Notícias
Notícias Saeb
Seminário discute desempenho escolar de estudantes da Região Nordeste
Encontro será o terceiro de uma série de cinco que vão reunir representantes das 27 unidades da Federação para discutir resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Dos alunos nordestinos que estão prestes a se formar no ensino médio 75% apresentam desempenho crítico ou muito crítico em Matemática, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2003. Para conhecer o documento completo clique aqui.
Esses resultados serão debatidos nos dias 19 e 20 de abril em Aracajú (SE), em encontro promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Estarão presentes ao evento educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias de Educação dos 09 estados da Região Nordeste. O objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação e discutir formas de melhorar a divulgação das informações.
O encontro é parte de um ciclo de seminários organizado pelo Inep, nas cinco regiões do País, com o objetivo de fazer um balanço das especificidades regionais apontadas nos relatórios do Saeb. As Regiões Centro-Oeste e Sul já promoveram seus seminários. O próximo será na Região Norte, marcado para a próxima semana.
Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de Educação, escolas e professores. De acordo com Araújo, "o Saeb é fundamental para as tomadas de decisão que elevem a qualidade da Educação Básica".
O Encontro de Aracajú será nos dias 19 e 20 de abril, no Aracajú Praia Hotel. Av. Santos Dumond 1001, praia de Atalaia. Tel (79) 32.43.25.21. Outras informações sobre o seminário: (61) 2104-9563. Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023/9563/8037.
19/04/2005 – Terça-feira
9h–9h30 |
Abertura [ Carlos Henrique Araújo – Diretor da DAEB |
|
9h30-10h40 |
Resultados do Saeb 2003 (Brasil e Regiões), série histórica e reflexões. [ Carlos Henrique Araújo |
|
10h40–10h50 |
Intervalo |
|
10h50–12h |
Dez Proposições sobre Avaliação e Alfabetização de Crianças |
|
12h–14h |
Almoço |
|
14h-16h00 |
A Escala de Matemática |
|
16h00–16h20 |
Intervalo |
|
16h20–18h |
|
20/04/2005 – Quarta-feira
9h–10h40 |
|
|
10h40–10h50 |
Intervalo |
|
10h50-12h |
|
|
12h-14h |
Almoço |
|
14h-16h |
|
|
16h-16h20 |
Intervalo |
|
16h20-18h |
Plenária Final |
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563