Destaque
Quinze estrangeiros barrados e um traficante mexicano preso
Brasília, 18/6/14 – Até agora, 15 estrangeiros foram deportados para seus países de origem enquanto tentavam entrar no Brasil durante a Copa do Mundo. Segundo a Polícia Federal, nove argentinos estavam na lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos, um norte-americano era suspeito de praticar crime sexual e pedofilia no Estados Unidos e outros cinco turistas estrangeiros tiveram problemas com a documentação (um norte-americano, dois nigerianos e dois argelinos).
Os argentinos foram mandados de volta por apresentarem histórico de violência em estádio de futebol. A portaria que autoriza a PF a realizar esse procedimento foi assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dois dias antes do início da Copa.
Uma outra portaria interministerial (Justiça e Direitos Humanos) assinada antes do Mundial autoriza barrar pessoas indiciadas, denunciadas ou condenadas por crimes de pedofilia.
Servidores responsáveis pelo controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração fazem a fiscalização.
A PF ainda prendeu, no Rio de Janeiro, na última segunda (16), um mexicano acusado de tráfico de drogas internacional e procurado pela polícia norte-americana. Ele foi detido enquanto embarcava para Fortaleza, onde assistiria ao jogo entre Brasil e México.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315