Destaque
Polícia Militar do Paraná simula situações de alto risco para garantir segurança na Copa
Brasília, 19/5/14 – A Polícia Militar do Paraná finalizou uma série de simulações sobre possíveis ocorrências no período da Copa do Mundo. O simulado de ocorrências de crises em grandes eventos teve como proposta situações em quatro atividades diferentes e envolveram mais de 100 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), unidade de elite da Polícia Militar,que irá atuar durante os jogos em Curitiba.
O objetivo das quatro situações simuladas foi mostrar o preparo da PM do Paraná para agir nos jogos de futebol e também em situações de crise e de alto risco, como tomadas de reféns, rebeliões, manifestações violentas, protestos e assaltos a bancos, além de outras situações que possam trazer risco à sociedade.
Durante as atividades, os policiais demonstraram como solucionar as crises utilizando técnicas avançadas e equipamentos de alta tecnologia. As simulações foram baseadas em ocorrências que envolvem, por exemplo, a utilização do robô antibomba doado pelo Ministério da Justiça para mover um artefato de um local com grande aglomeração; a negociação com assaltantes que tentam roubar a bilheteria de um teatro; a contenção de cerca de 100 manifestantes; e o resgate de um soldado ferido em uma situação de distúrbio.
“O Paraná está preparado, as forças de segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal estão prontas para receber este grande evento. Pudemos ver isto no exercício de hoje”, disse Flúvio Cardinelle, delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para grandes eventos (Coesge).
Com informações do Governo do Paraná
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315