Notícias
NOTA À IMPRENSA
Foto: Divulgação / MJSP
Brasília, 04/10/2023 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que o Secretário Executivo Ricardo Cappelli recebeu notificações do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. Em tal documento, existem questionamentos e exigências sobre o apoio da Força Nacional às polícias estaduais do Rio de Janeiro.
Em face disso e em respeito ao MPF, o Secretário Executivo Ricardo Cappelli irá ao Rio de Janeiro dialogar com o Procurador da República autor dos ofícios.
Informamos, em complemento, que os aspectos questionados ficarão suspensos até a realização da reunião com o referido Procurador da República, para pleno esclarecimento do que ele postula e viabilização da presença da Força Nacional no Rio, conforme solicitado pelo Exmo. Governador do Estado.
As ações que não foram objeto dos ofícios do MPF serão mantidas, por exemplo: patrulhamento ostensivo nas rodovias federais; ações em portos e aeroportos; inteligência policial e investigações de quadrilhas; operações de polícia judiciária, com o cumprimento de mandados, abrangendo a FICCO.
Seguiremos atuando no Rio de Janeiro e demais Estados, conforme diretriz de solidariedade federativa fixada pelo presidente Lula.
Assessoria de Comunicação do MJSP