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Celular foi produto mais reclamado em promoções da Black Friday 2017
Brasília, 15/12/17 - O telefone celular foi o assunto que liderou a abertura de reclamações no período da Black Friday deste ano (2017) , com 13,4% das queixas, de acordo com dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ) relativos ao período de 23 a 30 de novembro.
Os principais problemas que motivaram a insatisfação do consumidor foram os itens “descumprimento de oferta, serviço não fornecido, venda e publicidade enganosa” (30,3% dos registros), seguido de “não entrega e demora na entrega de produto” (21,7%) e “dificuldade e atraso na reembolso/devolução de valores pagos” (12,1%); revelam os registros do Sistema de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) no mesmo período.
Depois do celular também se destacaram entre os que motivaram a abertura de reclamações os produtos de vestuário (roupa, calçados, joias, bijuterias, malas, bolsas e outros), em segundo lugar; e, de esporte e lazer, em terceiro, como equipamentos de ginástica, camping , náutica, caça, pesca e outros. A relação completa está nos gráficos abaixo.
Foram abertas 64 reclamações relativas à Black Friday, das quais 29 não foram resolvidas e referem-se a: 1) compras aprovadas, mas posteriormente canceladas pelo fornecedor; 2) oferta enganosa, com diferenças de preço na primeira tela da oferta, bem como em mala direta (folheto); 3) falha na informação do CEP, que impediu a conclusão das compras devido ao estoque limitado por região; e, 4) aumento do preço na data das promoções.
A data promocional caiu na sexta-feira, 24, três semanas atrás. O Sindec aponta Lojas Americanas/B2W, Pão de Açúcar e Mercado livre, Netshoes, Máquina de Vendas, Magazine Luiza, Walmart, Kabum, Carrefour e Electrolux como os grupos econômicos mais demandados nas reclamações do consumidor. Veja abaixo os principais indicadores relativos à Black Friday: