20% e aplicação em mais 30% de novas áreas. |
Objetivo 4.12 Implementar um programa nacional de formação e mobilização social para criar uma cultura de enfrentamento da desertificação e neutralização da degradação da terra.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de famílias capacitadas no enfrentamento à desertificação, degradação da terra e convivência com as secas |
Número de famílias capacitadas no enfrentamento à desertificação, degradação da terra e convivência com as secas |
MEC, MMA, Scre. Educ., EMBRAPA, INSA, MP, ASA, MST, MPA, RESAB, Universidades e Institutos Federais, ONG, Organizações e Movimentos Sociais, Cooperativas e Associações Comunitárias |
30% das famílias em áreas afetadas por desertificação, degradação e seca mobilizadas e capacitadas. |
Número de educadores populares com formação voltada para uma educação ambiental contextualizada. |
Número de educadores populares com formação voltada para uma educação ambiental contextualizada. |
MMA, MEC, ASA, Centros Vocacionais
Tecnológicos (CVTs), |
No mínimo, 50% dos educadores com formação em educação ambiental contextualizada. |
Número de campanhas nacionais na mídia sobre educação ambiental. |
Número de campanhas nacionais na mídia sobre educação ambiental. |
MMA, secretarias estaduais e municipais. de meio ambiente, educação e agricultura. |
40% da população sensibilizada sobre a importância da preservação ambiental com foco na juventude e mulheres |
Criação de fundo para educação ambiental |
Criação de fundo para educação ambiental |
Todos os ministérios, órgãos estaduais e municipais, organizações e movimentos sociais, instituições de ensino, iniciativa privada, comitês regionais de bacias hidrográficas |
Criação ou reestruturação de conselhos deliberativos e seus respectivos fundos |
Monitoramento e Fiscalização da execução do Programa Nacional de Formação e Mobilização Social |
Monitoramento e Fiscalização da execução do Programa Nacional de Formação e Mobilização Social |
MMA, Ministério da educação, MAPA, MDA, IBAMA, FUNAI, secretarias de educação e de meio ambiente dos estados e dos municípios |
30% dos territórios afetados por desertificação, degradação ou seca com programa de formação e mobilização executado |
Objetivo 4.13 Incentivar o programa de formação continuada de professores, o desenvolvimento de habilidades que fortaleçam o processo de elaboração e aplicação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) com um olhar voltado para a realidade local (Ex: convivência com o Semiárido) e promoção da integração escola-família.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de PPPs que contemplam o tema sobre a convivência com o semiárido e promovem a integração família-escola. |
30% dos planos estaduais contemplando a temática de convivência nas ASD. |
60% dos planos estaduais contemplando a temática de convivência nas ASD. |
90% dos planos estaduais contemplando a temática de convivência nas ASD. |
EIXO 5 - Adaptação às Mudanças Climáticas e Mitigação dos Efeitos da Seca
Objetivo 5.1 Garantir o direito universal ao saneamento básico de qualidade.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de famílias atendidas com água para consumo |
500 mil cisternas |
300 mil cisternas |
300 mil cisternas |
Número de famílias atendidas com água para produção |
20 mil cisternas |
80 mil cisternas |
40 mil cisternas |
Número de famílias atendidas com cisternas de cuidados |
10 mil cisternas |
40 mil cisternas |
20 mil cisternas |
Número de famílias atendidas com barreiros de salvação (barraginhas) |
20 mil barreiros de salvação |
80 mil barreiros de salvação |
40 mil barreiros de salvação |
Número de famílias atendidas com barragens subterrâneas |
5 mil barragens subterrâneas |
10 mil barragens subterrâneas |
15 mil barragens subterrâneas |
Número de famílias atendidas com barreiras trincheiras |
10 mil barreiros trincheiras |
20 mil barreiros trincheiras |
30 mil barreiros trincheiras |
Número de famílias atendidas com barragem base zero |
2 mil barragens base zero |
3 mil barragens base zero |
5 mil barragens base zero |
Número de famílias atendidas com dessalinizadores |
1 mil dessalinizadores |
2 mil dessalinizadores |
2 mil dessalinizadores |
Número de escolas atendidas com cisternas |
1 mil cisternas nas escolas |
2 mil cisternas nas escolas |
2 mil cisternas nas escolas |
Número de famílias atendidas por tanque de pedra |
1 mil tanques de pedra |
2 mil tanques de pedra |
2 mil tanques de pedra |
Número de sistemas fotovoltaicos comunitários construídos (para facilitar a adução de água) |
200.000 sistemas fotovoltaicos instalados |
400.000 sistemas fotovoltaicos instalados |
600.000 sistemas fotovoltaicos instalados |
Quantidade de adutoras |
Aumento de 10% de adutoras em relação ao número existente |
Aumento de 30% de adutoras em relação ao número existente |
Aumento de 40% de adutoras em relação ao número existente |
Quantidade de barragens |
Aumento de 20% de adutoras que passaram por manutenção em relação ao número existente |
Aumento de 40% de adutoras que passaram por manutenção em relação ao número existente |
Aumento de 80% de adutoras que passaram por manutenção em relação ao número existente |
Quantidade de poços artesianos |
Aumento de 10% de barragens públicas construídas em relação ao número existente |
Aumento de 30% de barragens públicas construídas em relação ao número existente |
Aumento de 40% de barragens públicas construídas em relação ao número existente |
Quantidade de canais |
Ao menos 20% das barragens existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 40% das barragens existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 80% das barragens existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Quantidade de redes de abastecimento |
Aumento de 10% de poços artesianos construídos em relação ao número existente |
Aumento de 30% de poços artesianos construídos em relação ao número existente |
Aumento de 40% de poços artesianos construídos em relação ao número existente |
Quantidade de estações de tratamento de água |
Ao menos 20% dos poços artesianos existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 40% dos poços artesianos existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 80% dos poços artesianos existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Percentual da população com acesso à água potável |
Aumento de 10% de canais construídos em relação ao número existente |
Aumento de 30% de canais construídos em relação ao número existente |
Aumento de 40% de canais construídos em relação ao número existente |
Percentual da população rural conectadas a um sistema de saneamento básico individual ou coletivo |
Ao menos 20% dos canais existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 40% dos canais existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 80% dos canais existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Percentual da população urbana conectadas a um sistema de saneamento básico individual ou coletivo |
Ao menos 20% redes de abastecimento urbanas existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 40% redes de abastecimento urbanas existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 80% redes de abastecimento urbanas existentes contemplados por manutenção preventiva e periódica |
Quantidade de tecnologias sociais que garantam o direito ao saneamento básico rural |
Aumento de 10% de estações de tratamento de água construídas em relação ao número existente |
Aumento de 30% de estações de tratamento de água construídas em relação ao número existente |
Aumento de 40% de estações de tratamento de água construídas em relação ao número existente |
Percentual de municípios atendidos com aterros sanitários em funcionamento |
Ao menos 20% das estações de tratamento de água existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 40% das estações de tratamento de água existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Ao menos 80% das estações de tratamento de água existentes contempladas por manutenção preventiva e periódica |
Objetivo 5.2 Melhorar o sistema de fiscalização/monitoramento de captação irregular de água subterrânea e superficial.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de ações de fiscalização realizadas |
Ampliação em 20% do número de fiscalizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Ampliação em 20% do número de fiscalizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Ampliação em 20% do número de fiscalizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Número de regularizações de pontos de captação de água subterrâneas e superficiais realizadas |
Ampliação em 20% do número de regularizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Ampliação em 20% do número de regularizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Ampliação em 20% do número de regularizações realizadas em relação à média dos 3 últimos anos |
Número de quadro de servidores |
Aumento de 10% do quadro de servidores da ana; cprm; agências estaduais de água |
Aumento de 30% do quadro de servidores da ana; cprm; agências estaduais de água |
Aumento de 40% do quadro de servidores da ana; cprm; agências estaduais de água |
Objetivo 5.3 Desenvolver estudos das condições hidrogeológicas para o estabelecimento da disponibilidade e qualidade de águas subterrâneas.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de estudos elaborados em relação às regiões hidrográficas federais |
3 estudos elaborados |
9 estudos elaborados |
- |
Soluções de acesso a águas subterrâneas implementadas |
- |
Implementação das soluções prioritárias levantadas em 3 estudos |
Implementação das soluções prioritárias levantadas em 9 estudos |
Objetivo 5.4 Desenvolver estudos das condições hidrológicas e climatológicas para o estabelecimento de soluções técnicas para regularização de vazão e implementar as principais soluções.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de estudos elaborados em relação às regiões hidrográficas federais |
3 estudos elaborados |
9 estudos elaborados |
- |
Soluções de regularização de vazão implementadas |
- |
Implementação das soluções prioritárias levantadas em 3 estudos |
Implementação das soluções prioritárias levantadas em 9 estudos |
Objetivo 5.5 Implementar os planos diretores de enquadramento de corpos d?água de bacia hidrográfica nos territórios.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Número de ações de planos de bacias e de enquadramento cumpridas |
25% dos planos cumpridos |
60% dos planos cumpridos |
100% dos planos cumpridos |
Número de atores sociais informados e mobilizados para implementação dos planos de bacias e de enquadramento. |
40% de atores da bacia mobilizados |
100% de atores da bacia mobilizados |
- |
Objetivo 5.6 Promover a gestão sustentável das terras e recursos hídricos no Brasil.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Gestão participativa com inclusão de mulheres, jovens e grupos minoritários |
Realização de reuniões ordinárias de comitês de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos |
Realização de reuniões ordinárias de comitês de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos |
Realização de reuniões ordinárias de comitês de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos |
Número de programas de capacitação em gestão sustentável realizados |
Realização de workshops e treinamentos sobre práticas de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos para pelo menos 500 agricultores e membros da comunidade por ano em cada bacia hidrográfica federal |
Realização de workshops e treinamentos sobre práticas de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos para pelo menos 500 agricultores e membros da comunidade por ano em cada bacia hidrográfica federal |
Realização de workshops e treinamentos sobre práticas de gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos para pelo menos 500 agricultores e membros da comunidade por ano em cada bacia hidrográfica federal |
Objetivo 5.7 Efetivar e democratizar a política de outorga e controle do uso da água de forma participativa.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo 2037-2043) |
Número de outorgas e dispensas |
35% de usuários da água regularizados (outorgados ou com dispensa de outorgas) |
70% de usuários da água regularizados (outorgados ou com dispensa de outorgas) |
100% de usuários da água regularizados (outorgados ou com dispensa de outorgas) |
Objetivo 5.8 Melhorar o serviço agrometeorológico para a agricultura familiar.
Indicadores |
Meta de curto prazo (até 2027) |
Meta de médio prazo (2028-2036) |
Meta de longo prazo (2037-2043) |
Ampliação do funcionamento das estações pluviométricas nos municípios |
50% dos municípios com estações pluviométricas funcionando |
100% dos municípios com estações pluviométricas funcionando |
100% dos municípios com estações pluviométricas funcionando |
Contribuições Recebidas
Nenhuma contribuição recebida