Notícias
Força Nacional de Segurança Pública completa 17 anos com forte atuação no combate a crimes ambientais
Brasília, 29/11/2021 – Combate à criminalidade, missões humanitárias e operações ambientais marcam a trajetória da Força Nacional de Segurança Pública, que completa 17 anos nesta segunda-feira (29).
Integrante da estrutura de uma das secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força já realizou, apenas em 2021, 86 operações. Maior número desde 2004, quando foi criada.
“Com um efetivo treinado e preparado para dar uma pronta resposta em diversas frentes na segurança pública, a Força Nacional tem atuado com excelência em diferentes frentes de Norte a Sul do Brasil”, afirmou o ministro Anderson Torres.
Atualmente, 30 operações estão em andamento em todo o país. São ações de policiamento ambiental e combate a incêndios florestais, com atuação em terras indígenas; preservação e repressão de crimes urbanos e rurais; apoio a investigações e atuação em fronteiras.
Ao longo desses anos, mais de 20 mil profissionais de segurança pública foram capacitados em mais de 20 cursos disponibilizados ao efetivo mobilizado. Capacitação que também tem garantido mais qualidade no trabalho dos estados que disponibilizam seus profissionais para atuação na unidade.
Legado que vai além. Somente em 2021, já foram investidos mais de R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos de segurança pública para entrega aos estados, em contrapartida à disponibilização de profissionais que atuam na Força.
A Força Nacional é uma das diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). É composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia dos estados. O grupo atua em fronteiras, presídios, reservas ambientais, áreas indígenas, policiamento ostensivo e em situações de Garantia de Lei e da Ordem (GLO).
Operações ambientais
Com foco na preservação, neste ano já são mais de 1.600 ações na prevenção e na repressão a crimes cometidos em locais onde o efetivo policial atua em apoio aos órgãos ambientais do Governo Federal e aos governos estaduais.
Dados oficiais indicam que aumentou em 57% o número de ações ambientais da Força Nacional, de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.
As operações em terras indígenas, também consideradas de cunho ambiental, tiveram apoio no combate a extrações ilegais de madeira, caça e pesca proibidas, garimpos, entre outros.
Outra importante ação tem sido o apoio de mais de 700 profissionais da Força Nacional à Operação Guardiões do Bioma, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do MJSP. A operação acontece em 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal, desde julho deste ano.
Missões humanitárias
Em 2019, o governo brasileiro enviou equipe de busca e salvamento da Força Nacional de Segurança Pública para Moçambique. Em março daquele ano, um desastre causado por um ciclone atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas no país. No fim de abril, novo desastre foi causado pela passagem de outro fenômeno.
Ainda em 2019, bombeiros da Força Nacional auxiliaram nas operações de resgate em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, depois da tragédia causada pelo rompimento de uma barragem na região.
Já em 2021, o Governo Federal disponibilizou profissionais para o Haiti, entre eles, agentes da Força Nacional de Segurança Pública, que auxiliaram na assistência médica à população e no trabalho de avaliação de estruturas condenadas após o terremoto que atingiu o país em agosto, deixando mais de 2 mil mortos e centenas de desabrigados.