Governo cria mutirão para expedir documentos a ganeses
Brasília, 16/7/14 – Na manhã desta quarta-feira (16/07), o governo federal se reuniu para determinar medidas de resposta e apoio ao município de Caxias do Sul (RS) para a recepção do fluxo de imigrantes originados de Gana. A principal medida será a instalação de mutirão para acelerar a expedição de documentos provisórios e uma missão envolvendo os ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes do estado do Rio Grande do Sul.
As medidas de aceleração da emissão de protocolos serão iniciadas imediatamente nos postos da Polícia Federal. A missão federal a Caxias do Sul se realizará na próxima segunda-feira, dia 21 de julho.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, foram emitidos para o período da Copa, conforme os critérios estabelecidos pela Lei 12.663/2012 (Lei Geral da Copa), 8.767 vistos a ganenses. Nem todos os vistos, que autorizariam a entrada no país até o dia 13 de julho pelo prazo de 90 dias, foram efetivamente utilizados. Sobre o ingresso no país, o Departamento de Polícia Federal confirmou que daquele total, 2.529 nacionais ganenses fizeram uso desses vistos e efetivamente entraram no país, sendo que destes 1.397 deixaram o território normalmente até o momento.
Permanecem no Território Nacional, com visto válido por 90 dias, cerca de 1.132 pessoas. O Ministério da Justiça confirma que até o momento ocorreram aproximadamente 180 solicitações de refúgio.
Ministério da Justiça
Ministério do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Ministério das Relações Exteriores
Foto: Rafael Lopes/ Câmara Municipal de Caxias do Sul
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315