Notícias
MJSP forma 26 mobilizados em curso de proteção de autoridades
Brasília, 5/12/2022 - Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (5), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) formou 26 mobilizados da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na 2º edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades. A cerimônia, que ocorreu no Batalhão Escola e Pronto Emprego (Bepe), encerrou o ciclo de 2022 de capacitações da FNSP. Em 2022, a FNSP realizou 70 cursos.
Para o coordenador da capacitação, tenente da Polícia Militar do Piauí (PMPI) José Cícero de Souza Torres, os formandos adquirem preparo técnico para o desenvolvimento eficaz das atividades de segurança e proteção de autoridades e assim evitar falhas e desgaste para a imagem não só da autoridade, mas também das instituições que exercem a segurança.
“Por isso, durante a execução do curso é repassado um conjunto de medidas a serem observadas e executadas, direta ou indiretamente, com o propósito de preservar a integridade física, psíquica e moral da autoridade”, explicou Souza Torres.
Realizado entre os dias 8 de novembro e 2 de dezembro, a capacitação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Secretaria de Administração Penitenciária do DF e Terracap. Foram realizados treinamentos no Batalhão de Aviação Operacional (Bavop/PMDF), no Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), no Autódromo de Brasília e na Diretoria de Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).
A capacitação contou com as disciplinas: fundamentos legais e princípios do serviço de segurança e proteção de autoridades; planejamento estratégico; direção veicular defensiva evasiva e ofensiva; técnicas e táticas de segurança; técnicas de varredura e noções de explosivos; tiro aplicado à segurança de autoridades; defesa pessoal aplicada à atividade; técnicas de combate a incêndio, e segurança em operações aéreas.
Também foram ministradas aulas de inteligência aplicada à atividade de segurança e proteção de autoridades; comportamento e etiqueta social; ajudante de ordens na atividade segurança de proteção de autoridades; identificação de ameaças; instrumentos e técnicas de menor potencial ofensivo (ITMPO); observação, memorização e descrição (OMD); segurança das áreas e instalações para segurança de autoridades, e terrorismo e contraterrorismo. Além de atendimento pré-hospitalar tático; técnicas de salvamento aquático e natação utilitária, e prática simulada de segurança e proteção de autoridades. Os mobilizados também participaram do Seminário de Segurança e Proteção de Autoridades.
Para o capitão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) Bonifácio Rangel Filho, ex-aluno do curso formado na primeira edição, a capacitação tem elevada importância, pois coloca o profissional de segurança pública em condições de prover a proteção às pessoas que ocupam cargos e funções destaque, e por isso, ficam expostas a riscos elevados.
“Os conhecimentos adquiridos aqui também serão utilizados no serviço cotidiano do profissional de segurança pública, inclusive quando retornarmos aos nossos estados”, destacou Rangel Filho.
Primeira capacitação
Em outubro deste ano, foi realizada a formatura da 1ª edição do Curso de Proteção a Autoridades. Na ocasião, 34 mobilizados se formaram. Veja mais aqui .
Homenagem
Durante o evento foi realizada uma homenagem ao mobilizado major Francisco Alexandre Bezerra da Silva, da Polícia Militar do estado de Pernambuco (PMPE), vítima de disparo de arma de fogo. Como também ao bombeiro militar Tiago José Teodoro, que faleceu em serviço quando fazia o resgate de uma vítima da chuva em Navegantes, Santa Catarina.
Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é o programa da mobilização nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que atua em quatro eixos: logística, mobilização de pessoas, realização de operações e capacitação dos profissionais.