Notícias
MJSP discute efetividade das sanções administrativas aplicadas em atenção aos direitos dos consumidores
Brasília, 01/12/2021 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), o webinário “Efetividade das Sanções Administrativas”, com o objetivo de discutir a eficiência das multas aplicadas em processos sancionatórios, tanto da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) quanto dos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
Durante o evento, foi apresentado estudo realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo principal objetivo foi a elaboração de um banco de dados, por meio de uma análise junto aos Tribunais de Segunda Instância e Superiores, com foco em aspectos processuais como: motivos, valores, confirmação ou reversão da multa aplicada no âmbito judicial.
Os resultados obtidos pelo PNUD mostram que os métodos utilizados atualmente estão consistentes e assertivos. Ainda assim, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, avalia que esse trabalho traz uma direção das melhorias que podem ser feitas na análise dos processos administrativos para que o movimento de judicialização seja evitado. “Estamos procurando melhorar a efetividade e a instrumentalidade dos nossos processos para que o judiciário não precise se movimentar. Quando as decisões administrativas são mais sólidas, bem-motivadas e estruturadas, nós temos uma redução desse movimento de judicialização, e isso é o que queremos promover”, disse.
O webinário foi realizado pela Senacon e reuniu diversas autoridades jurídicas, além de representantes dos Procons e do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC).