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FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: Problematização da qualidade em pesquisa de custo-aluno-ano em escolas de educação básica
O presente relatório constitui uma contribuição para a problematização do conceito de qualidade que está presente nos relatórios estaduais da pesquisa denominada: Levantamento do custo-aluno-ano em escolas de educação básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade, formulada inicialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizada por grupos de pesquisa de universidades públicas ou por equipe específica da Secretaria Estadual de Educação nos Estados de Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Tal pesquisa inicial objetivou levantar e analisar, de forma detalhada, os principais componentes de custo-aluno-ano mediante procedimentos de investigação que compreenderam a aplicação de diferentes instrumentos de pesquisa, bem como a realização de entrevistas e sistematização de dados qualitativos em escolas selecionadas, visando identificar as principais características no que se refere à sua organização, ao seu funcionamento e à sua gestão escolar. Para a realização desta pesquisa foi selecionada uma amostra intencional de 82 escolas públicas de educação básica (entre urbanas e rurais, distribuídas nos Estados citados), cuja característica central foi o seu reconhecimento como escola de boa qualidade, com base em critérios e indicadores estabelecidos pelo Inep e pela coordenação da pesquisa nacional.