Jogo final da Copa terá maior esquema integrado de segurança já realizado no País
Rio de Janeiro, 11/7/14 – A final da Copa do Mundo no Brasil, que acontecerá no próximo domingo (13), terá um esquema de segurança jamais visto no País. Na reta final do campeonato, o trabalho integrado entre as forças de segurança do governo federal e do Rio de Janeiro contará com 25.787 policiais de diversas instituições. O esquema de segurança foi divulgado na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICCR).
Clique e ouça a secretária Nacional de Segurança Pública do MJ, Regina Miki, o secretário extraordinário de Grandes Eventos do MJ, Andrei Rodrigues, e o secretário de Segurança do RJ, Mariano Beltrame.
Ao todo serão 14.984 homens da Polícia Militar do Rio, 9.300 do Ministério da Defesa, mil homens da Polícia Federal, 800 integrantes da Força Nacional, 800 homens da Polícia Rodoviária Federal, 1750 bombeiros, 1.032 guardas municipais, 505 policiais Civis e 1.600 stewards, que são os seguranças que atuam dentro do estádio e são contratados pela FIFA.
O pico de efetivo irá se concentrar no domingo, mas o trabalho preventivo já começa nesta sexta-feira. Os principais locais onde as equipes integradas irão atuar serão: Maracanã (Zona Norte), Palácio Guanabara (Zona Sul) e Lapa (Centro), além de reforço em lugares com grandes concentrações de argentinos, como o Sambódromo (Centro); Fundão (Zona Norte); e Búzios, na Região dos Lagos.
Por Lucas Rosário
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315