Nota de solidariedade e apoio às parlamentares lésbicas
O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CNLGBTQIA+) manifesta sua profunda solidariedade e apoio às parlamentares que têm sido alvo de ataques de ódio e ameaças nos últimos dias. Repudiamos veementemente os atos de violência e intolerância que vêm sendo direcionados àquelas que representam não apenas o povo, mas também a diversidade e a pluralidade que constituem nossa nação.
Nesse mês de visibilidade lésbica, é lamentável testemunhar o terrível episódio de ameaças de estupro corretivo, motivadas pela lesbofobia, direcionadas às parlamentares Bella Gonçalves, Mônica Benício, Iza Lourença, Cida Falabella, Daiana Santos, Rosa Amorim e Lohanna França. Este é um ataque não apenas às representantes, mas a todas as mulheres lésbicas e à luta por igualdade e respeito.
Além disso, expressamos nossa indignação diante do ataque transfóbico organizado contra a vereadora Benny Briolly. É inaceitável que pessoas eleitas democraticamente sejam submetidas a linchamento virtual e perseguição política por expressarem sua identidade de gênero.
Exigimos que as autoridades competentes investiguem rigorosamente esses casos de violência política, identifiquem os responsáveis e os levem à justiça. A democracia não pode ser enfraquecida pelo medo e pela intimidação. Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, em defesa de nossas parlamentares e reiteramos nossa determinação em construir uma sociedade cada vez mais inclusiva, justa e segura para todas as pessoas. Basta de lesbofobia e transfobia!
Nossas parlamentares não serão interrompidas!
Janaina Oliveira
Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+