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Plataforma de hospedagem passa a integrar o Consumidor.gov.br
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Brasília, 19/11/2021 – Nesta semana, a plataforma Airbnb aderiu ao cadastro do portal Consumidor.gov.br. Ela se une a outras 32 empresas no segmento de viagens, turismo e hospedagem que se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas de consumo em, no máximo, 10 dias, evitando a judicialização.
De janeiro a outubro deste ano, a plataforma do Governo Federal recebeu 4.229 reclamações relacionadas a hospedagem. Cerca de 420 por mês. Em todo o ano de 2020, foram 5.079.
Com resultados expressivos para as soluções de conflitos de consumo em todo o Brasil, o Consumidor.gov.br conta atualmente com 1.130 empresas cadastradas e 4,8 milhões de reclamações finalizadas, com o índice médio de solução de 78%. Somente em 2021, até o mês de outubro, mais de 1,1 milhão reclamações foram finalizadas.
Sobre a plataforma
O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública para solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Está disponível na versão mobile para acesso em dispositivos móveis. Para isso, basta baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais.
Entre os participantes estão grandes empresas de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas, entre outras. A plataforma é monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor, com o apoio da sociedade.