Notícias
Operação com apoio do MJSP cumpre mandados de prisão e bloqueio de bens de organização criminosa do Rio de Janeiro
Brasília, 08/11/2023 - A Polícia Civil do Ceará, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou, nesta terça-feira (7), operação policial para o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão domiciliar e 40 mandados de sequestro/arresto de bens. Também houve o bloqueio de contas bancárias de 40 pessoas físicas e jurídicas situadas em 20 cidades de 12 estados. A ação também teve o apoio operacional nas Polícias Civis do Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP), Romano Costa, informou que o trabalho na ação ocorreu "com uma estratégia sistêmica junto às autoridades no Ceará, com foco em nossas principais ações que são a descapitalização e recuperação de ativos das organizações criminosas".
A Operação faz parte faz do Projeto Impulse, que está inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Enfoc), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e consiste em fase ostensiva de investigação criminal realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro do Departamento de Recuperação de Ativos da Polícia Civil do Ceará. O alvo é uma organização criminosa originária do Rio de Janeiro que possui atuação nacional na prática do tráfico de drogas e outros delitos.
Sobre o projeto Impulse, Romano Costa disse que seu objetivo é "criar pontes entre investigações, policiais e instituições para aprofundar e aumentar a eficiência investigativa nas ações de enfrentamento às organizações criminosas".
As ordens judiciais foram emitidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Fortaleza (CE), a pedido da Polícia Civil cearense, e determinam, além das buscas e apreensões, o bloqueio de até R$ 9 milhões de reais e de diversos veículos de propriedade dos alvos.
Primeira fase
Na primeira fase da operação policial, deflagrada em março de 2023, a Polícia Civil cumpriu cerca de 80 mandados, entre buscas e apreensões, bloqueio de ativos financeiros e prisões, resultando no indiciamento de 22 pessoas pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico interestadual de drogas, além do bloqueio e/ou apreensão de 34 veículos e sequestro de imóveis.
Com a deflagração da segunda fase, já são 160 mandados judiciais cumpridos, cerca de 54 veículos bloqueados e/ou apreendidos, além de diversas contas bancárias vinculadas à organização criminosa bloqueadas por ordem judicial.