Notícias
SAEB
Resultados do Saeb 2021 serão divulgados a 95% dos municípios
Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 serão divulgados para 95% dos municípios participantes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou os parâmetros de divulgação, o que acarretou o aumento do percentual de cidades que terão acesso às notas – anteriormente, o resultado do 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, seria acessível a 77%. A mudança foi oficializada por meio de retificação da Portaria nº 250/2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 5 de setembro.
Até então, era necessário que o município registrasse, no mínimo, 10 estudantes na aplicação, além de atingir uma taxa de participação mínima de 80% dos alunos matriculados, conforme os dados declarados ao Censo Escolar 2021. Com a mudança, a porcentagem foi reduzida para 50% de participação, tendo como referência o total de matrículas das escolas. A medida já foi tomada anteriormente – no Saeb 2019, também houve o mesmo ajuste no critério para acesso aos resultados.
Entretanto, o resultado não será divulgado nos casos em que os municípios tiverem apenas uma escola avaliada por ano ou etapa e essa escola não atingir o mínimo de 80% de alunos presentes. Os requisitos valem para cada uma das etapas educacionais avaliadas no Saeb 2021, aplicado em todas as unidades da Federação, entre 8 de novembro e 10 de dezembro. As notas serão disponibilizadas na segunda quinzena de setembro.
Aplicações – Ao todo, 97% das 253.404 turmas previstas para a aplicação censitária participaram – foram cerca de 70 mil escolas. As públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral nas escolas privadas. Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.
O Saeb ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, foi amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.
Confira a Portaria do Saeb 2021
Assessoria de Comunicação Social do Inep