Notícias
Saeb
Inep faz parcerias com secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal para divulgação de resultados do Saeb 2019
Interlocutores indicados pelas secretarias de Educação dos estados e do DF participarão do processo de disseminação dos procedimentos relativos à divulgação dos resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. Os termos da parceria foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 6 de maio, por meio da Portaria n.º 328. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visa estreitar a interlocução, principalmente no período de isolamento social, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). O processo vai facilitar a troca de informações e colaborar para o esclarecimento de eventuais dúvidas a respeito das avaliações.
A indicação dos interlocutores e suplentes é de responsabilidade das secretarias de Educação dos entes federativos. Entre as atribuições dos interlocutores, estão a participação em reuniões técnicas com os representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (Daeb), a prestação de informações a respeito do contexto escolar das redes de ensino e a divulgação de informações disponibilizadas pelo instituto. A parceria permite, diante do contexto de fechamento das escolas em função da pandemia, um apoio aos diretores escolares, que, na próxima semana, farão o cadastramento para a consulta on-line dos resultados preliminares do Saeb 2019.
O Saeb é a maior avaliação da educação brasileira, que, em sua edição mais recente, contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 292 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação do Ideb e do Saeb deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica permite a avaliação da qualidade da educação ofertada no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de língua portuguesa e matemática, que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas. Além disso, são aplicados questionários para estudantes, professores, diretores e escolas.
Acesse a Portaria n.º 328, de 5 de maio de 2020
Assessoria de Comunicação Social do Inep