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Inep recebe dirigentes de ensino para debater a avaliação da educação básica
É necessária a ação conjunta entre Inep/MEC, municípios e órgãos como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), de forma a garantir uma divulgação transparente e eficiente dos dados produzidos pela avaliação da educação básica, que irá ocorrer em novembro de 2005. Essa foi a conclusão do encontro promovido pelo Inep nesta quarta-feira, 5/10, que reuniu presidentes e representantes das Undimes de 26 Unidades da Federação, para discutir rumos e estratégias da avaliação da educação básica em 2005.
Um dos pontos primordiais da discussão foi a ampliação do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), que a partir desse ano estenderá a avaliação sistêmica das redes de ensino (antigo Saeb, agora chamado Avaliação Nacional da Educação Básica, Aneb) e incluirá a avaliação de escolas. Além da avaliação dos sistemas educacionais feita por meio de amostragem dos alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, um segundo instrumento vai levantar informações sobre o desempenho de cada uma das escolas urbanas de 4ª e 8ª séries da rede pública brasileira - será a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique de Araújo, explica que enquanto o sistema amostral (Aneb, antigo Saeb) circunscreve o problema em âmbito nacional, regional e estadual, com a introdução do Anresc será possível obter um retrato consistente das escolas avaliadas, em termos de aprendizagem de seus estudantes nos componentes avaliados. "Pela primeira vez teremos a proficiência das escolas nos municípios, que poderão conhecer exatamente as especificidades de suas unidades; os resultados acabam se tornando também um instrumento de gestão", enfatiza Carlos Henrique.
O presidente da Undime da Paraíba, Renan Costa, comemora o entrosamento da Undime com as atividades desenvolvidas pelo Inep/MEC, já que "o órgão é hoje uma força educacional em todos os Estados, com credibilidade para agregar parceiros". "Essa combinação de forças é mais que bem vinda", diz.
"Revolução de informações"
O Anresc permitirá obter resultados de desempenho de cerca de 43 mil escolas públicas localizadas em zona urbana, em mais de 5 mil municípios brasileiros. Terá a abrangência aproxidamada de 5 milhões de estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.
"Estamos implementando, o MEC, os Estados e os municípios brasileiros, uma verdadeira revolução de informações sobre as escolas brasileiras", explicita Carlos Henrique. "Com a avaliação ampliada poderemos conhecer os processos de aprendizagem de quase todas as escolas do ensino fundamental, um passo necessário para elevarmos a qualidade do aprendizado nacional", continua o diretor. E completa: "O importante é as informações cheguem até as escolas e sejam úteis para elas, tanto na formulação de políticas quanto de maneira pedagógica"
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