Notícias
SAEB
Último dia para responder aos questionários do Saeb 2021
Esta quinta-feira, 23 de dezembro, é o último dia para os secretários municipais de Educação, diretores e professores de escolas responderem aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou os links dos formulários eletrônicos aos responsáveis por e-mail.
Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplarem as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino.
Educação infantil – Vale ressaltar que, nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, acontece por meio dos questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.
As provas e os questionários impressos do Saeb 2021 foram aplicados entre 8 de novembro e 10 de dezembro. Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre as 27 unidades da federação brasileiras, participaram da aplicação censitária neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral, nas escolas privadas.
Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental, em uma amostra de escolas públicas e particulares. O Saeb ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.
Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).