PLANO AEROVIÁRIO NACIONAL 2022

Órgão: Ministério de Portos e Aeroportos

Setor: MPOR - Secretaria Nacional de Aviação Civil

Status: Encerrada

Publicação no DOU:  04/07/2023  Acessar publicação

Abertura: 04/07/2023

Encerramento: 25/08/2023

Processo: 50020.003653/2023-85; 50000.021118/2020-00.

Contribuições recebidas: 117

Responsável pela consulta: Departamento de Investimentos - DINV/SAC/MPOR

Contato: pan@mpor.gov.br

Resumo

Trata-se de Consulta Pública contendo proposta de Plano Aeroviário Nacional (PAN), relativo ao horizonte de 2022-2052, com vistas à colher as contribuições dos diversos segmentos da sociedade civil, em especial dos atores públicos e privados do setor de aviação civil, bem como de todos os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O Plano Aeroviário Nacional 2022-2052, ou simplesmente, PAN 2022, é a ferramenta institucional de planejamento da Aviação Civil brasileira e vem trazer os estudos acerca dos cenários de crescimento e de captura das demandas da aviação no País, de forma que a infraestrutura não seja fator de restrição ao desenvolvimento do modo aéreo de transporte e, portanto, ao desenvolvimento nacional. 

Além disso, o PAN 2022 é um dos quatro Planos Setoriais Táticos de Transporte, juntamente com os modais terrestres (rodoviário e ferroviário), portuário e hidroviário, cujas diretrizes conjuntas encontram-se no Plano Nacional de Logística 2035 - PNL 2035, aprovado pela Resolução GM/MInfra nº 6, de 15 de outubro de 2021.

Esta proposta do PAN 2022 é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, e consiste no resultado de muitas horas em discussões internas e junto a empresas aéreas, operadores aeroportuários, operadores de handling, operadores aéreos, especialistas e consultores do setor, indústria aeronáutica, universidades, membros do governo e reguladores.

Agradecemos à toda e qualquer contribuição!

Observações importantes:

As contribuições devem ser feitas diretamente no campo específico, clicando-se no "balão de comentário" ao lado de cada item para o qual se deseje contribuir, para que sejam consideradas na análise técnica realizada após o encerramento do prazo para recebimento de contribuições.

Cada item do CONTÉUDO abaixo corresponde à um capítulo ou subcapítulo do documento principal do PAN 2022 ou seus ANEXOS, cujos arquivos encontram-se disponíveis ao final desta página da consulta pública.

Entretanto, para ter acesso aos ARQUIVOS do PAN 2022 e seus ANEXOS, é necessário estar "logado" no Participa + Brasil, usando o login e senha do GOV.BR.



Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas
1

1. INTRODUÇÃO

2

1.1 O que é Aviação

3

1.2 Histórico da aviação

4

1.3 Sobre a ICAO

5

1.4 Apresentação institucional da Aviação Civil no Brasil

6

1.5 Atualização quanto à estrutura organizacional do Governo Federal

7

1.6 Sobre o Plano Aeroviário Nacional 2022 - 2052

8

2. METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAN

9

2.1 Contexto de planejamento e escopo do PAN

10

2.2 Rede Semântica do Sistema de Transportes

11

2.3 Referências teóricas de Planejamento de Transportes

12

2.4 Planejamento no transporte aéreo

13

2.5 Parcerias SAC-LabTrans/UFSC e SAC-ITA

14

2.6 Ferramentas de simulação feitas para o PAN 2022

15

2.7 Análise Socioeconômica de Custo-Benefício - ACB

16

2.8 O Plano Aeroviário Nacional e a Análise Socioeconômica de Custo-Benefício - ACB

17

2.9 Fluxo geral de desenvolvimento do PAN

18

2.10 O processo de elaboração do PAN

19

3. CONTEXTO DA HISTÓRIA RECENTE - 2018 A 2022

20

3.1 Evolução da projeção de demanda

21

3.2 Pandemia de Covid-19

22

3.3 Concessões de aeroportos

23

3.4 Constituição da NAV Brasil

24

3.5 Alterações legislativas

25

3.6 Restrição de aumento de frequências a aeroportos não certificados.

26

3.7 Operação de voos regulares conduzidos por aeronaves regidas pelo RBAC135

27

4. PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E INDICADORES DO PAN

28

5. PROJEÇÃO DE DEMANDA

29

5.1 Índice Viagem Por Habitante

30

5.2 Projeção de PIB - Decreto nº 10.531/2020

31

5.3 Projeção de PIB - 2017 versus 2020

32

5.4 Projeção de Demanda de Passageiros

33

5.5 Matriz O/D de Passageiros e Carga por telefonia móvel e CT-e

34

5.6 Modelo Gravitacional de Demanda

35

5.7 Passos da Projeção de Demanda

36

5.8 Projeção de Aeronaves

37

5.9 Projeção de Demanda de Carga Aérea

38

6. CONSTRUÇÃO DE UMA REDE AEROPORTUÁRIA

39

6.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

40

6.2 Especificação das Bases de Dados

41

6.3 Fontes Externas e Catálogo de Parâmetros

42

6.4 Desenvolvidas para o PAN

43

6.5 Metodologias e Modelos

44

6.6 Modelo de projeção de demanda de passageiros

45

6.7 Modelo de distribuição da demanda de passageiros por aeroporto

46

6.8 Modelo de distribuição da movimentação de aeronaves por aeroporto e rotas

47

6.9 Modelo de projeção da demanda de carga aérea

48

6.10 Modelo de projeção da demanda de Recursos Humanos para o setor

49

6.11 Modelo de cálculo de investimento em infraestrutura aeroportuária e aeronáutica (em rede)

50

6.12 Modelo de cálculo do resultado financeiro da operação aeroportuária (em rede)

51

6.13 Modelo de cálculo de indicadores ACB: CAPEX, OPEX, Ruído Aeronáutico

52

6.14 Modelo de cálculo de indicadores ACB: lado ar, lado terra, demanda não atendida (GEE, Valor do tempo, Custo de transporte, Segurança)

53

6.15 Ferramentas de Simulação

54

6.16 Ferramenta de simulação de demanda de passageiros por aeroporto

55

6.17 Ferramenta de simulação de demanda de aeronaves por aeroporto e rota

56

6.18 Ferramenta de simulação de custo de investimento em infraestrutura aeroportuária

57

6.19 Ferramenta de simulação do resultado financeiro da operação aeroportuária

58

6.20 Ferramenta de cálculo dos Indicadores para Análise Custo-Benefício

59

6.21 Simulação de cenários futuros

60

7. CENÁRIO DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA

61

7.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

62

7.2 Considerações gerais

63

7.3 Cenário Desenvolvimento PAN 2018

64

7.4 Cenário PNL 2035 - Cenário 9 e Necessidades e oportunidades

65

7.5 Cenário Desenvolvimento PAN 2022

66

7.6 Escolha de um Cenário Base

67

7.7 Cenário Máximo de Delta VSPL por Empreendimento Individual

68

7.8 Cenário Máximo de Delta VSPL por Conjunto de Empreendimentos

69

7.9 Avaliação de Saturação de Capacidade em UTP com alta demanda

70

7.10 Estudo Especial sobre Empreendimentos em Polos Turísticos

71

7.11 Cenário Desenvolvimento PAN 2022

72

8. AVIAÇÃO GERAL

73

8.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

74

8.2 Critérios da escolha do Cenário Estratégico de Aeroportos

75

8.3 Aeroportos Metropolitanos

76

8.4 Aeroportos Isolados

77

8.5 Aeroportos de treinamento prático de pilotos

78

8.6 Aeroportos que abriguem centros de manutenção

79

8.7 Cenário Estratégico

80

8.8 Priorização do Cenário Estratégico

81

9. NAVEGAÇÃO AÉREA

82

9.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

83

9.2 Considerações gerais

84

9.3 Escopo do PAN 2022 sobre investimentos em Navegação Aérea

85

9.4 Critério de Exceção - Meteorologia Adversa

86

9.5 Critério de Exceção - Segurança Aeronáutica

87

9.6 Critério de Exceção - Aeródromos isolados

88

10. FINANCIAMENTO DO SETOR

89

11. CARGA AÉREA

90

11.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

91

11.2 Considerações gerais

92

11.3 Diagnóstico da Carga Aérea no Brasil

93

11.4 Procedimentos operacionais da Carga Aérea

94

11.5 Carga Doméstica

95

11.6 Carga Internacional

96

11.7 Regimes aduaneiros especiais

97

11.8 Infraestrutura e Capacidade dos Terminais de Carga - TECA

98

11.9 Segurança da carga

99

11.10 Digitalização do Setor

100

11.11 Armazenagem e Capatazia da Carga Aérea

101

11.12 Perspectivas a partir de 2023

102

12. RECURSOS HUMANOS

103

12.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

104

12.2 Principais iniciativas até 2022

105

12.3 Programa TREINAR

106

12.4 Programa Bolsa Piloto

107

12.5 Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação

108

12.6 Advanced Master in Air Navigation Management

109

12.7 Revisão e Atualização das Matrizes Curriculares, Manuais de Cursos, Banco de Questões e Sistemática de Aplicação de Prova para Profissionais da Aviação Civil Brasileira

110

12.8 Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea - Pesquisa e Formação

111

12.9 Perspectivas a partir de 2022

112

12.10 Estudos voltados às necessidades de formação e capacitação de recursos humanos no setor de aviação civil.

113

12.11 Diagnóstico da oferta de cursos

114

12.12 Perfil da oferta de cursos

115

12.13 Diagnóstico da demanda de mão de obra

116

12.14 Perfil da mão de obra

117

12.15 Projeção de demanda

118

12.16 Impacto das inovações tecnológicas

119

12.17 Principais pontos positivos e desafios da inovação tecnológica identificados:

120

12.18 Análise entre oferta e demanda

121

12.19 Lacunas entre oferta e demanda

122

12.20 Conclusões do estudo

123

12.21 Iniciativas baseadas nos diagnósticos realizados

124

12.22 Detalhamento das Principais Iniciativas

125

12.23 Ampliação do público-alvo do Programa TREINAR

126

12.24 Comitê Técnico da Conaero

127

12.25 Capacitação voltada para segurança operacional - operadores aéreos RBAC 91 e 135

128

13. SEGURANÇA CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA

129

13.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

130

13.2 PNAVSEC

131

14. FACILITAÇÃO

132

14.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

133

14.2 Considerações gerais

134

14.3 Pesquisa de Satisfação dos passageiros.

135

14.4 Parâmetros e metas de desempenho

136

14.5 Melhoria da Acessibilidade para Pessoas com Deficiência

137

14.6 Fase I - Exploratória

138

14.7 Fase II - Diagnóstico

139

14.8 Fase III - Prognóstico

140

14.9 Fase IV - Difusão

141

14.10 Fase V - Avaliação

142

14.11 Implementação de tecnologias

143

14.12 Embarque biométrico de passageiros

144

14.13 Embarque biométrico de tripulantes

145

14.14 Despacho biométrico de bagagens

146

14.15 Controle automatizado de fronteiras baseado em análise de risco

147

14.16 Harmonização de medidas para reconhecimento mútuo entre países

148

15. INTERNACIONALIZAÇÃO DE AEROPORTOS

149

15.1 Vínculo com os Objetivos do PAN

150

15.2 Critérios propostos de internacionalização de aeroportos

151

15.3 Critérios adicionais a serem avaliados

152

15.4 Iniciativas vinculadas à Internacionalização de aeroportos

153

16. PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E RESILIÊNCIA À MUDANÇA DO CLIMA

154

16.1 Vínculo com Objetivos do PAN

155

16.2 Considerações gerais

156

16.3 Emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE

157

16.4 Mitigação da Mudança do Clima na Aviação Doméstica e Aeroportos

158

16.5 Mitigação da Mudança do Clima na Aviação Internacional

159

16.6 Adaptação à Mudança do Clima

160

16.7 Iniciativas

161

16.8 Emissões que influem na Qualidade do Ar

162

16.9 Ruído Aeronáutico

163

16.10 Integração Urbana dos Aeroportos e Aeródromos - IUA

164

16.11 Impacto socioeconômico em populações que tenham que ser retiradas de áreas aeroportuárias ou de segurança operacional aeroportuária ou aeronáutica

165

16.12 Proteção à fauna e à flora do entorno dos aeroportos

166

16.13 Saneamento dos aeroportos

167

16.14 Demandas por energia e recursos naturais na implantação e operação das infraestruturas

168

17. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

169

18. PLANO SETORIAL DE PARCERIAS (PSP) E SUBSÍDIOS PARA O PLANO GERAL DE AÇÕES PÚBLICAS (PGAP)

170

18.1 Plano Setorial de Parcerias (PSP)

171

18.2 Plano Setorial de Ações Públicas (PAP)

172

19. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

173

20. AVIAÇÃO DO FUTURO

174

20.1 Navegação Aérea

175

21. CONSIDERAÇÕES FINAIS

176

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

177

APÊNDICE I PROJEÇÃO DE DEMANDA 2022 - 2052 NACIONAL E INTERNACIONAL PASSAGEIRO E CARGA CENÁRIO DESENVOLVIMENTO PAN 2018 / PNL 2035 CENÁRIO DESENVOLVIMENTO PAN 2022

178

APÊNDICE II REDE SEMÂNTICA DO SISTEMA DE TRANSPORTES NO ÂMBITO DO PIT

179

APÊNDICE III EMPREENDIMENTOS EM ANÁLISE NO PAN PORTIFÓLIO DE AEROPORTOS

180

APÊNDICE IV DEFINIÇÃO E MÉTODO DE CÁLCULO DOS INDICADORES DO PAN

181

APÊNDICE V LEIAUTE GRÁFICO DAS FAIXAS DE EVOLUÇÃO DE INFRAESTRUTURA ADOTADA NO PAN 2022 AEROPORTOS E TERMINAIS DE PASSAGEIROS

182

APÊNDICE VI ESTUDO TÉCNICO SOBRE AEROPORTOS INTERNACIONAIS PARA PASSAGEIROS

183

APÊNDICE VII RELAÇÃO DE MUNICÍPIOS E UTP

184

APÊNDICE VIII METODOLOGIA E MATERIAL DE APOIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

185

APÊNDICE IX RELAÇÃO DE PONTOS PNL 2035 (PAN 2018 - CENÁRIO DESENVOLVIMENTO 2)

186

APÊNDICE X RELAÇÃO DE PONTOS PAN 2022-2035

Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

117 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal