Notícias
Notícias Saeb
No ensino médio, 67% dos estudantes têm desempenho crítico em Matemática
Dados fazem parte do Saeb, que está ocorrendo esta semana em todas as unidades da Federação
Dos estudantes brasileiros da 3ª série do ensino médio, na disciplina de Matemática, 62,6% foram classificados no estágio crítico e outros 4,8% no estágio muito crítico do aprendizado. No total, 67,4% dos alunos têm desempenho muito abaixo daquele desejado. No Brasil, no estágio considerado adequado para essa disciplina estão somente 6% dos alunos. Em Leitura, 42,1% dos alunos deste nível de ensino estão nessas mesmas faixas de desempenho.
No estágio muito crítico, em Matemática, os estudantes não conseguem ler e interpretar gráficos e usar as figuras geométricas planas, por exemplo. No estágio crítico, desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas estão muito aquém do que é desejado. Em Língua Portuguesa, os alunos no estágio crítico não são leitores competentes. Os dados fazem parte de uma nova leitura do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2001.
O problema é maior nas Regiões Norte e Nordeste, que possuem, respectivamente, 83,1% e 76,4% dos estudantes nos dois piores patamares de desempenho em Matemática. Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, essa disparidade regional repete-se em todas as séries e disciplinas avaliadas. "Fica claro, pelos resultados, a necessidade de políticas específicas para o aumento da qualidade na educação nas regiões com os piores indicadores."
Jovens trabalhadores têm pior desempenho
O questionário aplicado pelo Saeb revela o perfil dos estudantes brasileiros e os fatores associados ao desempenho. Na 3ª série do ensino médio, 43% são homens e 57% mulheres. Em relação à raça, 49% declararam-se brancos, 37% pardos e 6% negros.
Quanto à escolaridade da mãe, 7% nunca estudou, 45% têm até o ensino fundamental completo e 27% até o ensino médio. A escolaridade dos pais é semelhante: 8% nunca estudou, 43% têm até o ensino fundamental e 23% o ensino médio.
Segundo dados do Saeb, a escolaridade dos pais é um dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes na escola. "Isso mostra a importância do investimento na alfabetização de adultos que o Ministério da Educação está realizando", afirma Luiz Araújo, presidente do Inep.
No que diz respeito ao acesso à informática, 66% dos jovens afirmaram que não têm computador em casa e 71% deles não dispõem de acesso à Internet. Quanto ao hábito de leitura, 65% disseram que no ano de realização do Saeb tinham lido algum livro de ficção e 83% leram, pelo menos, uma revista de informação geral.
Entre os jovens deste nível de ensino, 35% afirmaram que, além da escola, têm algum tipo de atividade profissional. Os estudantes que trabalham têm desempenho no estágio crítico em Língua Portuguesa e aqueles que não trabalham têm desempenho no estágio intermediário.
Os dados socioeconômicos demonstram que existem diferenças marcantes na comparação dos alunos com melhor e pior desempenhos. Entre aqueles que foram classificados no estágio muito crítico, 96% estudam em escolas públicas e 84% deles estão fora da idade correta para a série cursada. Entre os jovens com desempenho adequado, 76% estudam em escolas privadas e a taxa de atraso escolar é de 16%.
Saeb 2003 vai até sexta-feira
As provas do Saeb, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão aplicadas até sexta-feira (7/11). Todas as 27 unidades da Federação participam da avaliação. O Saeb verifica o rendimento dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Matemática e Língua Portuguesa. Responderão à prova e aos questionários socioeconômicos, cerca de 300 mil alunos de 6.270 escolas. Além disso, participarão 17 mil professores e 6.500 diretores.
Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Língua Portuguesa - 3a série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões |
||||||
Estágio |
Brasil |
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Sul |
Centro-Oeste |
Muito Crítico |
4,92 |
7,06 |
7,53 |
4,16 |
2,98 |
3,11 |
Crítico |
37,20 |
46,63 |
44,90 |
34,37 |
31,33 |
32,99 |
Intermediário |
52,54 |
43,85 |
44,33 |
55,04 |
59,43 |
57,88 |
Adequado |
5,34 |
2,45 |
3,23 |
6,43 |
6,26 |
6,02 |
Total |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb |
|
|
|
|
|
Construção de competências e desenvolvimento de habilidades de leitura de textos de gêneros variados em cada um dos estágios - Língua Portuguesa - 3ª série do ensino médio
Muito Crítico |
Não são bons leitores. Desenvolveram habilidades de leitura compatíveis entre a 4a e a 8a séries do ensino fundamental. |
Crítico |
Ainda não são bons leitores. Apresentam algumas habilidades de leitura, mas aquém das exigidas para a série (lêem apenas textos narrativos e informativos simples). |
Intermediário |
Desenvolveram algumas habilidades de leitura, porém insuficientes para o nível de letramento da 3a série (textos poéticos mais complexos, textos dissertativo-argumentativos de média complexidade, texto de divulgação científica, jornalísticos e ficcionais; dominam alguns recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros). |
Adequado |
São leitores competentes. Demonstram habilidades de leitura compatíveis com as três séries do ensino médio (textos argumentativos mais complexos, paródias, textos mais longos e complexos, poemas mais complexos e cartuns e dominam recursos lingüístico-discursivos utilizados na construção de gêneros). |
Percentual de alunos nos estágios de construção de competências - Matemática 3ª Série do ensino médio - Saeb 2001 - Brasil e Regiões |
||||||
Estágio |
Brasil |
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Sul |
Centro-Oeste |
Muito Crítico |
4,84 |
6,78 |
6,57 |
4,65 |
2,43 |
3,03 |
Crítico |
62,60 |
76,35 |
69,83 |
60,73 |
51,67 |
58,66 |
Intermediário |
26,57 |
14,47 |
19,00 |
27,83 |
38,78 |
31,74 |
Adequado |
5,99 |
2,40 |
4,61 |
6,79 |
7,12 |
6,57 |
Total |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
100,00 |
Fonte: MEC/Inep/Daeb |
|
|
|
|
|
Construção de competências e desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas em cada um dos estágios - Matemática - 3a série do ensino médio
Muito Crítico |
Não conseguem responder a comandos operacionais elementares compatíveis com a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de propriedades de figuras geométricas planas e compreensão de outras funções). |
Crítico |
Desenvolvem algumas habilidades elementares de interpretação de problemas, mas não conseguem transpor o que está sendo pedido no enunciado para uma linguagem matemática específica, estando portanto aquém do exigido para a 3a série do ensino médio (construção, leitura e interpretação gráfica; uso de algumas propriedades e características de figuras geométricas planas e resolução de funções logarítmicas e exponenciais). |
Intermediário |
Apresentam algumas habilidades de interpretação de problemas. Fazem uso de linguagem matemática específica, porém a resolução é insuficiente ao que é exigido para a 3a série do ensino médio (reconhecem e utilizam alguns elementos de geometria analítica, equações polinomiais e reconhecem algumas operações dos números complexos). |
Adequado |
Interpretam e sabem resolver problemas de forma competente; fazem uso correto da linguagem matemática específica. Apresentam habilidades compatíveis com a série em questão (reconhecem e utilizam elementos de geometria analítica, equações polinomiais e desenvolvem operações com os números complexos). |
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023/ /9563/ /8037