Notícias
SAEB
Publicado Relatório de Resultados do Saeb 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quinta-feira, 30 de dezembro, o Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. O documento tem o objetivo de apresentar aos gestores públicos e educacionais, bem como para toda a sociedade, informações sobre a qualidade da educação básica a partir das evidências do Saeb 2019, conforme previsto pela Portaria n.º 366/2019, retificada pela Portaria n.º 645/2020.
O relatório está organizado em três volumes. O primeiro é voltado para a análise das áreas e etapas já tradicionalmente avaliadas no Saeb: língua portuguesa e matemática no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª e 4ª série do ensino médio. O segundo volume trata dos resultados das aplicações no 2º ano do ensino fundamental, enquanto o terceiro se dedica aos resultados de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental.
O Saeb 2019 foi marcado por grandes novidades: a inclusão do 2º ano do ensino fundamental na população de referência; a inclusão das áreas de ciências humanas e ciências da natureza na avaliação; o início da implementação das matrizes de referência alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o estudo-piloto da avaliação da educação infantil.
Cabe ressaltar que os resultados da edição de 2019 foram divulgados em 2020. Além dos relatórios da avaliação, o Instituto disponibiliza, em seu portal, vários outros insumos, como microdados, planilhas de resultados, painéis, boletins e press kit.
Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Confira o Relatório de Resultados do Saeb 2019 - Volume 1
Confira o Relatório de Resultados do Saeb 2019 - Volume 2