Notícias
SAEB
Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb
As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) estão abertas. A seleção é destinada à elaboração e revisão de itens das áreas de ciências humanas e ciências da natureza do ensino médio. Os docentes devem efetuar a inscrição no Sistema BNI, até o dia 22 de março.
Pela primeira vez, a seleção terá reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas seguintes categorias: deficiência física; auditiva; visual; intelectual; múltipla, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista; e portadoras de visão monocular.
Para concorrer à vaga, o candidato deverá, no ato da inscrição, preencher os respectivos formulários de autodeclaração e, no caso da pessoa com deficiência, anexar os documentos que comprovem a condição.
Formação – Os interessados em participar do processo seletivo devem possuir graduação em cursos de licenciatura em história; em geografia; em ciências sociais (sociologia, ciência política ou antropologia); em filosofia; em ciências; em biologia; em física; e em química, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Eles serão classificados de acordo com a pontuação obtida com comprovação dos requisitos complementares relacionados à formação acadêmica (segunda licenciatura, especialização, mestrado e doutorado), experiência docente nos últimos 10 anos, experiência em elaboração e revisão de itens e produção bibliográfica.
Capacitação – A convocação para a capacitação não garante ao convocado a condição de colaborador credenciado do BNI. Para tanto, é necessário que os convocados concluam o processo de capacitação e obtenham aproveitamento mínimo nas atividades do evento. A seleção para composição do Banco de Colaboradores terá validade de dois anos a contar da data de publicação do resultado, podendo ser prorrogada por igual período.
Cronograma
Inscrição – 4 a 22 de março
Análise dos documentos – 25 de março a 26 de abril
Divulgação preliminar dos classificados – 30 de abril
Período para interposição de recursos – 30 de abril a 5 de maio
Período de análise de recursos – 6 a 17 de maio
Divulgação final dos classificados – 22 de maio
Saeb – Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Acesse o Sistema BNI
Confira o edital
Saiba mais sobre o Saeb
Assessoria de Comunicação Social do Inep