Elaboração do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Órgão: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Setor: MIDR - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Status: Encerrada

Abertura: 05/05/2024

Encerramento: 11/06/2024

Contribuições Recebidas: 179

Resumo

Seja bem-vinda(o) a mais um espaço de participação do projeto de elaboração da proposta do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que tem a supervisão geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A coordenação técnica do projeto é da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com participação de mais três instituições de pesquisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).


Como funciona?

Até 11 de junho de 2024, você poderá sugerir ações voltadas a três frentes: 1. Mecanismos que contribuem para as parcerias e instrumentos de cooperação; 2. Capacitação em gestão de riscos e de desastres; 3. Ações e iniciativas para garantir a ampla difusão do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Observe que as ações estão divididas em três grupos:

  • Grupo 1: Mecanismos que contribuem para as parcerias e cooperação

  • Grupo 2: Ações de capacitação em gestão de riscos e de desastres

  • Grupo 3: Ações para a difusão do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Cada grupo possui 10 ações/iniciativas. 

Escolha e vote em 5 ações de cada grupo que você considera fundamentais para a efetividade do Plano

E o que será feito com essas ações selecionadas depois da votação?

Ao final da votação, as ações mais votadas de cada grupo serão priorizadas na proposta do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela elaboração do Plano Nacional, usará o resultado da votação como base para definir ações, programas e compromissos a serem assumidos pelo país no escopo do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Sua participação é fundamental para que o Plano Nacional reflita as prioridades da sociedade e não do governo ou de um grupo de organizações.

De onde vieram os temas dessas ações que estão para votação? 

Os temas das ações foram definidos a partir de sugestões, críticas, impressões, opiniões e experiências compartilhadas pelos diferentes atores estratégicos do Sinpdec, como a sociedade civil organizada, movimentos sociais, voluntários, instituições governamentais, organizações internacionais, entidades de classe, academia e entidades privadas. 

Esse compartilhamento se deu ao longo do processo de elaboração do Plano Nacional, em forma de workshops, mesas-redondas e encontros virtuais com segmentos diversos do Sinpdec.

O histórico desses eventos e discussões está disponível no portal oficial do Plano Nacional.

Para saber mais, clique aqui.

Não perca a oportunidade de colaborar! 

A ampla participação é condição primária para garantir a representatividade e o respeito à diversidade social do país no Plano Nacional e aumentar o alcance das ações, programas e projetos a serem colocados em prática. Dessa forma, as políticas de governo aberto ficam mais próximas de atender às necessidades da sociedade.

Fique atento(a) à página do Plano Nacional para saber mais sobre o primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail participapnpdc@gmail.com

Registre sua Opinião

Grupo 1 – Mecanismos que contribuem para as parcerias e cooperação

Este grupo tem como foco promover mecanismos que possam contribuir para a busca e o fortalecimento de parcerias e mecanismos de cooperação no campo da gestão de riscos e de desastres.O caráter multifacetado dos riscos e desastres demanda um envolvimento dos diversos setores e segmentos do Sinpdec. O objetivo das ações e iniciativas listadas neste grupo é buscar, promover e fortalecer o diálogo e a parceria entre esses segmentos e, com isso, fortalecer a gestão de riscos e de desastres no país.

Selecione 5 ações e iniciativas para promover parcerias e cooperação entre os diversos setores envolvidos direta e indiretamente com a gestão de riscos e de desastres.











Grupo 2 – Capacitação em Proteção e Defesa Civil

Este grupo tem como foco o fortalecimento das habilidades e capacidades dos atores sociais envolvidos na gestão de riscos e de desastres no Brasil. Os desafios impostos pelas mudanças climáticas evidenciam ainda mais a necessidade de preparação em todos os níveis operacionais de Proteção e Defesa Civil. O objetivo das ações listadas neste grupo é reforçar e aprimorar as competências dos atores estratégicos nos cinco cenários: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Com isso, é possível promover a cultura de prevenção e resiliência e tornar mais eficaz a resposta às emergências.

Selecione 5 ações de capacitação que você considera fundamentais para serem incorporadas ao primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.











Grupo 3 – Ações de comunicação e difusão do Plano Nacional

Este grupo tem como foco a divulgação do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, nas esferas nacional, estaduais e distrital e municipais. O objetivo das ações deste grupo é promover a ampla difusão do Plano Nacional, com suas diretrizes, objetivos, metas e indicadores. A visibilidade desse instrumento é fundamental para garantir a sua efetividade e o fortalecimento da gestão de riscos e de desastres

Selecione 5 ações de difusão do Plano para serem incorporadas ao primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.











Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.