Notícias
Senacon abre diálogo com os Procons estaduais
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 27/01/2023 - Para reestruturar o diálogo com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), começando pela base de atendimento nos estados, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), recebe, nesta sexta-feira (27), em Brasília, representantes de Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) de 24 das 27 unidades federativas.
"Estamos dando o primeiro passo de uma caminhada que será frutífera. As portas desta secretaria estão abertas e o diálogo entre nós será permanente, pois estamos buscando eficiência e qualidade no atendimento ao consumidor brasileiro”, afirma o secretário Wadih Damous.
Além de apresentar aos Procons as prioridades da nova gestão da Senacon, o encontro ocorre também para ouvir cada representante sobre os desafios do órgão nos estados e colocar a secretaria à disposição. O evento é conduzido pelo diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Lovatto Blattes (DPDC/Senacon), com a presença do secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.
Entre essas prioridades, está o combate ao superendividamento da população e o fortalecimento da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) para que ela seja um instrumento pedagógico e de diálogo na sociedade para um consumo consciente.
“A Senacon vai enfrentar essa mazela [do superendividamento]. O presidente Lula já deixou claro que essa é uma prioridade do governo, que vai ser tratada no âmbito da economia, mas também no âmbito da secretaria”, diz.
Ao final do evento, será gerada uma ata com os temas prioritários de atuação nacional em conjunto com os Procons.