Notícias
Projeto de rodas de conversa entre mulheres é lançado no MJSP
Foto: Jamile Ferraris/MJSP
Brasília, 16/06/2023 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, na tarde desta sexta-feira (16), um novo projeto: Papo de Mulher. A ideia é favorecer o diálogo e a reflexão sobre questões relevantes do universo feminino entre as mulheres do MJSP. No ato, estiveram presentes a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.
O projeto proporcionará rodas de conversa, ações que se tornaram cada vez mais comuns e são utilizadas como estratégia de saúde, pois proporcionam benefícios como a escuta, a reflexão, o autoconhecimento e o fortalecimento de vínculos, por exemplo. Os encontros irão ocorrer mensalmente a partir deste mês.
Na oportunidade, Cappelli saudou todas as trabalhadoras do MJSP e lembrou que o cuidado com as mulheres é uma das prioridades do ministro Flávio Dino. "O combate à violência contra mulher é um eixo fundamental no nosso ministério, uma orientação do presidente do Lula e do ministro Dino. Se queremos construir políticas para fora, também temos que dar o exemplo dentro do MJSP”, pontuou o secretário-executivo, que representou o titular da pasta.
A ministra Cida agradeceu a oportunidade e depois de seu discurso conversou com as servidoras. “A importância do Papo de Mulher é que saímos do lugar que intitulam as mulheres como fofoqueiras e vamos para outro lugar, um lugar de conversar sobre as nossas relações, as questões do mundo, do ministério e até mesmo sobre nada. É um espaço num lugar de poder, para poder buscar essa relação de fala”, disse.
O projeto
Uma das idealizadoras do Papo de Mulher, a subsecretária administrativa do MJSP, Débora Januário, lembrou que o projeto nasceu depois de março, quando a pasta encabeçou uma série de ações em função do mês das mulheres. “A intenção é trazer um espaço para que as mulheres possam conversar sobre diversos temas. E foi numa roda de conversa de março que veio a ideia”, disse.
As rodas serão mediadas por uma facilitadora, responsável por organizar o diálogo e registrar as falas das participantes, e irão acontecer nos Salões Modulares, das 10h às 12h. Entre os temas que serão discutidos, estão: Autocuidado e Saúde, Fertilidade sem Tabu e Como Envelhecer Bem. O primeiro encontro será realizado na próxima quinta-feira (22) e irá abordar a temática Sobrecarga e Exaustão.