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Pesquisa aponta que 96% dos usuários recomendam Consumidor.gov.br para resolução de conflitos de consumo
Brasília, 16/11/2021 - Pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) revelou que 96% dos usuários que utilizam o Consumidor.gov.br recomendam o serviço. Dados também mostram que 84,5% dos consumidores entrevistados tiveram uma experiência positiva (boa ou ótima) com a plataforma do Governo Federal, o que indica a qualidade dos serviços prestados.
A pesquisa foi disponibilizada a todos os consumidores que registraram reclamação na plataforma, de 20 de setembro a 18 de outubro deste ano. No total, 2.142 usuários responderam ao questionário. A maioria dos entrevistados afirma que não tem o hábito de registrar reclamações quando enfrenta problemas de consumo e a maior parte informa que conheceu o Consumidor.gov.br por meio de indicação de amigos, colegas e familiares (32%) ou pesquisa/notícia via internet (31%).
Apesar do alto índice de satisfação dos consumidores com o serviço, observou-se que a maioria utiliza a plataforma apenas para registrar reclamações, desconhecendo a existência de informações relevantes fornecidas, que possibilitam comparar empresas e tomar decisões relativas à contratação de produtos e serviços. É importante que o consumidor fique atento que na plataforma há possibilidade de ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas, entre outras informações.
Para entender melhor o sentimento dos usuários da plataforma, também foram registrados e analisados mais de 700 comentários deixados pelos participantes da pesquisa, com o objetivo de implementar melhorias no serviço.
Sobre a plataforma
O Consumidor.gov.br foi lançado, oficialmente, em 27 de junho de 2014 e já registrou mais de 4,7 milhões de reclamações. Atualmente, a plataforma conta com uma base de 3,3 milhões de usuários cadastrados e mais de 1.100 empresas participantes. As reclamações registradas na plataforma são respondidas em um prazo médio de sete dias pelas empresas e alcançam um índice de resolutividade de 78%.
Para mais informações sobre o Consumidor.gov.br, clique aqui.