Notícias
Notícias Saeb
Mais de 360 mil alunos de escolas públicas e privadas partic
Saeb avalia os sistemas de ensino, fornecendo um diagnóstico fiel da educação básica em todo o País.
O Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, aplica, entre os dias 25 e 29 de outubro, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb.
Esta é a quinta edição do Saeb, aplicado de dois em dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino. Trata-se de uma avaliação em larga escala, realizada com alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Participarão do Saeb/99, 360.451 alunos das escolas públicas e privadas, sendo 133.143 da 4ª série e 114.516 de 8ª série do ensino fundamental e 112.792 alunos da 3ª série do ensino médio. Estes alunos representam 7.011 escolas.
Além da avaliação, o Saeb coletará dados sobre o perfil dos alunos, de 44.251 professores e 6.800 diretores de escolas. A seleção das escolas e alunos participantes é por amostragem. O plano amostral é construído com base em critérios que garantem a participação representativa das 27 unidades da federação.
O Saeb/99 é maior que os anteriores. Este ano, o número de alunos será 115,6% superior ao Saeb/97, quando 167.196 participaram da avaliação. O Saeb/99 passa a avaliar também as disciplinas de geografia e história, não incluídas nas outras edições.
"O Saeb fornece um diagnóstico fiel da educação básica em todo o país, oferecendo informações técnicas e gerenciais que permitem monitorar a qualidade, a eqüidade e a efetividade dos sistemas de ensino. Seus resultados permitem, ainda, formular ações voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais", explica Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela avaliação.
As provas -
Os alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental responderão provas de ciências, geografia, história, matemática e português. Os alunos da 3ª série do ensino médio farão provas de biologia, física, geografia, história, matemática, português e química.Avaliação do desempenho -
A avaliação do desempenho dos alunos é medida em termos da aprendizagem de conteúdos e do desenvolvimento de competências e habilidades que demonstram possuir.Este desempenho, em cada uma das disciplinas avaliadas, é apresentado em escalas de proficiência, que variam de 0 a 500 pontos. A média de proficiência obtida pelos alunos de cada uma das três séries avaliadas indica, portanto, o lugar que ocupam na escala.
"Os testes captam o que o aluno sabe e é capaz de fazer. O desempenho desejável é estabelecido nas diversas propostas curriculares existentes no País", observa Maria Helena.
"O Saeb, portanto, faz uma correspondência direta entre os níveis de proficiência e o desempenho desejável para alunos de uma determinada série ou ciclo de ensino", acrescenta.
Segundo a coordenadora do Saeb, Maria Inês Pestana, "a descrição dos níveis de proficiência nas escalas não é uma formulação teórica em termos do que os alunos devem saber, mas, sim, do que eles demonstram efetivamente saber e são capazes de fazer nos testes aplicados".
Resultados -
Os resultados do Saeb/99 deverão ficar prontos somente no ano que vem. Serão divulgadas as médias de proficiência para o Brasil, regiões e unidades federadas, segundo as redes de ensino avaliadas, características da escola e dos professores e, também, em associação ao perfil dos alunos, como sexo, idade, nível de renda e escolaridade dos pais.Saeb identifica os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos
Com base nas edições anteriores do Saeb, é possível identificar os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos e os principais problemas do sistema educacional brasileiro.
"Este conhecimento pode facilitar a ação mais efetiva de todos aqueles que trabalham com educação no desenvolvimento de políticas de melhoria da qualidade do ensino", diz a presidente do Inep.
Os principais fatores, que de acordo com o Saeb, influenciam o desempenho escolar, são:
-
idade do aluno:
- o desempenho dos alunos com idade acima da recomendada para a sua série tende a ser inferior ao daqueles que estão na idade correta. A partir dessa evidência, é possível constatar que a reprovação, ao invés de significar uma nova oportunidade de aprendizagem para o aluno acaba tornando-se um obstáculo ao seu desenvolvimento;
-
grau de escolarização
- dos pais: nota-se uma tendência de crescimento das médias de proficiência dos alunos à medida que se eleva o grau de escolarização do pai e da mãe, o que mostra a influência de fatores sócioeconomicos na aprendizagem;
-
descompasso entre currículo proposto e o efetivamente ensinado:
- os resultados obtidos indicam que poucos alunos apresentam um desempenho próximo do que seria o desejável em relação à proposta curricular;
-
formação dos professores:
- os alunos de professores com nível superior completo obtêm desempenho superior àqueles cujos professores ainda não fizeram um curso de graduação;
-
características da escola:
- as condições de funcionamento das escolas também repercutem diretamente na aprendizagem dos alunos. Ou seja, os alunos que estudam em escolas bem conservadas, equipadas com biblioteca, laboratórios de ciências, de informática e que possuem os melhores recursos didáticos alcançam maior rendimento.
O Saeb/99 em números
Período de realização
25 a 29 de outubro
Abrangência
- 27 Unidades da Federação
- 2.145 municípios
- 360.451 alunos no total, sendo:
133.143 de 4ª série do Ensino Fundamental
114.516 de 8ª série do Ensino Fundamental
112.792 de 3ª série do Ensino Médio -
11.636 turmas, sendo:
5.046 de 4ª série do Ensino Fundamental
3.493 de 8ª série do Ensino Fundamental
3.097 de 3ª série do Ensino Médio
- 44.251 professores
- 6.800 diretores
- 7.011 escolas
Disciplinas avaliadas
- na 4a e na 8a série do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia
- na 3a série do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia
Equipes
- 6 técnicos do MEC e do INEP
- 7 coordenadores e 27 Supervisores de Operação do consórcio Fundação Carlos Chagas e Fundação Cesgranrio, contratados para cuidar da elaboração e correção das provas e da operacionalização do Saeb
- 27 coordenadores Estaduais das Secretarias Estaduais de Educação
- 130 supervisores de Campo
- 4.000 aplicadores
Médias de proficiência por disciplina e série, Brasil – Saeb 1997
Médias de proficiência por disciplina e série, Brasil – Saeb 1997
Médias de Proficiência (Brasil) |
Língua Portuguesa |
Matemática |
Ciências |
Física |
Química |
Biologia |
4ª série do Ensino Fundamental | 165 |
187 |
181 |
- |
- |
- |
8ª série do Ensino Fundamental | 250 |
250 |
250 |
- |
- |
- |
3ª série do Ensino Médio | 293 |
307 |
- |
290 |
297 |
298 |
Fonte: INEP/MEC
ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA - 1997
EXEMPLOS DE DESEMPENHO |
NÍVEL |
RESULTADOS DO SAEB/97 |
|
100 |
Acima do nível 100, encontram-se:
|
|
175 |
Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:
|
|
250 |
Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
|
|
325 |
Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:
|
|
400 |
Neste nível 400 ou acima dele, encontra-se:
OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série. |
Fonte: INEP/MEC
ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA - 1997
EXEMPLOS DE DESEMPENHO |
NÍVEL |
RESULTADOS DO SAEB/97 |
|
175 |
Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:
|
|
250 |
Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
|
|
325 |
Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:
|
|
400 |
Neste nível 400 ou acima dele, encontram-se:
OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série. |
Fonte: INEP/MEC
ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM CIÊNCIAS – 1997
EXEMPLOS DE DESEMPENHO |
NÍVEL |
RESULTADOS DO SAEB/ 97 |
|
100 |
Neste nível 100 ou acima dele, encontram-se:
|
|
175 |
Neste nível 175 ou acima dele, encontram-se:
|
|
250 |
Neste nível 250 ou acima dele, encontram-se:
|
|
325 |
Neste nível 325 ou acima dele, encontram-se:
|
|
400 |
Neste nível 400 ou acima dele, encontram-se:
OBS: Os níveis 325 e 400 mostram o domínio de habilidades e conteúdos mais complexos e que não são próprios à 4ª série do Ensino Fundamental, por isso não são apresentados resultados para alunos desta série. |
Fonte: INEP/MEC