General
Checkplaca é um dos aplicativo mais baixados do mundo
Ferramenta do MJ para smartphones e computadores que identifica veículos roubados já tem 400 mil downloads e 5 milhões de consultas. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), 50 veículos já foram recuperados
Brasília, 31/1/14 – O Checkplaca, lançado no dia 12 de dezembro de 2013 pela Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), foi o aplicativo para celular e computador mais baixado na loja da Apple no Brasil nesta quinta-feira (30). Ele também foi 14º em maior número de dowloads no mundo.
Por meio dessa ferramenta, o cidadão verifica se qualquer veículo é furtado ou roubado. Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).
Já são mais de 400 mil downloads e 50 veículos recuperados. Isso representa a média de um por dia. Mais de 5 milhões de consultas já foram feitas, cerca de 150 mil diariamente.
Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar (sem ter que se identificar) para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação.
Segundo a secretária Nacional da Segurança Pública, Regina Miki, o aplicativo também é utilizado pelas forças policiais, mas serve principalmente para o cidadão. “Assim ele pode auxiliar os órgãos de segurança pública sem se arriscar”, explicou a secretária.
Em 2012, foram furtados 248.755 e roubados 203.844 veículos. Os números de 2013 ainda não estão fechados.
O Checkplaca encontra-se disponível gratuitamente para dispositivos com sistema operacional IOS (Apple) e Android. Para baixar no computador é preciso entrar no site da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), www.sinesp.gov.br
Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br