Pesquisa Aviação Acessível

Órgão: Ministério de Portos e Aeroportos

Setor: MPOR - Secretaria Nacional de Aviação Civil

Status: Ativa

Abertura: 01/10/2023

Encerramento: 31/12/2027

Contribuições Recebidas: 31

Resumo

Avaliação das práticas de acessibilidade no transporte aéreo

 

Agradecemos o seu interesse em participar da Pesquisa Aviação Acessível, a qual está sendo desenvolvida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de São Paulo.

 
Este questionário tem como objetivo avaliar práticas de acessibilidade adotadas por aeroportos e companhias aéreas e está estruturado em quatro partes:


- Parte 1: Informações sobre você e suas viagens aéreas

- Parte 2: Avaliação da relevância das práticas de acessibilidade no transporte aéreo

- Parte 3: Avaliação da efetividade das práticas de acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos

- Parte 4: Avaliação da efetividade das práticas de acessibilidade sob responsabilidade de companhias aéreas


Na parte 1 há questões de caracterização dos respondentes, incluindo, nacionalidade, gênero, idade, escolaridade, deficiência, motivo e frequência de viagens aéreas. Não há perguntas para você se identificar, tais como, nome e mail. 


Na parte 2 desse questionário há uma única pergunta: Qual a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas? Para responder você terá cinco alternativas entre ‘nada relevante’ e ‘extremamente relevante’.

 
Nas partes 3 e 4 é perguntado "Como você avalia as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência em um aeroporto ou companhia aérea específica?" Para responder você também terá cinco opções entre ‘muito ruim’ e ‘muito boa’.


Cabe esclarecer que a parte 3 desse questionário apresenta uma lista das práticas de acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos. Solicitaremos que você indique qual aeroporto está considerando na sua avaliação.


Da mesma forma, a parte 4 apresenta uma lista de práticas de acessibilidade que são de responsabilidade das companhias aéreas. Você notará que algumas práticas se repetem, isso ocorre porque a responsabilidade por essas é compartilhada entre aeroportos e companhias aéreas.


Tanto na parte 3 quanto na parte 4 solicitamos que você avalie apenas as práticas com as quais teve alguma experiência em viagens aéreas.

 
Cada questionário permite que você avalie apenas um aeroporto e uma companhia aérea considerando um trecho de viagem específico. Caso você queira fazer outras avaliações, poderá acessar o questionário outras vezes.

Para iniciar, por favor, leia com atenção o termo de consentimento livre e esclarecido disponível na próxima página deste questionário. Ao final da leitura, após assinalar que concorda com o termo e aceita participar da pesquisa, você poderá preencher o questionário.

 
Desde já agradecemos pelas contribuições a pesquisa!

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Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

A pesquisa Aviação Acessível tem como objetivo compreender as principais barreiras à participação dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida nos aeroportos brasileiros; elaborar um Manual com critérios, diretrizes e melhores práticas para acessibilidade no contexto da aviação civil nacional e internacional e; desenvolver material para apoiar a capacitação de operadores aeroportuários e a avaliação da acessibilidade nos aeroportos e voos e verificar a adesão e implantação das práticas estabelecidas no referido Manual.

 

Sobre a sua participação

a) Você foi convidado para participar do estudo posto que se enquadra em um dos grupos de atores sociais estudados na presente pesquisa (usuário – passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida).

 

b) Sua participação será responder a um questionário autoaplicado online que requer cerca de 20 minutos.

 

c) A participação no estudo é voluntária e você tem liberdade de interromper a sua participação na pesquisa em qualquer fase do questionário, sem prejuízo para o estudo.

 

d) Você terá direito a solicitar indenização caso sofra qualquer tipo de dano resultante de sua participação na pesquisa, conforme Resolução MS nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Além disso, qualquer custo resultante de sua participação na pesquisa, mesmo que não previsto inicialmente, serão garantidos pelos pesquisadores por meio de ressarcimento.

 

e) Durante o preenchimento do questionário você poderá se sentir constrangido por algum tema abordado ou devido às restrições as suas viagens impostas pelas condições e processos do transporte aéreo. Sinta-se à vontade para enviar suas dúvidas ao pesquisador responsável ou até mesmo para finalizar a sua participação a qualquer momento.

 

f) As informações obtidas através dessa pesquisa são confidencias e asseguramos o sigilo sobre sua participação.

 

g) Em relação aos benefícios dessa pesquisa, espera-se contribuir para melhorar as condições e procedimentos de acessibilidade nos aeroportos brasileiros, favorecendo a experiência dos passageiros e também facilitando o trabalho e a prestação de serviços das diversas pessoas e empresas que atuam no transporte aéreo. O projeto prevê a construção de uma política de acessibilidade para a aviação brasileira, que inclui a elaboração do manual de acessibilidade, treinamentos para trabalhadores da aviação civil, metodologia de avaliação da acessibilidade e de reconhecimento dos esforços dos aeroportos e companhias aéreas para assegurar a participação de todos no transporte aéreo.

 

h) Você poderá baixar em seu computador uma cópia deste termo assinada e rubricada pelo pesquisador responsável pelo estudo. Assim você terá acesso ao endereço, telefone e email deste pesquisador e poderá tirar suas dúvidas sobre o projeto e sua participação a qualquer momento.


Clique aqui para visualizar e baixar uma cópia completa do termo de consentimento livre e esclarecido

Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios de minha participação na pesquisa. Estou ciente que ao aceitar participar desta pesquisa eletronicamente, por meio da seleção da caixa de diálogo a seguir, expresso minha concordância integral ao termo de consentimento livre e esclarecido.


Parte 1: Informações sobre você e suas viagens

 

1. Nacionalidade: w



2. Gênero:





3. Idade















4. Tipo de deficiência ou condição de redução da mobilidade. Em caso de deficiência múltipla, pode marcar mais de uma opção








5. Escolaridade:






6. Motivo da viagem:




7. Quantidade de viagens nos últimos 2 anos:






Parte 2: Avaliação da relevância das práticas de acessibilidade

 

Nesta parte do questionário são apresentadas 89 práticas de acessibilidade organizadas em 15 categorias. Estão incluídas as práticas sob responsabilidade tanto dos aeroportos quanto das companhias aéreas

 

 

1. Recursos informacionais para planejamento da viagem


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Website acessível

Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pela companhia aérea

Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pelo aeroporto

Mapas com indicação de rotas e recursos de acessibilidade disponibilizados nos websites dos aeroportos

Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos

2. Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Aplicativos que orientam a localização e o deslocamento do passageiro no aeroporto

Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível

Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos

Informações sobre meios de transporte disponíveis no aeroporto

Mapa acessível do aeroporto com recursos visuais, táteis e sonoros

Semáforos para pedestres equipados com sinais sonoros

Sinalização de espaços reservados para uso prioritário por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Sinalização indicativa de localização e alerta de rampas, elevadores, esteiras e escadas rolantes

3. Recursos estruturais para segurança e orientação no aeroporto


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Barras de proteção e sinalização para elementos suspensos

Pavimentação tátil de alerta antes de escadas, elevadores, rampas, e obstáculos

Pavimentação tátil de alerta e direcional em rotas acessíveis

Pisos contrastantes para indicar desnível de 5mm até 20mm

Pisos e iluminação que favorecem a orientação, uso dos espaços e fluxos

Sinalização visual em portas e paredes de vidro localizadas em áreas de circulação

4. Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Aro magnético em setores de atendimento (amplificador de indução magnética)

Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens

Equipamentos para comunicação acessível com o aeroporto

Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial

Intérprete de libras e guia intérprete

5. Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dos equipamentos e instalações do aeroporto


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Recurso televisual com tradução em libras

Botões acessíveis para acionamento dos elevadores

Braille e caracteres em relevo em instalações (ex: portas e corrimãos) e equipamentos (ex: máquinas de venda automática, bebedouros)

Materiais informativos em braille com instruções sobre o ciclo de viagem

Procedimentos de atendimento e cardápio acessíveis

Telefones acessíveis

6. Recursos para acesso e deslocamento no aeroporto 


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Acessos internos e externos nivelados com passagens amplas e sinalizadas

Corredores com pelo menos 150 cm de largura livre de qualquer obstrução

Estacionamento: vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosas, próximas aos acessos do terminal, com rota e sinalização acessível

Estacionamentos, calçadas e ruas: rebaixamentos de calçadas, faixas de pedestres elevadas, rotas acessíveis planas, niveladas e não escorregadias

Pisos seguros para deslocamento

Sistemas de iluminação natural e/ou artificial

Sistemas de transporte público acessíveis: ônibus, metrô ou outro meio que transporte o usuário até o aeroporto

Transporte acessível de passageiros para embarque e desembarque ou entre terminais

Equipamentos que auxiliam na orientação espacial dos passageiros durante o deslocamento no aeroporto

7. Recursos e equipamentos para deslocamento no aeroporto


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Área livre para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praças de alimentação e lojas de serviços

Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros

Elevadores acessíveis com barras de apoio, espaço amplo ou portas opostas, localizados próximos às principais áreas de uso

Escadas rolantes: amplas e sinalizadas

Escadas: amplas com guia de balizamento, guarda-corpo, patamar de segurança, corrimãos em duas alturas, sinalização visual aplicada aos pisos e espelhos.

Esteiras rolantes: amplas e sinalizadas

Rampas de acesso às áreas do aeroporto amplas, com guia de balizamento, guarda-corpo, corrimãos em duas alturas, inclinação, patamares e piso atendendo as especificações normativas

Veículos para transportar o usuário em longas distâncias dentro do aeroporto

8. Recursos para embarque/desembarque e deslocamento na aeronave


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Cadeiras de rodas para acesso e deslocamento no interior da aeronave

Cadeiras para auxiliar o passageiro a subir/descer escadas

Equipamentos de acesso para auxílio no embarque e desembarque (remoto/externo)

Ponte de acesso para embarque/ desembarque acessível (finger)

Sistema de transferência do passageiro da cadeira até o assento da aeronave sem contato com a pessoa

9. Mobiliários e equipamentos para o atendimento ou autoatendimento 


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Assentos e espaços reservados nas áreas próximas ao check-in, portões de embarque e demais áreas de uso

Balcões de atendimento acessíveis

Bebedouros acessíveis

Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in

Esteira acessível para despacho de bagagem

Máquinas de vendas e caixas eletrônicos acessíveis

Mesas, cadeiras e outros mobiliários acessíveis

10. Recursos para uso de sanitários e vestiários


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Sanitário acessível: layout e equipamentos

Sanitário acessível: localização e disponibilidade

Sanitário unissex acessível com superfície para troca de roupa de crianças e adultos

Sanitário com recursos para pessoas ostomizadas

11. Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Áreas dedicadas para as necessidades fisiológicas de animais (cão guia, cão de assistência e outros)

Áreas dedicadas para retirada de mala/bagagem pelo passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida

Assentos preferenciais nas aeronaves, com apoio de braço escamoteável, configurados e dimensionados para acessibilidade

Enfermaria e equipamentos de emergência acessíveis

Espaços tranquilos e silenciosos com baixa exposição a estímulos sensoriais

Sala sensorial

12. Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade)

Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência

Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea

Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos

13. Gestão da demanda de passageiros, acompanhantes e equipamentos 


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Disponibilização dos recursos de acessibilidade

Comunicação prévia com passageiro sobre condições de assistência

Gratuidade e desconto no transporte de ajudas técnicas e equipamentos médicos

Disponibilização de assentos acessíveis na aeronave

Mecanismos de contenção e extensores de cinto de segurança

Assentos adicionais e procedimentos para acompanhante durante a viagem

Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros

14. Serviços de assistência durante o ciclo de viagem


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Identificação de passageiros com deficiências ocultas

Atendimento prioritário aos passageiros com deficiência

Procedimentos de transporte das tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas

Procedimentos quando há extravio ou danos às tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas transportadas

Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem

Serviço de atendimento preferencial na etapa de inspeção de segurança e privativo em caso de inspeção pessoal

15. Gestão de infraestrutura e de informações 


Avalie a relevância de cada prática para a acessibilidade nas suas viagens aéreas.

  1 nada relevante 2 3 4 5 extremamente relevante

Monitoramento e divulgação das práticas de acessibilidade no aeroporto

Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade

Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções

Parte 3: Avaliação das práticas de acessibilidade sob responsabilidade dos aeroportos

 

Nesta parte do questionário são apresentadas 75 práticas de acessibilidade organizadas em 15 categorias.

 

1. Qual aeroporto você teve experiência e está considerando para avaliar as práticas de acessibilidade:

300 caracteres

2. Recursos informacionais para planejamento da viagem


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado na questão anterior. No caso de práticas que você não teve contato, basta marcar a opção “não tive experiência com a prática”.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Website acessível

Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pelo aeroporto

Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos

Mapas com indicação de rotas e recursos de acessibilidade disponibilizados nos websites dos aeroportos

3. Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Aplicativos que orientam a localização e o deslocamento do passageiro no aeroporto

Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível

Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos

Informações sobre meios de transporte disponíveis no aeroporto

Mapa acessível do aeroporto com recursos visuais, táteis e sonoros

Semáforos para pedestres equipados com sinais sonoros

Sinalização de espaços reservados para uso prioritário por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Sinalização indicativa de localização e alerta de rampas, elevadores, esteiras e escadas rolantes

4. Recursos estruturais para segurança e direcionamento no aeroporto 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Barras de proteção e sinalização para elementos suspensos

Pavimentação tátil de alerta antes de escadas, elevadores, rampas, e obstáculos

Pavimentação tátil de alerta e direcional em rotas acessíveis

Pisos contrastantes para indicar desnível de 5mm até 20mm

Pisos e iluminação que favorecem a orientação, uso dos espaços e fluxos

Sinalização visual em portas e paredes de vidro localizadas em áreas de circulação

5. Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Aro magnético em setores de atendimento (amplificador de indução magnética)

Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens

Equipamentos para comunicação acessível com o aeroporto

Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial

Intérprete de libras e guia intérprete

6. Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dos equipamentos e instalações do aeroporto


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Recurso televisual com tradução em libras

Botões acessíveis para acionamento dos elevadores

Braille e caracteres em relevo em instalações (ex: portas e corrimãos), equipamentos (ex: máquinas de venda automática e bebedouros)

Procedimentos de atendimento e cardápio acessíveis

Telefones acessíveis

7. Recursos para acesso e deslocamento no aeroporto 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Acessos internos e externos nivelados com passagens amplas e sinalizadas

Corredores com pelo menos 150 cm de largura livre de qualquer obstrução

Estacionamento: vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosas, próximas aos acessos do terminal, com rota e sinalização acessível

Estacionamentos, calçadas e ruas: rebaixamentos de calçadas, faixas de pedestres elevadas, rotas acessíveis planas, niveladas e não escorregadias

Pisos seguros para deslocamento

Sistemas de iluminação natural e/ou artificial

Sistemas de transporte público acessíveis: ônibus, metrô ou outro meio que transporte o usuário até o aeroporto

Transporte acessível de passageiros para embarque e desembarque ou entre terminais

Equipamentos que auxiliam na orientação espacial dos passageiros durante o deslocamento no aeroporto

8. Recursos e equipamentos para deslocamento no aeroporto


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Área livre para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praças de alimentação e lojas de serviços

Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros

Elevadores acessíveis com barras de apoio, espaço amplo ou portas opostas, localizados próximos às principais áreas de uso

Escadas rolantes: amplas e sinalizadas

Escadas: amplas com guia de balizamento, guarda-corpo, patamar de segurança, corrimãos em duas alturas, sinalização visual aplicada aos pisos e espelhos.

Esteiras rolantes: amplas e sinalizadas

Rampas de acesso às áreas do aeroporto amplas, com guia de balizamento, guarda-corpo, corrimãos em duas alturas, inclinação, patamares e piso atendendo as especificações normativas

Veículos para transportar o usuário em longas distâncias dentro do aeroporto

9. Recursos para embarque/desembarque e deslocamento na aeronave


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Equipamentos de acesso para auxílio no embarque e desembarque (remoto/externo)

Ponte de acesso para embarque/ desembarque acessível (finger)

10. Mobiliários e equipamentos para o atendimento ou autoatendimento


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Assentos e espaços reservados nas áreas próximas ao check-in, portões de embarque e demais áreas de uso

Balcões de atendimento acessíveis

Bebedouros acessíveis

Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in

Esteira acessível para despacho de bagagem

Máquinas de vendas e caixas eletrônicos acessíveis

Mesas, cadeiras e outros mobiliários acessíveis

11. Recursos para uso de sanitários e vestiários


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Sanitário acessível: localização e disponibilidade

Sanitário acessível: layout e equipamentos

Sanitário unissex acessível com superfície para troca de roupa de crianças e adultos

Sanitário com recursos para pessoas ostomizadas

12. Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Áreas dedicadas para as necessidades fisiológicas de animais (cão guia, cão de assistência e outros)

Áreas dedicadas para retirada de mala/bagagem pelo passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida

Enfermaria e equipamentos de emergência acessíveis

Espaços tranquilos e silenciosos com baixa exposição a estímulos sensoriais

Sala sensorial

13. Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade)

Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência

Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea

Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos

14. Gestão da demanda de passageiros, acompanhantes e equipamentos 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Disponibilização dos recursos de acessibilidade

Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros

15. Serviços de assistência durante o ciclo de viagem


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Identificação de passageiros com deficiências ocultas

Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem

Serviço de atendimento preferencial na etapa de inspeção de segurança e privativo em caso de inspeção pessoal

16. Gestão de infraestrutura e de informações


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência no aeroporto indicado anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Monitoramento e divulgação das práticas de acessibilidade no aeroporto

Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade

Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções

Parte 4: Avaliação das práticas de acessibilidade sob responsabilidade de companhias aéreas

 

Nesta parte do questionário são apresentadas 34 práticas de acessibilidade organizadas em 12 categorias.

 

1. Selecione qual a companhia aérea você está considerando nesta avaliação:






2. Recursos informacionais para planejamento da viagem

 

Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente. No caso de práticas que você não teve contato, basta marcar a opção “não tive experiência com a prática”.


Para responder, escolha uma das opções - "muito ruim", "ruim", "regular", "boa" ou "muito boa"

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Website acessível

Website com informações sobre os equipamentos e serviços de assistência e acessibilidade oferecidos pela companhia aérea

Materiais informativos sobre as etapas e procedimentos da viagem aérea disponibilizados por meio de recursos impressos, digitais, mapas ou vídeos

3. Recursos de informação e sinalização para orientação no aeroporto


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Sinalização indicativa e localização do balcão de check-in acessível

Elementos de sinalização acessíveis em altura adequada e caracteres ampliados, com contraste de cores e contornos bem definidos

4. Recursos comunicacionais para interação com atendentes do aeroporto e/ou companhia aérea


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Comunicação entre usuário e companhia aérea ou aeroporto por meio de aplicativos de mensagens

Pontos de informação e auxílio com atendimento presencial

Intérprete de libras e guia intérprete

5. Recursos e procedimentos para compreensão das informações de viagem e uso dosequipamentos e instalações do aeroporto 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Recurso televisual com tradução em libras

Materiais informativos em braille com instruções sobre o ciclo de viagem

6. Recursos e equipamentos para deslocamento no aeroporto 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Cadeiras de rodas disponíveis para usuários do aeroporto e passageiros

7. Recursos para embarque/desembarque e deslocamento na aeronave


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Cadeiras para auxiliar o passageiro a subir/descer escadas

Cadeiras de rodas para acesso e deslocamento no interior da aeronave

Sistema de transferência do passageiro da cadeira até o assento da aeronave sem contato com a pessoa

8. Mobiliários e equipamentos para o atendimento ou autoatendimento


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Dispositivo acessível para autoatendimento de check-in

9. Espaços preferenciais e ambientes dedicados ao atendimento e espera de pessoas com deficiência, acompanhantes e animais de serviço


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Assentos preferenciais nas aeronaves, com apoio de braço escamoteável, configurados e dimensionados para acessibilidade

10. Comitê gestor, parcerias e desenvolvimento de competências 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Comitê de acessibilidade (grupo de pessoas para discutir acessibilidade)

Capacitação dos trabalhadores para atendimento de pessoas com deficiência

Programas de visitas para familiarização com o ambiente e com os procedimentos que são realizados durante uma viagem aérea

Parcerias com associações e organizações que representam pessoas com deficiência para avaliação da acessibilidade e execução de treinamentos

11. Gestão da demanda de passageiros, acompanhantes e equipamentos


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Disponibilização dos recursos de acessibilidade

Comunicação prévia com passageiro sobre condições de assistência

Gratuidade e desconto no transporte de ajudas técnicas e equipamentos médicos

Disponibilização de assentos acessíveis na aeronave

Mecanismos de contenção e extensores de cinto de segurança

Assentos adicionais e procedimentos para acompanhante durante a viagem

Ações de melhoria da acessibilidade realizadas a partir dos problemas registrados pelos passageiros

12. Serviços de assistência durante o ciclo de viagem


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Identificação de passageiros com deficiências ocultas

Atendimento prioritário aos passageiros com deficiência

Procedimentos de transporte das tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas

Procedimentos quando há extravio ou danos às tecnologias assistivas e/ou ajudas técnicas transportadas

Serviço de assistência para os passageiros com deficiência durante o ciclo de viagem

13. Gestão de infraestrutura e de informações 


Avalie as práticas de acessibilidade com as quais você teve experiência na viagem com a companhia aérea indicada anteriormente.

  0 Não tive experiência com a prática 1 muito ruim 2 3 4 5 muito boa

Manutenção das instalações e equipamentos para acessibilidade

Ouvidoria ou serviço de atendimento (SAC) presencial ou remoto, mediado por pessoas, para receber reclamações e encaminhar soluções

14. Aproveite esse campo para incluir
comentários e sugestões sobre as práticas de acessibilidade oferecidas nos
aeroportos e viagens aéreas. 

300 caracteres

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