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Senacon notifica a companhia Qatar Airways por possível conduta discriminatória
Após informações veiculadas na mídia, a Secretaria investiga caso de consumidora brasileira impedida de embarcar em voo da companhia
Publicado em
28/11/2022 18h24
Atualizado em
29/11/2022 13h00
![airplane-2022-11-16-18-06-25-utc.jpg](https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/senacon-notifica-a-companhia-qatar-airways-por-possivel-conduta-discriminatoria/airplane-2022-11-16-18-06-25-utc.jpg/@@images/c773af39-c329-4240-b3fc-0f77a4a96daf.jpeg)
Brasília, 28/11/2022 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou, nesta segunda-feira (28), a companhia aérea Qatar Airways – QATAR a prestar esclarecimentos, após tomar conhecimento da prática de possível conduta discriminatória a pessoas obesas pela empresa. A companhia tem o prazo de 10 dias para apresentar informações.
Diversas reportagens noticiaram na imprensa que, no dia 22/11, a QATAR impediu uma consumidora de embarcar em um voo no Líbano, por ter sido considerada “demasiadamente gorda” pela companhia, condicionando o seu embarque à aquisição de um bilhete na classe executiva ou dois bilhetes na classe econômica. Além disso, a consumidora deveria pagar multa por não ter embarcado na data e no horário do voo.
Com base nessas informações e em relatos da consumidora nas redes sociais, a Senacon apura se houve prática infrativa na prestação de serviços do grupo Qatar Airways Group, uma vez que a conduta da companhia pode afetar inúmeros cidadãos brasileiros em condições iguais a da consumidora em questão.
Dentre outras informações, a Senacon pede esclarecimentos sobre quais são as medidas operacionais que foram ou estão sendo adotadas para eliminar situações como essa, além da política praticada pela empresa direcionada a passageiros obesos.