Pesquisa Aviação Acessível
Órgão: Ministério de Portos e Aeroportos
Setor: MPOR - Secretaria Nacional de Aviação Civil
Status: Ativa
Abertura: 01/10/2023
Encerramento: 31/12/2027
Contribuições Recebidas: 31
Resumo
Avaliação das práticas de acessibilidade no transporte aéreo
Agradecemos o seu interesse em participar da Pesquisa Aviação Acessível, a qual está sendo desenvolvida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de São Paulo.
Este
questionário tem como objetivo avaliar práticas de acessibilidade adotadas por
aeroportos e companhias aéreas e está estruturado em quatro partes:
- Parte
1: Informações sobre você e suas viagens aéreas
- Parte 2: Avaliação da relevância das práticas de acessibilidade no transporte aéreo
- Parte 3: Avaliação da efetividade das práticas de acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos
- Parte 4: Avaliação da efetividade das práticas de acessibilidade sob responsabilidade de companhias aéreas
Na
parte 1 há questões de caracterização dos respondentes, incluindo,
nacionalidade, gênero, idade, escolaridade, deficiência, motivo e frequência de
viagens aéreas. Não há perguntas para você se identificar, tais como, nome e
mail.
Na
parte 2 desse questionário há uma única pergunta: Qual a relevância de cada
prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas? Para responder você terá
cinco alternativas entre ‘nada relevante’ e ‘extremamente relevante’.
Nas
partes 3 e 4 é perguntado "Como você avalia as práticas de acessibilidade
com as quais você teve experiência em um aeroporto ou companhia aérea
específica?" Para responder você também terá cinco opções entre ‘muito
ruim’ e ‘muito boa’.
Cabe
esclarecer que a parte 3 desse questionário apresenta uma lista das práticas de
acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos. Solicitaremos que você
indique qual aeroporto está considerando na sua avaliação.
Da
mesma forma, a parte 4 apresenta uma lista de práticas de acessibilidade que
são de responsabilidade das companhias aéreas. Você notará que algumas práticas
se repetem, isso ocorre porque a responsabilidade por essas é compartilhada
entre aeroportos e companhias aéreas.
Tanto
na parte 3 quanto na parte 4 solicitamos que você avalie apenas as práticas com
as quais teve alguma experiência em viagens aéreas.
Cada
questionário permite que você avalie apenas um aeroporto e uma companhia aérea
considerando um trecho de viagem específico. Caso você queira fazer outras
avaliações, poderá acessar o questionário outras vezes.
Para iniciar, por favor, leia com atenção o termo de consentimento livre e esclarecido disponível na próxima página deste questionário. Ao final da leitura, após assinalar que concorda com o termo e aceita participar da pesquisa, você poderá preencher o questionário.
Desde
já agradecemos pelas contribuições a pesquisa!
Registre sua Opinião
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
A pesquisa Aviação Acessível tem como objetivo compreender as principais barreiras à participação dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida nos aeroportos brasileiros; elaborar um Manual com critérios, diretrizes e melhores práticas para acessibilidade no contexto da aviação civil nacional e internacional e; desenvolver material para apoiar a capacitação de operadores aeroportuários e a avaliação da acessibilidade nos aeroportos e voos e verificar a adesão e implantação das práticas estabelecidas no referido Manual.
Sobre a sua participação
a) Você foi convidado para participar do estudo posto que se enquadra em um dos grupos de atores sociais estudados na presente pesquisa (usuário – passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida).
b) Sua participação será responder a um questionário autoaplicado online que requer cerca de 20 minutos.
c) A participação no estudo é voluntária e você tem liberdade de interromper a sua participação na pesquisa em qualquer fase do questionário, sem prejuízo para o estudo.
d) Você terá direito a solicitar indenização caso sofra qualquer tipo de dano resultante de sua participação na pesquisa, conforme Resolução MS nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Além disso, qualquer custo resultante de sua participação na pesquisa, mesmo que não previsto inicialmente, serão garantidos pelos pesquisadores por meio de ressarcimento.
e) Durante o preenchimento do questionário você poderá se sentir constrangido por algum tema abordado ou devido às restrições as suas viagens impostas pelas condições e processos do transporte aéreo. Sinta-se à vontade para enviar suas dúvidas ao pesquisador responsável ou até mesmo para finalizar a sua participação a qualquer momento.
f) As informações obtidas através dessa pesquisa são confidencias e asseguramos o sigilo sobre sua participação.
g) Em relação aos benefícios dessa pesquisa, espera-se contribuir para melhorar as condições e procedimentos de acessibilidade nos aeroportos brasileiros, favorecendo a experiência dos passageiros e também facilitando o trabalho e a prestação de serviços das diversas pessoas e empresas que atuam no transporte aéreo. O projeto prevê a construção de uma política de acessibilidade para a aviação brasileira, que inclui a elaboração do manual de acessibilidade, treinamentos para trabalhadores da aviação civil, metodologia de avaliação da acessibilidade e de reconhecimento dos esforços dos aeroportos e companhias aéreas para assegurar a participação de todos no transporte aéreo.
h) Você poderá baixar em seu computador uma cópia deste termo assinada e rubricada pelo pesquisador responsável pelo estudo. Assim você terá acesso ao endereço, telefone e email deste pesquisador e poderá tirar suas dúvidas sobre o projeto e sua participação a qualquer momento.
Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios de minha participação na pesquisa. Estou ciente que ao aceitar participar desta pesquisa eletronicamente, por meio da seleção da caixa de diálogo a seguir, expresso minha concordância integral ao termo de consentimento livre e esclarecido.
Parte 1: Informações sobre você e suas viagens
1. Nacionalidade: w
2. Gênero:
3. Idade
4. Tipo de deficiência ou condição de redução da mobilidade. Em caso de deficiência múltipla, pode marcar mais de uma opção
5. Escolaridade:
6. Motivo da viagem:
7. Quantidade de viagens nos últimos 2 anos:
Parte 2: Avaliação da relevância das práticas de acessibilidade
Nesta parte do questionário são apresentadas 89 práticas de acessibilidade organizadas em 15 categorias. Estão incluídas as práticas sob responsabilidade tanto dos aeroportos quanto das companhias aéreas
1. Recursos informacionais para planejamento da viagem
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Website acessível |
|||||
Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pela companhia aérea |
|||||
Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pelo aeroporto |
|||||
Mapas com indicação de rotas e recursos de acessibilidade disponibilizados nos websites dos aeroportos |
|||||
Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos |
2. Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto
Avalie
a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Aplicativos que orientam a localização e o deslocamento do passageiro no aeroporto |
|||||
Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível |
|||||
Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos |
|||||
Informações sobre meios de transporte disponíveis no aeroporto |
|||||
Mapa acessível do aeroporto com recursos visuais, táteis e sonoros |
|||||
Semáforos para pedestres equipados com sinais sonoros |
|||||
Sinalização de espaços reservados para uso prioritário por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida |
|||||
Sinalização indicativa de localização e alerta de rampas, elevadores, esteiras e escadas rolantes |
3. Recursos estruturais para segurança e orientação no
aeroporto
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Barras de proteção e sinalização para elementos suspensos |
|||||
Pavimentação tátil de alerta antes de escadas, elevadores, rampas, e obstáculos |
|||||
Pavimentação tátil de alerta e direcional em rotas acessíveis |
|||||
Pisos contrastantes para indicar desnível de 5mm até 20mm |
|||||
Pisos e iluminação que favorecem a orientação, uso dos espaços e fluxos |
|||||
Sinalização visual em portas e paredes de vidro localizadas em áreas de circulação |
4. Recursos comunicacionais para interação com atendentes do
aeroporto e/ou companhia aérea
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Aro magnético em setores de atendimento (amplificador de indução magnética) |
|||||
Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens |
|||||
Equipamentos para comunicação acessível com o aeroporto |
|||||
Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial |
|||||
Intérprete de libras e guia intérprete |
5. Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dos equipamentos e instalações do aeroporto
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Recurso televisual com tradução em libras |
|||||
Botões acessíveis para acionamento dos elevadores |
|||||
Braille e caracteres em relevo em instalações (ex: portas e corrimãos) e equipamentos (ex: máquinas de venda automática, bebedouros) |
|||||
Materiais informativos em braille com instruções sobre o ciclo de viagem |
|||||
Procedimentos de atendimento e cardápio acessíveis |
|||||
Telefones acessíveis |
6. Recursos para acesso e deslocamento
no aeroporto
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Acessos internos e externos nivelados com passagens amplas e sinalizadas |
|||||
Corredores com pelo menos 150 cm de largura livre de qualquer obstrução |
|||||
Estacionamento: vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosas, próximas aos acessos do terminal, com rota e sinalização acessível |
|||||
Estacionamentos, calçadas e ruas: rebaixamentos de calçadas, faixas de pedestres elevadas, rotas acessíveis planas, niveladas e não escorregadias |
|||||
Pisos seguros para deslocamento |
|||||
Sistemas de iluminação natural e/ou artificial |
|||||
Sistemas de transporte público acessíveis: ônibus, metrô ou outro meio que transporte o usuário até o aeroporto |
|||||
Transporte acessível de passageiros para embarque e desembarque ou entre terminais |
|||||
Equipamentos que auxiliam na orientação espacial dos passageiros durante o deslocamento no aeroporto |
7. Recursos e equipamentos para
deslocamento no aeroporto
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Área livre para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praças de alimentação e lojas de serviços |
|||||
Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros |
|||||
Elevadores acessíveis com barras de apoio, espaço amplo ou portas opostas, localizados próximos às principais áreas de uso |
|||||
Escadas rolantes: amplas e sinalizadas |
|||||
Escadas: amplas com guia de balizamento, guarda-corpo, patamar de segurança, corrimãos em duas alturas, sinalização visual aplicada aos pisos e espelhos. |
|||||
Esteiras rolantes: amplas e sinalizadas |
|||||
Rampas de acesso às áreas do aeroporto amplas, com guia de balizamento, guarda-corpo, corrimãos em duas alturas, inclinação, patamares e piso atendendo as especificações normativas |
|||||
Veículos para transportar o usuário em longas distâncias dentro do aeroporto |
8. Recursos para embarque/desembarque e
deslocamento na aeronave
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Cadeiras de rodas para acesso e deslocamento no interior da aeronave |
|||||
Cadeiras para auxiliar o passageiro a subir/descer escadas |
|||||
Equipamentos de acesso para auxílio no embarque e desembarque (remoto/externo) |
|||||
Ponte de acesso para embarque/ desembarque acessível (finger) |
|||||
Sistema de transferência do passageiro da cadeira até o assento da aeronave sem contato com a pessoa |
9. Mobiliários e equipamentos para o
atendimento ou autoatendimento
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Assentos e espaços reservados nas áreas próximas ao check-in, portões de embarque e demais áreas de uso |
|||||
Balcões de atendimento acessíveis |
|||||
Bebedouros acessíveis |
|||||
Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in |
|||||
Esteira acessível para despacho de bagagem |
|||||
Máquinas de vendas e caixas eletrônicos acessíveis |
|||||
Mesas, cadeiras e outros mobiliários acessíveis |
10. Recursos para uso de sanitários e
vestiários
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Sanitário acessível: layout e equipamentos |
|||||
Sanitário acessível: localização e disponibilidade |
|||||
Sanitário unissex acessível com superfície para troca de roupa de crianças e adultos |
|||||
Sanitário com recursos para pessoas ostomizadas |
11. Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Áreas dedicadas para as necessidades fisiológicas de animais (cão guia, cão de assistência e outros) |
|||||
Áreas dedicadas para retirada de mala/bagagem pelo passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida |
|||||
Assentos preferenciais nas aeronaves, com apoio de braço escamoteável, configurados e dimensionados para acessibilidade |
|||||
Enfermaria e equipamentos de emergência acessíveis |
|||||
Espaços tranquilos e silenciosos com baixa exposição a estímulos sensoriais |
|||||
Sala sensorial |
12. Comitê gestor, parcerias e
desenvolvimento de competências
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade) |
|||||
Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência |
|||||
Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea |
|||||
Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos |
13. Gestão da demanda de passageiros,
acompanhantes e equipamentos
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Disponibilização dos recursos de acessibilidade |
|||||
Comunicação prévia com passageiro sobre condições de assistência |
|||||
Gratuidade e desconto no transporte de ajudas técnicas e equipamentos médicos |
|||||
Disponibilização de assentos acessíveis na aeronave |
|||||
Mecanismos de contenção e extensores de cinto de segurança |
|||||
Assentos adicionais e procedimentos para acompanhante durante a viagem |
|||||
Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros |
14. Serviços de assistência durante o
ciclo de viagem
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Identificação de passageiros com deficiências ocultas |
|||||
Atendimento prioritário aos passageiros com deficiência |
|||||
Procedimentos de transporte das tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas |
|||||
Procedimentos quando há extravio ou danos às tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas transportadas |
|||||
Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem |
|||||
Serviço de atendimento preferencial na etapa de inspeção de segurança e privativo em caso de inspeção pessoal |
15. Gestão de infraestrutura e de
informações
Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade
nas suas viagens aéreas.
1 nada relevante | 2 | 3 | 4 | 5 extremamente relevante | |
Monitoramento e divulgação das práticas de acessibilidade no aeroporto |
|||||
Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade |
|||||
Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções |
Parte 3: Avaliação das práticas de acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos
Nesta parte do questionário são apresentadas 75 práticas de acessibilidade organizadas em 15 categorias.
1. Qual aeroporto você teve experiência e está considerando para avaliar as práticas de acessibilidade:
300 caracteres
2. Recursos informacionais para planejamento da viagem
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado na questão anterior. No caso de práticas que
você não teve contato, basta marcar a opção “não tive
experiência com a prática”.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Website acessível |
||||||
Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pelo aeroporto |
||||||
Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos |
||||||
Mapas com indicação de rotas e recursos de acessibilidade disponibilizados nos websites dos aeroportos |
3. Recursos de informação e sinalização
para orientação no aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Aplicativos que orientam a localização e o deslocamento do passageiro no aeroporto |
||||||
Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível |
||||||
Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos |
||||||
Informações sobre meios de transporte disponíveis no aeroporto |
||||||
Mapa acessível do aeroporto com recursos visuais, táteis e sonoros |
||||||
Semáforos para pedestres equipados com sinais sonoros |
||||||
Sinalização de espaços reservados para uso prioritário por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida |
||||||
Sinalização indicativa de localização e alerta de rampas, elevadores, esteiras e escadas rolantes |
4. Recursos estruturais para segurança
e direcionamento no aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Barras de proteção e sinalização para elementos suspensos |
||||||
Pavimentação tátil de alerta antes de escadas, elevadores, rampas, e obstáculos |
||||||
Pavimentação tátil de alerta e direcional em rotas acessíveis |
||||||
Pisos contrastantes para indicar desnível de 5mm até 20mm |
||||||
Pisos e iluminação que favorecem a orientação, uso dos espaços e fluxos |
||||||
Sinalização visual em portas e paredes de vidro localizadas em áreas de circulação |
5. Recursos comunicacionais para
interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Aro magnético em setores de atendimento (amplificador de indução magnética) |
||||||
Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens |
||||||
Equipamentos para comunicação acessível com o aeroporto |
||||||
Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial |
||||||
Intérprete de libras e guia intérprete |
6. Recursos e procedimentos para
compreensão das informações de viagem e uso dos equipamentos e instalações do
aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Recurso televisual com tradução em libras |
||||||
Botões acessíveis para acionamento dos elevadores |
||||||
Braille e caracteres em relevo em instalações (ex: portas e corrimãos), equipamentos (ex: máquinas de venda automática e bebedouros) |
||||||
Procedimentos de atendimento e cardápio acessíveis |
||||||
Telefones acessíveis |
7. Recursos para acesso e deslocamento
no aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Acessos internos e externos nivelados com passagens amplas e sinalizadas |
||||||
Corredores com pelo menos 150 cm de largura livre de qualquer obstrução |
||||||
Estacionamento: vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosas, próximas aos acessos do terminal, com rota e sinalização acessível |
||||||
Estacionamentos, calçadas e ruas: rebaixamentos de calçadas, faixas de pedestres elevadas, rotas acessíveis planas, niveladas e não escorregadias |
||||||
Pisos seguros para deslocamento |
||||||
Sistemas de iluminação natural e/ou artificial |
||||||
Sistemas de transporte público acessíveis: ônibus, metrô ou outro meio que transporte o usuário até o aeroporto |
||||||
Transporte acessível de passageiros para embarque e desembarque ou entre terminais |
||||||
Equipamentos que auxiliam na orientação espacial dos passageiros durante o deslocamento no aeroporto |
8. Recursos e equipamentos para deslocamento no aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Área livre para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praças de alimentação e lojas de serviços |
||||||
Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros |
||||||
Elevadores acessíveis com barras de apoio, espaço amplo ou portas opostas, localizados próximos às principais áreas de uso |
||||||
Escadas rolantes: amplas e sinalizadas |
||||||
Escadas: amplas com guia de balizamento, guarda-corpo, patamar de segurança, corrimãos em duas alturas, sinalização visual aplicada aos pisos e espelhos. |
||||||
Esteiras rolantes: amplas e sinalizadas |
||||||
Rampas de acesso às áreas do aeroporto amplas, com guia de balizamento, guarda-corpo, corrimãos em duas alturas, inclinação, patamares e piso atendendo as especificações normativas |
||||||
Veículos para transportar o usuário em longas distâncias dentro do aeroporto |
9. Recursos para embarque/desembarque e
deslocamento na aeronave
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Equipamentos de acesso para auxílio no embarque e desembarque (remoto/externo) |
||||||
Ponte de acesso para embarque/ desembarque acessível (finger) |
10. Mobiliários e equipamentos para o atendimento
ou autoatendimento
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Assentos e espaços reservados nas áreas próximas ao check-in, portões de embarque e demais áreas de uso |
||||||
Balcões de atendimento acessíveis |
||||||
Bebedouros acessíveis |
||||||
Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in |
||||||
Esteira acessível para despacho de bagagem |
||||||
Máquinas de vendas e caixas eletrônicos acessíveis |
||||||
Mesas, cadeiras e outros mobiliários acessíveis |
11. Recursos para uso de sanitários e
vestiários
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência
no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Sanitário acessível: localização e disponibilidade |
||||||
Sanitário acessível: layout e equipamentos |
||||||
Sanitário unissex acessível com superfície para troca de roupa de crianças e adultos |
||||||
Sanitário com recursos para pessoas ostomizadas |
12. Espaços preferenciais e ambientes
dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e
animais de serviço
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Áreas dedicadas para as necessidades fisiológicas de animais (cão guia, cão de assistência e outros) |
||||||
Áreas dedicadas para retirada de mala/bagagem pelo passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida |
||||||
Enfermaria e equipamentos de emergência acessíveis |
||||||
Espaços tranquilos e silenciosos com baixa exposição a estímulos sensoriais |
||||||
Sala sensorial |
13. Comitê gestor, parcerias e
desenvolvimento de competências
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade) |
||||||
Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência |
||||||
Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea |
||||||
Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos |
14. Gestão da demanda de passageiros,
acompanhantes e equipamentos
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Disponibilização dos recursos de acessibilidade |
||||||
Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros |
15. Serviços de assistência durante o
ciclo de viagem
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Identificação de passageiros com deficiências ocultas |
||||||
Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem |
||||||
Serviço de atendimento preferencial na etapa de inspeção de segurança e privativo em caso de inspeção pessoal |
16. Gestão de infraestrutura e de
informações
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência no aeroporto indicado anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Monitoramento e divulgação das práticas de acessibilidade no aeroporto |
||||||
Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade |
||||||
Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções |
Parte 4: Avaliação das práticas de acessibilidade sob responsabilidade de companhias aéreas
Nesta parte do questionário são apresentadas 34 práticas de acessibilidade organizadas em 12 categorias.
1. Selecione qual a companhia aérea você está considerando nesta avaliação:
2. Recursos informacionais para planejamento da viagem
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente. No caso de práticas que você não teve contato, basta marcar a opção “não tive experiência com a prática”.
Para responder, escolha uma das opções - "muito ruim",
"ruim", "regular", "boa" ou "muito boa"
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Website acessível |
||||||
Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pela companhia aérea |
||||||
Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos |
3. Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto
Avalie
as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência com a companhia aérea indicada
anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível |
||||||
Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos |
4. Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens |
||||||
Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial |
||||||
Intérprete de libras e guia intérprete |
5. Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dosequipamentos e instalações do aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Recurso televisual com tradução em libras |
||||||
Materiais informativos em braille com instruções sobre o ciclo de viagem |
6. Recursos e equipamentos para deslocamento no aeroporto
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros |
7. Recursos para embarque/desembarque e deslocamento na aeronave
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Cadeiras para auxiliar o passageiro a subir/descer escadas |
||||||
Cadeiras de rodas para acesso e deslocamento no interior da aeronave |
||||||
Sistema de transferência do passageiro da cadeira até o assento da aeronave sem contato com a pessoa |
8. Mobiliários e equipamentos para o atendimento ou autoatendimento
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência
na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in |
9. Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Assentos preferenciais nas aeronaves, com apoio de braço escamoteável, configurados e dimensionados para acessibilidade |
10. Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade) |
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Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência |
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Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea |
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Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos |
11. Gestão da demanda de passageiros, acompanhantes e equipamentos
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Disponibilização dos recursos de acessibilidade |
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Comunicação prévia com passageiro sobre condições de assistência |
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Gratuidade e desconto no transporte de ajudas técnicas e equipamentos médicos |
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Disponibilização de assentos acessíveis na aeronave |
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Mecanismos de contenção e extensores de cinto de segurança |
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Assentos adicionais e procedimentos para acompanhante durante a viagem |
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Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros |
12. Serviços de assistência durante o ciclo de viagem
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Identificação de passageiros com deficiências ocultas |
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Atendimento prioritário aos passageiros com deficiência |
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Procedimentos de transporte das tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas |
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Procedimentos quando há extravio ou danos às tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas transportadas |
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Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem |
13. Gestão de infraestrutura e de informações
Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve
experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.
0 Não tive experiência com a prática | 1 muito ruim | 2 | 3 | 4 | 5 muito boa | |
Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade |
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Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções |
14. Aproveite esse campo para incluir
comentários e sugestões sobre as práticas de acessibilidade oferecidas nos
aeroportos e viagens aéreas.
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