General
Policiais haitianos participam de curso de formação da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Nacional do Haiti (PNH) firmaram acordo de cooperação para qualificar 16 policiais haitianos durante o curso de formação da PRF, que começou nesta quinta-feira (20), em Florianópolis (SC).
A seleção ficou a cargo da PNH. Os fatores determinantes para a escolha dos policiais foram domínio da língua portuguesa, boa capacidade física e facilidade para transmitir conhecimento. Os 16 alunos do curso (15 homens e uma mulher) terão a missão multiplicar conteúdo aos outros colegas da corporação naquele país.
De acordo com Bruno Schettini, coordenador de ensino da PRF, a intenção do curso para haitianos é que eles tenham experiência sobre atuação policial e que conheçam sobre legislação de trânsito e legislação penal do Brasil. “Procuramos, por meio desse curso, ensinar e também aprender com os policiais haitianos”, comenta.
Os 16 policiais haitianos são acompanhados por dois policiais da PRF que falam a língua francesa e a língua creole (principal dialeto falado no Haiti).
O curso, que acontece na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal (ANPRF), tem duração de três meses.
Desde 2003, o Brasil desempenha diversas atividades e comanda as tropas militares na missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
O convite para os policiais haitianos foi fruto de um acordo entre o Haiti, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo brasileiro.
Por Miguel Ângelo
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br